Uma pessoa com transtorno bipolar que seja funcional e devidamente tratado, exerça uma profissão (en

30 respostas
Uma pessoa com transtorno bipolar que seja funcional e devidamente tratado, exerça uma profissão (ensino superior) poderia se tornar psicanalista ou psicólogo ou a sua patologia o impediria?
Claro que poderia, sua patologia não iria atrapalhar em nada, o importante é sempre estar em terapia e fazendo o tratamento medicamentoso.

Pra ser psicólogo e psicanalista, é preciso de estudos, supervisão e análise pessoal. Tendo transtorno bipolar ou não, sempre haverão empecilhos pessoais no caminho. Cabe a quem pretende ser psicanalista/psicólogo manter este tripé (estudo, supervisão e análise). Um caminho interessante é você conversar com seu analista (ou começar uma terapia caso não faça), para investigar o seu receio de que isto possa te impedir de trabalhar nessa área.
Abraços
É possível se você diz que está devidamente tratado . Porém existe um longo percurso a seguir. Em psicanálise trabalha-se com o desejo e o mesmo é sinônimo de poder , é importante levar seu desejo para discutir com seu analista.
Talvez seja necessário reformular esta pergunta para você mesmo. Um bom lugar para se perguntar sobre isso é em uma análise. No processo de análise você mesmo vai poder descobrir se isso é possível para você, se é isso mesmo que você deseja. Espero ter ajudado.
A consciência dos próprios limites, dos gatilhos de uma crise , podem até ajudar a ter uma escuta empatica ; como ser psicólogo e/ou psicanalista requererem estudos e supervisão, sem dúvida alguma que você pode ser profissional desta área.
Acredito que este profissional deve que deseja ser um psicólogo Psicanalista, precisa estar com o quadro apresentado acima , sendo bem assistido ,por psiquiatra e psicanalista , e estes profissionais podem com muita responsabilidade avaliar se está apto para o exercício da profissão , que exige muito estudo , supervisão e análise pessoal .
Sua pergunta fala que a pessoa está devidamente tratada. Eu acrescentaria também, conscientizada de sua condição e de seus limites. A psicanálise irá mostrar o quanto de cura e estável se sente, para lidar com as questões alheias. Sendo submetida às suas próprias sessões, ninguém melhor que seu analista pode acreditar na sua capacidade. E sobretudo a própria pessoa confiar em si de tal forma que possa também passar confiança aos seus analisandos. Desta forma concordo que poderá atuar e dar o melhor de si. Pois a profissão exige bastante. Boa sorte!
Olá!!! Não teria nenhum problema. A pessoa precisa manter sua terapia e tratamento. Concomitantemente aos estudos para ambas profissões.
Olá, como vai? Como psicanalista, minha visão é a de que seguindo a ética da psicanálise, aquela que a psicanálise propõe, juntamente com análise pessoal, supervisão para casos que sinta necessidade, análise de controle e debruçando-se sobre o estudo da mesma, não haveria empecilho algum para o exercício. Espero ter auxiliado de alguma forma.

Abçs.
Sim, é possível que a pessoa exerça a profissão, porém, é importante que, como qualquer psicólogo e psicanalista, esteja se dedicando, além do estudo teórico, à terapia e análise pessoais. É esta dedicação contínua que autoriza que o profissional exerça de forma suficiente seu trabalho.
Olha, eu acho que o colega Paulo Renato fez uma observação extremamente pertinente. Há algumas formas de estruturação da subjetividade que quando vão para a posição de psicanalista, na clínica, podem ser comprometedoras tanto para o analista quanto para o analisando. As informações que você me traz são insuficientes para avaliar isto, mas se a pessoa se estrutura, preponderantemente, na psicose, tal como o Paulo falou, é realmente comprometedor. Mas, indo além disso, de forma geral, independentemente do transtorno pessoal que um psicanalista tenha, ele precisa lidar, a cada atendimento que faz, com o desafio de identificar o que é a sua própria questão naquele momento e o que é questão do seu analisando, em que ponto de si próprio tal questão lhe toca, distinguir as histórias de vida, apesar das semelhanças, avaliar a interferência do é que seu sobre o que é do outro e aceitar o fato que cada um irá passar pela mesma questão de formas diferentes, bem como encontrará soluções diferentes. Enfim, para certificar-se de que é ou não fator impeditivo, é necessário passar pela experiência da análise pessoal.

