Uma pessoa com demência perde a capacidade de raciocínio? Ela pode, por exemplo, achar que, por algum

7 respostas
Uma pessoa com demência perde a capacidade de raciocínio? Ela pode, por exemplo, achar que, por algum motivo qualquer, tem que fazer algo ruim pra ela mesma?
Para obter um diagnostico preciso para avaliar qual o tipo de demência senil ou degenerativa, deverá ser feito uma consulta ao neurologista e uma avaliação com Neuropsicologa para confirmar o diagnóstico e uma reabilitação neropsicologica, para verificar qual a função cognitiva preservada.
Át.
Monica Araújo!
Neuropsicologa!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim! Pessoas com demência podem perder o controle sobre seus atos. A consciência sobre si mesmo fica prejudicada. É só lembrar o caso do ator Robin Willians que se suicidou devido a uma demência, segundo os jornais. A pessoa com essa patologia necessita de cuidados especiais. Um monitoramento 24 horas. Pois, tem a tendência de permanecer acordado. Geralmente, as pessoas da família se organizam para manter a vigília. Ou contrata profissionais para manter a segurança do doente. A terapia cognitivo comportamental pode ajudar na organização da rotina do doente, mas o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar é imprescindível (neurologistas, psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos,etc).
Ao que parece você está supondo um diagnóstico. O ideal seria obter um diagnóstico multidisciplinar com psiquiatra, gerontólogo, geriatra, psicóogo, e neurologista. Assim, será possível avaliar com precisão se realmente é caso de demência, quais as efetivas perdas e comprometimentos, bem como, e principalmente, os procedimentos de cuidados apropriados para com a pessoa em questão.
Olá!
Sim. Um dos sintomas da demência é a perda gradativa das habilidades de raciocínio, por conta disto a ações do paciente muitas vezes deixam de fazer sentido aos demais. O Alzheimer é a forma de demência mais comum nos idosos, e de fato é importante que este sujeito seja acompanhado por uma equipe, pois os sintomas se manifestam nas mais diversas áreas do paciente, do cognitivo ao sistema gastrointestinal.
Ola
Não necessariamente. Há vários tipos de demência e elas tem vários estágios. Dependendo da Demência e do seu estágio a capacidade de raciocínio PODE estar prejudicada. Nos estágios moderado e grave geralmente sim. Quase sempre a autopercepção está alterada nestes estágios e o comportamento que deve ser tratado com medicamentos. Sempre é necessário procurar uma equipe multidisciplinar para que os sintomas sejam acompanhados e medicados e explicados aos cuidadores e parentes .
Depende do caso clínico. O ideal seria levá-lo ao psiquiatra, neurologista e psicólogo. Assim será possível ter certeza do diagnóstico. Em seguida é importante que a família tire todas as dúvidas para entender a causa da doença, os sintomas, as possíveis crises, o melhor tratamento e a necessidade do paciente ter sempre alguém por perto. O apoio da família é importante para a eficácia do tratamento.
Espero ter ajudado!
Pelo que entendi de sua pergunta, a pessoa a quem você se refere tem uma ideia fixa que a impulsiona a cometer atos que a prejudiquem. O que vai além da demência, posto que é um pensamento obsessivo e uma crença inabalável de que ela deva estabelecer esta conduta nociva a ela mesma - e, consequentemente, a quem está próximo, já que monitorar 24 horas por dia alguém assim abala a saúde de qualquer um.
Recomendo um tratamento psicanalítico a fim de que estas questões sejam tratadas de forma aprofundada, para que esta necessidade de auto-punição seja abordada de forma efetiva.

Especialistas

Barbara Aquino

Barbara Aquino

Neurologista

Natal

Nicelle de Morais Candez

Nicelle de Morais Candez

Neurologista

Natal

Andrey Lucas

Andrey Lucas

Geriatra, Médico clínico geral

Caruaru

Isadora Leticia Silvestre Martins

Isadora Leticia Silvestre Martins

Psicólogo

São Paulo

Nara Texeira Barbosa

Nara Texeira Barbosa

Neurologista

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Demência
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.