Uma pessoa com diagnostico de sindrome de asperger pode olhar nos olhos e usar ironas?
22
respostas
Uma pessoa com diagnostico de sindrome de asperger pode olhar nos olhos e usar ironas?
Sim, pode. Os transtornos do espectro autista, onde atualmente está classificada a síndrome de Asperger, se caracterizam principalmente por deficiências em alguns aspectos da interação social e da comunicação. Essas deficiências se distribuem em critérios diagnósticos que, por sua vez também podem ser mais ou menos marcantes. A avaliação desse conjunto, ou seja da presença de um maior ou menor número de critérios e seu grau de prejuízo para a interação classificará o transtorno em leve, grave ou moderado. Isso significa que nem todos os critérios precisam estar presentes para caracterizar a síndrome. Mas o diagnóstico deve ser realizado por um profissional habilitado, sendo então importante procurar um psicólogo de sua confiança, que também poderá traçar uma estratégia terapêutica. Abraços!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde, Tanto o autista quanto aquele diagnosticado com asperger (considerado um dos transtornos dentro do espectro) podem olhar nos olhos sim. Isso porque o diagnostico precisa ser feito a partir de um conjunto (e não de critérios isolados) de comportamentos que englobem um prejuízo significativo na comunicação e socialização. Mas sua pergunta sugere que talvez você precise se certificar de que alguem próximo esteja ou não dentro do espectro. Penso que talvez possa ser mais interessante pensar no que pode ser feito em termos de desenvolvimento interacional para a pessoa diagnosticada em si, do que enquadra-la em uma nomenclatura a partir dos sintomas que ela apresenta. Busque um psicólogo de confiança que possa te ajudar a desenvolver formas de se comunicar com o autista, e que seja capaz de te mostrar as grandes potencialidades que os quadros menos graves podem apresentar. Forte abraço
A família de portador de transtornos do espectro autista, na maioria das vezes tem muitas dificuldades em lidar com este problema , sentem se inseguros e desesperançosos quando ja tentaram algumas estrategias que não resolvem . A família pode ser atendida por um profissional da área que ajudará com modos mais eficazes na comunicação, aceitação, e conhecimento sobre o problema.
Pode sim olhar nos olhos e usar ironias porque o problema não abrange o intelecto, eles são extremamente sensíveis e ao mesmo tempo verdadeiros; muito tem a ver com que tipo de relação existe entre a pessoa com a síndrome e os outros que entram em relação com ele. De qualquer forma é aconselhável frequentar uma psicoterapia para ter um acompanhamento mais adequado as necessidades da pessoa acometida desta síndrome e dos outros que se relacionam com ele.
Sim a Síndrome de Asperger é uma condição neurológica caracterizada por dificuldades de interação social, comunicação e comportamento. Como tal pode apresentar cariosa níveis e pode sim olhar nos olhos ou responder com ironias. De qualquer maneira para não ter dúvida se faz necessário mais uma avaliação por alguém especializado! Mas respondendo à sua pergunta pode sim!!
Com certeza. O espectro autista é abrangente, e muito depende do nível de comprometimento do transtorno. Além do mais, alguns critérios diagnósticos podem ser mais ou menos marcantes dependendo do caso.
Avaliação Neuropsicológica seria uma recomendação para descrever com mais eficiência as funções cognitivas desse sujeito e seus principais déficits no quadro diagnostico, ou seja, bateria psicométrica e testes neuropsicológicos para mapear o perfil neuropsicológico desse paciente, dai em diante a família conhecerá quem é realmente o paciente e suas necessidades e participação da família no tratamento e os principais profissionais que poderão auxiliar no tratamento.
Pode, existe uma tendencia a estereotipar pacientes com transtornos do espectro autistas, mas eles possuem graus diferentes de limitações e suas peculiaridades são abrangentes, então depende de cada caso. Espero ter ajudado. Abraço.
Eles podem sim olhar nos olhos e, também podem expressar a ironia. Mas, provavelmente não estarão interpretando a situação neste sentido. Muitas vezes, a reação entendida como "irônica", pelo outro, pode ser apenas uma reprodução de expressão aprendida de pessoas do seu convívio. A cada situação desconfortável, já que esta síndrome apresenta dificuldades na área de socialização, interação e comunicação , ele apresentará padrões de comportamento reativo frente ao desconhecido. Estes padrões dependem do grau de sua síndrome, do grau de investimento terapêutico multidisciplinar , suporte para desenvolver tanto o cognitivo como o treinamento de suas habilidades, o espaço para aprender a lidar com suas emoções, compreender suas vivências e elencar tudo que lhe incomoda. Espero ter ajudado. Inclusive, um filme bem bacana de assistir e Mary e Max, uma amizade bem bacana, mostra como acontece essa relação com um Asperger. Um abraço!