Olá! O transtorno bipolar não é nenhum impedimento para a formação de psicólogo e/ou psicanalista. Se a pessoa mantiver o tripé: estudos teóricos, supervisão e análise/psicoterapia, entende-se que ela esteja apta a trabalhar suas questões pessoais de forma a não atrapalhar seu trabalho, seja um transtorno diagnosticado ou outras questões psíquicas, que sabemos, todos nós temos e precisamos levar em consideração, principalmente para exercer a profissão de psicanalista/psicólogo. Espero ter ajudado. Att. Carolina
Ola! Claro que poderia. Como você mesmo coloca "devidamente tratado" e isso em todas as profissões. Na nossa profissão de psicanalista, temos que ter sempre em pauta o cuidado para com nossos pacientes e por isso o tripé é muito importante, ou seja, análise pessoal, supervisão e estudos teóricos continuado.
Transtorno bipolar tem cura ao contrário do que dizem e sou polêmico por afirmar isso. Só tem que saber "onde apertar o parafuso". Quanto a atender se a pessoa não estiver em estado de equilíbrio convém ela se preservar.
Certamente! Nada o impediria, siga em frente, cumpra as etapas exigidas e sucesso!!
Poderia exercer sim a profissão, desde que devidamente tratada, com um acompanhamento de um profissional para ele continuar seu tratamento e um supervisor para acompanhamento do seu trabalho.
Olá ! Sim, você poderá desempenhar estas atividades. Procure encarar a Depressão Bipolar como transitória e não permanente. Busque tratamentos recentes da Psiquiatria e da Psicologia para ter melhores resultados. Um abraço
Olá!!! A Psicanálise não trabalha com diagnóstico. Todo ser humano carrega em si dores e vivências. Alguns convivem com Transtornos, que se tratados devidamente com terapia/análise e medicamentos que propiciem o equilíbrio, os possibilitam a trabalhar ou exercer o ofício que desejar.
Um Psicanalista precisa ter o desejo e sustentar este desejo de ser e, para a formação e percurso da Psicanálise, precisará manter o tripé defendido por Freud: Teoria, Análise Pessoal e Supervisão. Leve este assunto para a análise!!!
Olá. Claro! A bipolaridade não interferiria em sua profissão, caso este mantenha um acompanhamento e um cuidado contínuo em relação a sua condição. Vale ressaltar que, se este indivíduo busca, por exemplo, se tornar um psicanalista, o seu modo de ser e estar no mundo não influencia a sua função de analista, uma vez que ser um psicanalista implica em um outro modo de se relacionar com o paciente, isto é: um modo em que quem estará ali presente será o profissional e não o pessoal. Espero ter auxiliado. Estou à disposição.
É possível sim. No caso de psicanalistas, a análise pessoal é uma condição para o exercício de sua função. Durante esse processo, o objetivo da análise é a criação de possibilidades de existência a partir da identificação de seu sintoma.
Pode com certeza, seguindo em paralelo sua análise pessoal. Esse é o primeiro passo para se tornar psicanalista. Mais tarde poderá seguir formações teóricas e participar numa escola de psicanálise, e quando o tempo chegar começar a atender, tendo sempre supervisão de casos. Com tudo isso você vai construindo o seu estilo e o seu trabalho. Por vezes certas patologias nos obrigam a parar, retomar mais tarde...mas é como todos os obstáculos da vida.
Não impediria! Mas seria recomendado que faça o tratamento para esses problemas para ter um bom rendimento como profissional.
O Transtorno Bipolar não necessariamente impede alguém de exercer uma profissão ou de se tornar um psicanalista ou psicólogo, desde que a pessoa esteja devidamente tratada e funcional. É importante lembrar que o transtorno bipolar pode afetar a estabilidade emocional e o humor da pessoa, o que pode impactar no desempenho profissional e na relação com pacientes, especialmente se o tratamento não estiver adequado. No entanto, cada caso é único e deve ser avaliado individualmente por um profissional de saúde mental.
Sim, uma pessoa que tem transtorno bipolar pode se tornar psicanalista. O transtorno bipolar é uma condição médica que pode ser tratada e gerenciada com medicamentos e terapias. O fato de uma pessoa ter transtorno bipolar não significa automaticamente que ela não pode ser psicanalista.

No entanto, é importante que a pessoa tenha controle sobre os sintomas do transtorno bipolar antes de buscar uma carreira como psicanalista. É importante que o psicanalista seja emocionalmente estável e tenha habilidades de comunicação e empatia para ajudar os pacientes.

Além disso, como em qualquer carreira de cuidados de saúde mental, um psicanalista deve ter consciência de seus próprios limites e estar disposto a procurar ajuda profissional se necessário. Se uma pessoa com transtorno bipolar estiver em tratamento adequado e estiver estável, ela pode ser capaz de ter uma carreira bem-sucedida como psicanalista.
Psicanálise é do bem e faz bem! Se precisar de ajuda, estamos a sua disposição!
Olá!!! Com certeza sim!! Vá em frente e faça o que deseja, pois, de uma forma ou de outra, é com as nossa dificuldades que encontramos situações significativas para o aprendizado e a conquista de objetivos!! Um abraço e se cuide!!
Para ser psicanalista, ao meu ver, é importante que a pessoa goste, em primeiro lugar, de escutar o outro, parece ser algo fácil mas, realmente, não é.
É importante também estar disposto a enfrentar seus próprios conflitos, independente da nomenclatura, utilização ou não de medicamentos, e essa parte fazemos em nossa análise pessoal.
Por último e não menos importante, gostar de estar sempre aprendendo sobre o ser humano e sua complexidade, isso inclui escutar a experiência de outros profissionais (supervisão) e toda bagagem teórica construída ao longo da jornada da Psicanálise e de outras áreas do conhecimento.
Tudo isso é um processo e vale a pena tentar caso seja seu desejo!
Sou suspeita pra falar, kkk, mas , é uma profissão muito gratificante.
Espero ter ajudado,
abraço

