Uma pedra de 5.8mm pode ser eliminada naturalmente ?

5 respostas
Uma pedra de 5.8mm pode ser eliminada naturalmente ?
Sim! Tanto no rim pode ser eliminada! No rim não temos muito a fazer a não ser tomar muito líquido! Se o cálculo estiver no terço distal do ureter temos medicamentos que podem aumentar a chance de eliminar para até 80%! A urgência do cálculo quase sempre é a dor! Att

Olá,
Calculos urinários ou pedra nos rins são uma condição muito frequente no mundo todo. A maioria das vezes é descoberta de forma acidental a não causa sintomas.
Quando a pedra sai do rim e entra no ureter (canal entre o rim e a bexiga), pode levar à interrupção do fluxo urinário e à dor.
Cálculos de até 7mm tem 70% de chance de serem eliminados sem a necessidada de cirurcia.

Atenciosamente

Dr. Bruno Benigno
CRM 126265
Isso depende da localização do calculo. É importante avaliar seu exame de imagem. Att
Sim. Existe uma maneira de se calcular a probabilidade de eliminação espontânea de cálculos ureterais. Publicação do "Journal of Urology" (10.1016/j.juro.2017.02.077) de 2017: Nomograma: Pontos são atribuídos à situação: tamanho, posição eliminação prévia ou não de pedras, contagem de leucócitos. A partir daí estima-se qual a porcentagem de chance da pedra sair. Costumo mostrar aos pacientes tais contas, e em comum acordo discutimos cada caso em particular, se é conveniente ou não esperar, ou se é caso de realizar a cirurgia ( retirada da pedra pelo canal à Laser ).
Boa noite!
Pode sim!!
A passagem espontânea de uma pedra pode ocorrer em até 80% dos pacientes com cálculo menor que 4 mm de tamanho. Acima disso, a probabilidade sair sem cirurgia diminui, principalmente quando está acima de 7 mm.