Embora possua uma compreensão mais concreta das palavras “o asperger” -considerado um tipo funcional do Transtorno do espectro autista - pode interagir de forma adequada, inclusive estabelecendo contato visual. É preciso levar em consideração uma gama de variabilidades própria do espectro.
Cada sujeito é um ser único!
Cada sujeito é um ser único!
O autista, ao se comunicar, compreende que o interlocutor entende o conteúdo de sua fala ao pé da letra, oque pode ser entendido pelas pessoas de seu meio, como ironia.
Sim, pode. A síndrome de Asperger (também conhecida como Transtorno de Asperger) foi descrita pela primeira vez na década de 1940 pelo pediatra vienense Hans Asperger, que observou comportamentos semelhantes ao autismo e dificuldades nas habilidades sociais e de comunicação em meninos que tinham inteligência e desenvolvimento da linguagem normais. Muitos profissionais acharam que a síndrome de Asperger era simplesmente uma forma mais suave de autismo e usaram o termo "autismo de alto funcionamento" para descrever esses indivíduos. No entanto, ainda existem muitos profissionais que consideram o Transtorno de Asperger uma forma menos grave de autismo. Em 2013, o DSM-5 substituiu o Transtorno Autístico, o Transtorno de Asperger e outros transtornos invasivos do desenvolvimento pelo diagnóstico abrangente do transtorno do espectro autista .O que distingue o Transtorno de Asperger do autismo clássico são seus sintomas menos graves e a ausência de atrasos na linguagem. As crianças com Transtorno de Asperger podem ser afetadas apenas levemente, e freqüentemente têm uma boa linguagem e habilidades cognitivas. Uma das principais diferenças entre o Transtorno de Asperger e o autismo é que, por definição, não há atraso na fala no Asperger. De fato, crianças com Transtorno de Asperger freqüentemente têm boas habilidades de linguagem; eles simplesmente usam a linguagem de maneiras diferentes. Os padrões de fala podem ser incomuns, não têm inflexão ou têm uma natureza rítmica, ou podem ser formais, mas muito altos ou agudos. As crianças com transtorno de Asperger podem não entender as sutilezas da linguagem, como ironia e humor, ou podem não entender a natureza de dar e receber de uma conversa.Outra distinção entre o Transtorno de Asperger e o autismo diz respeito à capacidade cognitiva. Enquanto alguns indivíduos com autismo têm deficiências intelectuais, por definição, uma pessoa com Transtorno de Asperger não pode ter um atraso cognitivo "clinicamente significativo" e a maioria possui inteligência média a acima da média.
Embora as dificuldades motoras não sejam um critério específico para as crianças de Asperger, as crianças com Transtorno de Asperger frequentemente apresentam atrasos nas habilidades motoras e podem parecer desajeitadas ou desajeitadas. O primeiro passo para o diagnóstico é uma avaliação, incluindo uma história e observação do desenvolvimento. Isso deve ser feito por profissionais médicos e psicólogos com experiência em autismo - TEA. O diagnóstico precoce também é importante, pois as crianças com TEA diagnosticadas e tratadas no início da vida, têm uma chance maior de ter sucesso na escola e, eventualmente, viver independentemente. Um abraço.
Embora as dificuldades motoras não sejam um critério específico para as crianças de Asperger, as crianças com Transtorno de Asperger frequentemente apresentam atrasos nas habilidades motoras e podem parecer desajeitadas ou desajeitadas. O primeiro passo para o diagnóstico é uma avaliação, incluindo uma história e observação do desenvolvimento. Isso deve ser feito por profissionais médicos e psicólogos com experiência em autismo - TEA. O diagnóstico precoce também é importante, pois as crianças com TEA diagnosticadas e tratadas no início da vida, têm uma chance maior de ter sucesso na escola e, eventualmente, viver independentemente. Um abraço.
Concordo com os colegas. Os graus de comprometimento no espectro autista são diferentes de uma pessoa para outra, então pode sim, olhar nos olhos e usar ironias.
Olá! Cada caso tem suas particularidades. Uma pessoa com Transtorno de Asperger freqüentemente têm boas habilidades de linguagem, simplesmente usam a linguagem de maneiras diferentes, quase uma falta de destreza na hora de se relacionar com outras pessoas, bem pragmática. No resto das características ou habilidades, ela pode ter semelhanças e diferenças com outras pessoas, como as que existem entre eu e você.
Com sua pergunta bastante objetiva e sem maiores descrições da pessoa a que se refere, parece que estas habilidades de olhar nos olhos e fazer ironias trazem dúvida ao quadro diagnóstico a ela referido. Porém, dependendo da situação, tais características podem ter sido desenvolvidas sinalizando evolução positiva do quadro.
