Uma MAV cerebral na região motora, um aneurisma pequeno na região oftalmica e outro na região da hipófise.
3
respostas
Uma MAV cerebral na região motora, um aneurisma pequeno na região oftalmica e outro na região da hipófise. Paciente com 28 anos. Qual o concelho? Que tratamento é melhor? O que evitar?
MAVs em áreas eloquentes tem manejo particularmente difícil uma vez que a intenção é que seja tratada sem causa déficits ao paciente. Muitas vezes podem ser usados manejos multidisciplinares ou multimodais com uma variação técnicas tais como microcirurgia, embolização e radiocirurgia. A melhor estratégia depende das características de cada caso. Existem risco potenciais e, neste caso, discuta com um neurocirurgião quais são as opções para o seu caso.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Se encontrar um aneurisma e uma MAV no mesmo paciente, deve-se tratar primeiro o aneurisma. Esse tratamento pode ser por clipagem microcirúrgica (cirurgia aberta) ou por embolização (endovascular). É mandatário tratar esses aneurismas mesmo que não romperam, dados os riscos de uma alta morbimortalidade se ocorrer uma ruptura. Só o tipo do tratamento é que vai depender da morfologia e tamanho de cada aneurisma. Já a MAV só deve ser tratada se causou sintomas, como deficit motor ou epilepsia, em caso de sangramento. Se não, deve ser apenas acompanhada. O tratamento também vai depender das características da MAV, podendo ser por embolização, cirurgia ou radiocirurgia (ou uma combinação entre eles).
Não vejo como opinar sobre casos específicos através deste canal.
Minha recomendação é agendar uma consulta com médico especialista e , preferencialmente, com experiência na doença em questão. Lembre-se que MAVs cerebrais são raras e a associação com aneurismas mais ainda.
Minha recomendação é agendar uma consulta com médico especialista e , preferencialmente, com experiência na doença em questão. Lembre-se que MAVs cerebrais são raras e a associação com aneurismas mais ainda.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- A radiocirugia para MAV de alto grau e profunda em área eloquente é uma boa escolha?
- Uma malformaçao arterioveosa intracraneal, tem como ter esperanca de alta,desse paciente?
- Existe possibilidade de operação para um bebê de 2 meses em coma com uma artéria rompida no cérebro devido a uma malformação arteriovenosa? No âmbito nacional, cite um centro referência nestes tipos de caso (neurocirurgias).
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Malformações Arteriovenosas Intracranianas
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.