uma pessoa com 81 anos debilitada em suas funções de atividade diaria ainda assim responde a reabilitação

10 respostas
uma pessoa com 81 anos debilitada em suas funções de atividade diaria ainda assim responde a reabilitação cognitiva?
 Débora Tavares Mourão
Psicólogo
Belo Horizonte
Sim . Sempre há uma possibilidade de evolução. Ela se encontra debilitada , mas ainda há partes dela sensíveis a aprimoramento e estímulo. Enquanto há vida há possibilidade! Em qualquer ser humano!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Ligia Menezes
Psicólogo
Santo André - Pb
Sim. A reabilitação cognitiva pode ajudar de diversas formas, desde a melhora gradual de algumas funções cognitivas como no setor emocional, já que, uma vez que a pessoa se vê tendo algum progresso, por mínimo que seja, isto pode ajudar a dar motivação e mais disposição no dia a dia.
 Matheus Schreiner
Psicólogo
Florianópolis
Depende do quadro geral de saúde, mas se o paciente apresenta resposta ao tratamento , então sim.
 Gina Sordillo
Psicólogo
Rio de Janeiro
Acredito que sim. Acho que o objetivo neste caso deve ser melhorar a qualidade de vida da pessoa e não esperar que ela recupere totalmente as capacidades cognitivas.
 Otacilio José Ribeiro
Psicanalista, Psicopedagogo
Belo Horizonte
Sempre acredito no poder das sinapses cerebrais. Ao lado de um clínico/geriatra que possivelmente a acompanha, um terapeuta ocupacional ou psicólogo ou fisioterapeuta mais sensível poderia trabalhar novos estímulos possibilitando uma melhor qualidade de vida para a Senhora/paciente. Tenho acompanhado alguns trabalhos de profissionais da TO com resultados satisfatórios. A família também deve procurar assistência.
Enquanto houver vida, há esperança. Boa sorte!
Olá! Depende muito do tipo de debilidade que a pessoa tenha. Estando senil, ou com Alzheimer avançado não há como. A grande ajuda seria uma equipe multidisciplinar. Paz e Bem!
 Prícila Mendonça
Psicólogo, Terapeuta complementar
Florianópolis
Hoje em dia existem muitas técnicas que podem promover mais qualidade de vida. Acredito ser essa a grande questão. Sugiro procurar um profissional que tenha uma visão holística ou que trabalhe com parcerias (fisioterapeuta, terapeuta ocupacional....), desenvolvendo assim um trabalho interdisciplinar.
 Ana Maria G.  de Mendonça
Psicólogo
Rio de Janeiro
Ola. Sim, sempre. Diversas estratégias têm sido utilizadas no processo de reabilitação, que estimulem diferentes funções cognitivas como memória, linguagem, função executiva, entre outras.
O que estimulamos, se conserva.
O que não estimulamos, se perde.
 Anne Valladares
Psicólogo
Rio de Janeiro
Sim. Porém é importante que esta pessoa seja avaliada para saber se há alguma debilidade linguística, motora, área de memória. É importante a reabilitação com terapias, testes, avaliação cognitiva por um profissional da área ou equipe multidisciplinar.
 Sandra Helena O. Silva
Psicólogo, Sexólogo
Rio de Janeiro
Olá.
É necessário uma avaliação de um especialista para diagnosticar se houve uma deterioração cognitiva ou até mesmo uma demência. A idade avançada propicia o desenvolvimento desta patologia.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 109 perguntas sobre Terapia Cognitivo Comportamental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.