É uma pergunta importante e, felizmente, a presença de um transtorno bipolar não impede necessariamente alguém de se tornar um psicanalista, psicólogo ou profissional em qualquer campo. Muitas pessoas com transtorno bipolar são capazes de seguir carreiras de sucesso e realizar suas ambições educacionais e profissionais, desde que estejam devidamente tratadas e recebendo o apoio necessário. É fundamental destacar a importância do tratamento adequado para o transtorno bipolar. Isso envolve o acompanhamento médico por um psiquiatra e a adesão às recomendações de tratamento, que podem incluir medicação e terapia. Com o tratamento adequado, muitas pessoas com transtorno bipolar podem estabilizar seu humor e funcionar bem em suas vidas pessoais e profissionais. No entanto, é importante lembrar que a saúde mental deve ser uma prioridade. O estresse e as demandas da profissão de psicanalista ou psicólogo podem ser significativos, e é essencial que a pessoa com transtorno bipolar esteja atenta às suas necessidades emocionais e tome medidas para gerenciar o estresse de maneira eficaz. Além disso, ter um sistema de apoio sólido, incluindo um terapeuta pessoal, pode ser benéfico. Cada pessoa é única, e a decisão de seguir uma carreira em psicologia ou psicanálise dependerá de diversos fatores individuais. O transtorno bipolar não precisa ser um obstáculo intransponível, desde que seja devidamente gerenciado. Lembre-se de que muitos profissionais de saúde mental têm suas próprias experiências pessoais que os tornam mais empáticos e compreensivos em sua prática. O importante é cuidar da saúde emocional e seguir os caminhos que melhor atendam às suas necessidades e objetivos pessoais e profissionais.
A pessoa com transtorno bipolar, desde que esteja em tratamento adequado e seja funcional, pode seguir uma carreira no campo da psicanálise, psicologia ou em qualquer outra área profissional para a qual tenha aptidão e interesse. O transtorno bipolar não deve ser um impedimento automático para a escolha de uma carreira, desde que a pessoa esteja estável emocionalmente e seja capaz de cumprir as responsabilidades associadas ao trabalho.
No entanto, é importante que a pessoa com transtorno bipolar esteja ciente dos desafios que podem surgir ao longo do caminho e esteja preparada para gerenciá-los. Isso pode incluir a necessidade de manter um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, ter estratégias de autocuidado e apoio social, além de seguir um plano de tratamento consistente, que pode envolver medicação, terapia e outras abordagens recomendadas por profissionais de saúde mental.
Tanto na psicanálise quanto na psicologia, a empatia, a compreensão dos processos mentais e emocionais e a capacidade de estabelecer relacionamentos terapêuticos são habilidades essenciais. Se a pessoa com transtorno bipolar possuir essas habilidades e estiver comprometida com o seu próprio bem-estar e o bem-estar dos outros, então ela poderá exercer essas profissões de forma eficaz.
É importante ressaltar que a decisão de seguir uma carreira como psicanalista ou psicólogo deve ser tomada com cautela e em consulta com profissionais de saúde mental. Cada caso é único, e o apoio adequado pode ajudar a pessoa a alcançar seus objetivos profissionais de maneira saudável e sustentável.
Adorei a sua pergunta! Você não imagina a quantidade de profissionais de Saúde Mental que tem Transtorno Afetivo Bipolar e são ótimos clínicos! Tem uma psiquiatra que é professora da USP e fala abertamente sobre o seu diagnóstico. Mas, sabe por quê muitos profissionais não expõe essas questões? Porque infelizmente a sociedade ainda é muito preconceituosa. Muitos têm medo de perder pacientes e o respeito de outros profissionais. Mas, aos poucos isso vai se transformando. Seja como for, minha ideia é incentivar você a estudar sim e dedicar-se ao máximo em sua formação que deve ir além da teoria, ao incluir análise pessoal, supervisão de casos clínicos e também, o combate à desinformação e estigmas. Sim! O T.A.B. ainda é carregado de muito preconceito, inclusive por parte de profissionais de saúde. Desses, aliás, você deve fugir! Se precisar de mais alguma ajuda, não hesite em me chamar. Quero poder te ajudar!
Como Psicanalista acredito que depende muito da pessoa estar em tratamento contínuo. Por se tratar de um Transtorno, e que ocorre em vários graus, quando a medicação está sendo efetiva para o paciente, a pessoa pode passar a ter uma vida normal e ser o que ela quiser.