Acredito que são bem conceituais apesar de grau diferenciado com alto QI , podem sim usar de ironia , há também uma série o personagem principal de The Big Bang theory Sheldon é portador de Asperger e sim utiliza-se de ironia .... Não tão facilmente olham nos olhos como os que não tem transtorno do espectro olham mas sim conseguem talvez não manter tanto contato visual mas conseguem .
Olá casa pessoa é única, o Asperger pode ter grande dificuldades na interação ou talvez não tenha tanta dificuldade, isso é particular de cada indivíduo, eles podem sim ter contato físico e no olhar com outras pessoas, assim como responder como ironias e entender muito bem ironias
Olá
A questão de olhar nos olhos, pode ou não ser incômodo para o Aspei. Muitos focam num ponto do rosto do interlocutor ou devido a uma imposição social, se forçam a manter o olhar. A ironia também pode ser usada, mesmo havendo uma tendência a falar de maneira mais literal e direta. Porém, o aprendizado durante a vida pode encobrir aspectos da Síndrome de Asperger. Lembrando que a dificuldade em algum grau na socialização, iniciar ou manter uma conversa pode estar presente.
A questão de olhar nos olhos, pode ou não ser incômodo para o Aspei. Muitos focam num ponto do rosto do interlocutor ou devido a uma imposição social, se forçam a manter o olhar. A ironia também pode ser usada, mesmo havendo uma tendência a falar de maneira mais literal e direta. Porém, o aprendizado durante a vida pode encobrir aspectos da Síndrome de Asperger. Lembrando que a dificuldade em algum grau na socialização, iniciar ou manter uma conversa pode estar presente.
Olá, tudo bem?
Concordo com os profissionais que já te responderam. Cada pessoa é única e é sim possível.
Fico disponível para qualquer esclarecimento. abraço
Concordo com os profissionais que já te responderam. Cada pessoa é única e é sim possível.
Fico disponível para qualquer esclarecimento. abraço
Olá! Tudo bem? Sim, pode! Tudo depende do nível de asperger e da personalidade do paciente. Espero ter ajudado! Deve-se ser avaliado diversos fatores em cada diagnóstico para ser mais preciso. Espero ter ajudado! Abraços.
Podem sim, muitos autistas olham nos olhos das pessoas e quando tem uma inteligência acima da média podem entender piadas, usar de ironia, compreender metáforas e etc. Vai depender da singularidade de cada um. Existem outras características que vão ajudar nesse diagnóstico (interesse restrito, alterações sensoriais). Também há que se observar a qualidade dessa interação, olha nos olhos, mas sustenta o olhar por muito tempo? Ou olha nos olhos mas parece olhar através da cabeça? Percebe a ironia e sarcasmo quando esse é mais sutil? Seu sarcasmo é estereotipado? é repetitivo? Enfim... é importante lembrar que independente do autismo existe uma pessoa com singularidades, dificuldades e facilidades como qualquer ser humano.
Olá! Sim, porque o problema não abrange o intelecto, eles são extremamente sensíveis e ao mesmo tempo verdadeiros, nem todos os critérios precisam estar presentes para caracterizar a síndrome. Mas o diagnóstico deve ser realizado por um profissional habilitado, sendo então importante procurar um psicólogo de sua confiança, que também poderá traçar uma estratégia terapêutica. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Qual a diferença entre a Síndrome de Savant e a Síndrome de Asperger?
- Gostaria de saber qual a diferença entre asperger e autismo?
- Desejaria saber por que a Síndrome de asperger é considerada como autismo leve?
- Gostaria de saber se existem diferenças entre a Síndrome de asperger e o autismo?
- É possível uma pessoa com TEA possuir tanto a hiper, quanto a hipossensibilidae?
- Quais as chances de um filho de um adulto com Asperger e TdAh nascer com TEA de nível moderado ou grave? É uma probabilidade maior que em geral ou igual? Há algum exame (genético ou não) que auxilie esclarecer essa questão? (Mãe neurotípica)
- Pessoas com asperger em especial podem ter pouca empatia? Eu sei que é "mito" a informação que TODAS as pessoas com asperger não tem empatia ou pouca, mas há realmente pessoas nessa síndrome que podem ter baixa empatia e ainda, não saberem expressa-las?
- É possível uma criança TEA com pessoas conhecidas se comunicar muito bem e com crianças em público não? Em casa pergunta, responde, dentre outras formas de se comunicar.
- Uma criança com síndrome de Asperger pode ser bem comunicativa até com estranhos?
- É possível ter autismo de nível de suporte 2 e borderline também?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 215 perguntas sobre Síndrome de asperger
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.