Uma pessoa com esquizofrenia,pode ter a auto critica de saber que aquilo é coisa da cabeça dela e não

4 respostas
Uma pessoa com esquizofrenia,pode ter a auto critica de saber que aquilo é coisa da cabeça dela e não é real ? ou geralmente a pessoa perde o senso critico ?
Quando a pessoa está psicótica, que é a principal característica da esquizofrenia, o que ela está vivendo é real para ela. O que acontece é que, algumas vezes, no estágio inicial da doença, ela pode ter uma percepção parcial de que o que ela percebe (ouve, vê, sente) não é real ou pode não ser real. Também ocorre de, quando o paciente não está psicótico, ele ter um pouco de senso crítico. Mas isso é de forma muito geral, cada caso é um caso, não existe um padrão fixo. Espero ter esclarecido sua dúvida. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia. A perda do juízo crítico pode ser um dos sintomas da fase aguda da doença. Mas ele é recuperado pelo menos parcialmente com o tratamento.
Concordo com Dr Artur, porém seria interessante a intervenção psicológica além da medicamentosa, já que as sessões de Psicoterapia procuram colocar o paciente no aqui e no agora, fomentando o real e o que é imaginário ou fantasioso.
Espero que tenha esclarecido, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Sim, a pessoa pode ter a crítica de doença e melhor percepção sobre os sintomas. Para isso, é importante que esteja com boa adesão medicamentosa e terapêutica. Psicoeducação, vínculo terapêutico e crítica da necessidade e importância de tratamento são fundamentais para que isso seja possível. Mas cada caso, é um caso em particular. Casos onde há agudização e cronicidade de sintomas positivos como delírios e alucinações, tornam-se mais difíceis que essa percepção aconteça. Estabilizado os sintomas psicóticos de maior gravidade, a pessoa pode ter sim melhor qualidade de vida e autonomia.

Especialistas

Vinicius Eloi

Vinicius Eloi

Psicólogo

Fortaleza

Agnes Aline Ferreira

Agnes Aline Ferreira

Psiquiatra

Campo Belo

Yuri Gouveia Ribeiro

Yuri Gouveia Ribeiro

Psiquiatra

Goiânia

Eduardo Vieira Filho

Eduardo Vieira Filho

Psiquiatra, Médico do trabalho

São Paulo

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.