Uma pessoa com TOC pode ter qualquer tipo de ritual? Até fazer algo que ela sabe que não vai resolver

8 respostas
Uma pessoa com TOC pode ter qualquer tipo de ritual? Até fazer algo que ela sabe que não vai resolver o problema de ansiedade?
Pode acontecer até porque a pessoa faz esse ritual todo mas não tem como deixar de fazer pois entra o sofrimento. Procure ajuda de um psicólogo para ajudar a trabalhar essas questões e dependendo do caso o próprio profissional vai te encaminhar ao psiquiatra para fazer um tratamento em conjunto.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia!

Sim, quem tem TOC pode ter qualquer tipo de ritual. O grande problema é o sofrimento que envolvido nesses rituais, as urgências e o quanto a pessoa sofre caso não consiga realizá-los. Lembrando que existem muitos casos e a psicoterapia pode ajudar bastante!

Boa sorte!
Sim! Isso pode sim acontecer. Até porque no TOC a repetição do comportamento é a principal característica e muitas vezes racionalmente a pessoa acredita não ser necessário, mas não consegue deixar de fazer.
A terapia é um processo indicado para compreender os pensamentos e emoções envolvidos e assim poder tratar, contribuindo com a melhora na qualidade de vida.
Abraço
Normalmente os rituais do TOC estão ligados a crença que a pessoa tem em relação a algo. Por exemplo lavar as mãos por questões religiosas, ou sexuais. Precisa ser investigado o que está lincado ao que! E a ansiedade aumenta se a pessoa com TOC não cumpre esses rituais, pois acredita que algo pode acontecer se assim não o fizer.
É necessária uma avaliação com profissional capacitado para atender tal pessoa e dessa forma esse processo deixar de ser tão intenso.
Além disso vale lembrar que mania de fazer algo não necessáriamente é ritual, e muito menos TOC. Caso algo assim esteja se passando com você ou alguém próximo busque ajuda para aliviar o sofrimento.
Concordo com as colocações acima. Quero apenas contribuir com a informação de que a busca por ajuda deve partir da própria pessoa, pois ela é quem vive o sofrimento provocado pelos rituais que por muitas vezes a paralisam, impedindo ou dificultando seu funcionamento e suas relações.
O profissional psicólogo pode ajudá-la dar novo significado às experiencias que desencadeiam os rituais, e desconstruir as crenças que os sustentam.
Com certeza, uma pessoa que apresenta TOC, ela pode apresentar rituais que ela sabe que não vai dar em nada. Muitas vezes ela sofre com isso, é muito importante buscar a ajuda profissional de um psicólogo e as vezes até medicamentosa.
Pode sim! E geralmente, quem tem TOC tem a consciência de que seus rituais compulsivos não fazem bem, pelo contrário, atrapalham suas vidas, no entanto não conseguem controlar seus pensamentos e nem suas atitudes...
Sim, apesar do reconhecimento da impossibilidade de atenuar por completo a ansiedade, os rituais podem continuar. A pessoa pode inclusive nem notar que possui uma obsessão sobre algo. Vale a pena procurar ajuda com um psicólogo, para que as coisas possam ser esclarecidas. Afinal, o que está gerando esta ansiedade? O que faz você reconhecer esta ansiedade e mesmo assim não conseguir atenuá-la? São perguntas que você pode fazer a si mesmo.

Especialistas

Paulo Cesar T Ribeiro

Paulo Cesar T Ribeiro

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Joseane Zamprogno

Joseane Zamprogno

Psicólogo

Campinas

Marlis Burgos

Marlis Burgos

Psicólogo

Curitiba

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Vinicius Marinacci Cardim

Vinicius Marinacci Cardim

Psicólogo

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 263 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.