Uma pessoa com transtorno de personalidade borderline não controla seus impulsos porque pensa: ''mesmo

6 respostas
Uma pessoa com transtorno de personalidade borderline não controla seus impulsos porque pensa: ''mesmo tendo consequências graves, vou fazer isso porque estou com muita vontade''?
 Dirk Albrecht Dieter Belau
Psicanalista
São Paulo
Parece que você está julgando a outra pessoa moralmente. Como se fosse pecado o que ela faz. Mas uma pessoa que alguem falou que é borderline deve ter mostrado comportamentos que, interpretados de maneira profissional, significam que ela tem pouca chance de fazer diferentemente. Então, o julgamento moral não procede.

Na medida em que ela não se sente agredida ou julgada, desenvolve confiânça e auto-estima, o comportamento dela vai ficar mais social.

É difícil abrir mão dos julgamentos morais. Se você não consegue, recomendo você se fortalecer a través de uma psicoterapia sua com um@ profissional humanista ou psicanalista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Léssia Lima
Psicólogo
Aracaju
O comportamento auto destrutivo e a impulsividade é comum na pessoa com transtorno de personalidade borderline. É necessário acompanhamento psicoterápico para a pessoa e para a família também.
Não necessariamente, não podemos fechar um diagnóstico apenas com uma variável , uma pessoa com transtorno de personalidade Borderline deve procurar ajuda médica e acompanhamento psicológico preferencialmente Cognitivo Comportamental.
Dra. Luciana Furini
Psiquiatra
São José dos Campos
Esse raciocínio é muito simplista, a pessoa pode ter certa atitude por estar com vontade, ou saber que não fara´ bem a si ou aos outros e não conseguir se conter.A impulsividade é traço importante no T. Borderline e costuma gerar sofrimento.
Sua pergunta me faz pensar que você convive com alguém com esse diagnóstico e deve ficar em dúvida até que ponto o comportamento é deliberado ou da doença.
Muito importante acompanhamento psicológico para paciente e familiares para ajudar com as diferentes situações que envolvem impulsividade, agressividade, manipulação e assim melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos na situação.

Atenciosamente,
 Renata De Abreu e Lima
Psicólogo
Rio de Janeiro
Dependendo da pessoa e de seu grau de comprometimento, pode até passar essa ideia pela cabeça, mas não fica tão claro assim por ter uma regência das emoções, que, de tão intensas, burlam o que é tido como real, criando uma realidade prop ria, que pode ser bem fantasiosa. A consciência de si mesmo e dos gatilhos através da psicoterapia, quiçá de um tratamento medicamentoso psiquiátrico pode ajudar em muito a fazer com que essas frases evoluam pra um conhecimento genuíno de si é do que fazer com o si mesmo de modo a não ter consequências drásticas.
 Karina Petroli
Psicólogo
Bento Gonçalves
Na maioria dos casos os comportamentos são autodestrutivos e a impulsividade é muito comum nesse Transtorno de Personalidade Borderline. É fundamental o tratamento psicológico com a pessoa e a família devido as situações que ocorrerem e também o tratamento farmacológico que ajudam a controlar os impulsos e de alguma forma estabilizar o paciente.

Especialistas

Danielle Caus Corrêa

Danielle Caus Corrêa

Psicólogo

Vitória

Sheila Hauck Barbosa

Sheila Hauck Barbosa

Psiquiatra

São Paulo

Matheus Rizzieri Copi

Matheus Rizzieri Copi

Psiquiatra

Cascavel

Ana Caroline Barbosa Tavares

Ana Caroline Barbosa Tavares

Psicólogo

Ananindeua

Lucas Vasconcelos

Lucas Vasconcelos

Psicólogo

Goiânia

Iasmin Eloise Souza Silva

Iasmin Eloise Souza Silva

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 272 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.