Uma pessoa com paralisia cerebral tem condições de fazer o videodeglutograma ? é um procedimento invasivo

3 respostas
Uma pessoa com paralisia cerebral tem condições de fazer o videodeglutograma ? é um procedimento invasivo ?
A videodeglutograma é um exame radiológico que avalia toda a dinâmica da deglutição e se há risco de aspiração de alimento. É ofertado ao paciente o alimento corado com bario. Apesar de não ser um exame invasivo, tem que avaliar se o paciente tem alergia ao contraste (bario) e se é viavel realizar o exame.

O exame de videodeglutograma serve para avaliação da deglutição e risco de aspiração de alimentos (risco de desenvolver pneumonias aspirativas). É comum ser feito em pacientes com doenças neurológicas. Durante o exame será ofertado algum alimento que deverá ser ingerido e, neste processo, será visto como a pessoa se alimenta e se o alimento segue pelo caminho correto. Não considero um exame invasivo.
O exame de videodeglutograma consiste na oferta de um contraste de ingestão via oral e a avaliação através de radiografias seriadas ou dinâmicas (vídeo).
Pacientes com paralisia cerebral podem realizar o exame porém com o risco de broncaspirarem o conteúdo radioativo ofertado, quadro que pode levar a uma pneumonite química.
Uma alternativa para pacientes com déficit neurológico é o exame de VideoEndoscopia da Deglutição (VED). O exame consiste na introdução de um nasofibrolaringoscopio pelo nariz e a oferta de alimentos corados com corante alimentar.