Uma pessoa com paralisia cerebral tem condições de fazer o videodeglutograma ? é um procedimento invasivo

3 respostas
Uma pessoa com paralisia cerebral tem condições de fazer o videodeglutograma ? é um procedimento invasivo ?
 Vanderlea Cassolari
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
A videodeglutograma é um exame radiológico que avalia toda a dinâmica da deglutição e se há risco de aspiração de alimento. É ofertado ao paciente o alimento corado com bario. Apesar de não ser um exame invasivo, tem que avaliar se o paciente tem alergia ao contraste (bario) e se é viavel realizar o exame.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Carolina Cozzi Machado
Otorrino, Médico do sono
Piracicaba
O exame de videodeglutograma serve para avaliação da deglutição e risco de aspiração de alimentos (risco de desenvolver pneumonias aspirativas). É comum ser feito em pacientes com doenças neurológicas. Durante o exame será ofertado algum alimento que deverá ser ingerido e, neste processo, será visto como a pessoa se alimenta e se o alimento segue pelo caminho correto. Não considero um exame invasivo.
Dr. Vitor Guo Chen
Otorrino
São Paulo
O exame de videodeglutograma consiste na oferta de um contraste de ingestão via oral e a avaliação através de radiografias seriadas ou dinâmicas (vídeo).
Pacientes com paralisia cerebral podem realizar o exame porém com o risco de broncaspirarem o conteúdo radioativo ofertado, quadro que pode levar a uma pneumonite química.
Uma alternativa para pacientes com déficit neurológico é o exame de VideoEndoscopia da Deglutição (VED). O exame consiste na introdução de um nasofibrolaringoscopio pelo nariz e a oferta de alimentos corados com corante alimentar.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 23 perguntas sobre Videodeglutograma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.