Uma pessoa diagnóstica com síndrome de Asperger pode agir com comportamento passivo-agressivo (usar
5
respostas
Uma pessoa diagnóstica com síndrome de Asperger pode agir com comportamento passivo-agressivo (usar ironias e dizer q não sente algo, quando está com raiva)?
O autismo se apresenta num espectro, desde aqueles casos associados a deficiência intelectual, muito graves, até pessoas que, além de apresentarem dificuldades de comunicação social típicas dos autistas (dificuldades de expressar emoções e de percebê-las nos outros, dificuldades de contextualizar comportamentos) e alguns comportamentos rígidos e repetitivos, conseguem ter excelente desempenho intelectual e razoável sucesso social. O comportamento passivo-agressivo, por outro lado, caracteriza-se por comportamentos que impedem a realização de expectativas interpessoais de outras pessoas, seja através de resistência a pedidos, teimosia, procrastinação, falhas propositais repetidas que são feitas propositadamente. É, basicamente, uma agressividade velada. Na medida que a pessoa autista tem dificuldades para representar a mente de outra pessoa, não teria como ter comportamentos propositadamente direcionados para frustrar e criar dificuldades para o outro, para agredi-la de modo relativamente sutil e passivo, o que caracteriza o comportamento passivo-agressivo. Falando numa linguagem mais "tosca", para "sacanear" é preciso saber o que é "sacanagem" para com o outro, do ponto de vista dele. Se não tenho como saber o ponto de vista do outro, fica mais difícil. É necessário um certo refinamento mental justamente na área (de expectativas interpessoais) em que o autista tem dificuldade. Entretanto, como o autismo é um espectro, pessoas na extremidade menos grave do espectro talvez possam ter algum comportamento passivo-agressivo. Para dar uma resposta mais precisa, seria necessário conhecer o caso específico, para se tentar entender se os comportamentos que você tem observado podem ser explicados por uma postura passiva-agressiva.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Eu acredito que essa questão pode ser muito difícil para alguém com autismo. Depende do quanto essa pessoa específica consegue reconhecer e nomear o que sente. Pode ser que não tenha condições de dizer que o que sente é mesmo raiva ou irritação por algo, ou outro sentimento ruim.
Sugiro procurar um psicólogo
Sugiro procurar um psicólogo
Em minha prática de avaliação neuropsicológica, já me deparei com quadros de Asperger muito sutis, nos quais os comportamentos eram muito parecidos de pessoas sem TEA. É possível sim que alguém com esse transtorno possa ter esse comportamento a partir da aprendizagem no ambiente, geralmente tem alta capacidade cognitiva e podem simular um quadro de comportamento passivo agressivo.
É preciso aprofundar a questão, conforme a singularidade do sujeito, as questões emocionais nesses quadros são complexas e exigem maiores cuidados e atenção. Sugiro um acompanhamento com profissional adequado para maiores esclarecimento. Aparentemente há dúvidas a cerca do diagnóstico, o que reforça a indicação de um acompanhamento profissional.
O comportamento e as atitudes variam de pessoa para pessoa. Devemos compreender que apesar de autista estamos falando com seres humanos que possuem modos únicos de se relacionar, além do mais também depende do grau de comprometimento causado pelo autismo nesse caso.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Qual a diferença entre a Síndrome de Savant e a Síndrome de Asperger?
- Gostaria de saber qual a diferença entre asperger e autismo?
- Desejaria saber por que a Síndrome de asperger é considerada como autismo leve?
- Gostaria de saber se existem diferenças entre a Síndrome de asperger e o autismo?
- É possível uma pessoa com TEA possuir tanto a hiper, quanto a hipossensibilidae?
- Quais as chances de um filho de um adulto com Asperger e TdAh nascer com TEA de nível moderado ou grave? É uma probabilidade maior que em geral ou igual? Há algum exame (genético ou não) que auxilie esclarecer essa questão? (Mãe neurotípica)
- Pessoas com asperger em especial podem ter pouca empatia? Eu sei que é "mito" a informação que TODAS as pessoas com asperger não tem empatia ou pouca, mas há realmente pessoas nessa síndrome que podem ter baixa empatia e ainda, não saberem expressa-las?
- É possível uma criança TEA com pessoas conhecidas se comunicar muito bem e com crianças em público não? Em casa pergunta, responde, dentre outras formas de se comunicar.
- Uma criança com síndrome de Asperger pode ser bem comunicativa até com estranhos?
- É possível ter autismo de nível de suporte 2 e borderline também?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 215 perguntas sobre Síndrome de asperger
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.