Uma mãe com transtorno de personalidade paranoide e transtorno delirante persecutório pode trazer riscos

4 respostas
Uma mãe com transtorno de personalidade paranoide e transtorno delirante persecutório pode trazer riscos para seu filho de um ano? Minha ex apresenta diversos desses sintomas, segundo um médico psiquiatra, isso traz riscos para meu filho. Até mesmo de vir a desenvolver algum transtorno mental.
Os transtornos mentais via de regra tem natureza biopsicosocial. O aspecto biologico é determinado em parte por fator hereditário. Há portanto uma possibidade maior (que a média das pessoas) de seu filho desenvolver um transtorno mental no futuro. Não se deve ignorar no entanto a importância das relações afetivas saudaveis, principalmente na primeira infância, como fator protetor de desestabilização psíquica .

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existe risco para a criança pelo fato de existir delírio, a mãe precisa estar devidamente medicada e sob supervisão para cuidar da criança. O acompanhamento psicológico também é fundamental.
Há maior chance de seu filho vir a desenvolver quadro psiquiátrico no futuro, pois sabemos que há fator genético na etiologia das doenças psiquiátricas.Porém, o fator ambiental pesa tanto quanto, situações de estresse,abuso, negligência podem ser gatilhos para quem tem predisposição desenvolver doença,da mesma maneira ambiente seguro, afetivo, com estímulo adequado tem papel protetor.Muito importante que a mãe de seu filho esteja em tratamento,(psiquiátrico e psicológico) o que dará condições para que exerça cuidados maternos e tenha qualidade de vida de maneira geral.
Há uma probabilidade MAIOR de seu filho desenvolver um transtorno psicológico na adolescência ou vida adulta, mas nao se pode AFIRMAR. Portanto o contato e afetividade da mãe com a criança é muito importante para seu desenvolvimento . Essa mãe deve estar recebendo os cuidados necessário de um psiquiatra e psicólogo afim de não expor a criança em risco. Muito importante o apoio familiar e se for o caso não deixá-la sozinha com a criança.

Especialistas

Felipe Arruda

Felipe Arruda

Psiquiatra

São Paulo

Lucas Palma Nunes

Lucas Palma Nunes

Psiquiatra

Curitiba

Natália Magno Araújo Ferreira

Natália Magno Araújo Ferreira

Psiquiatra

São Paulo

Karina Aimee Ouchana

Karina Aimee Ouchana

Psiquiatra

São Paulo

Vanessa Larivoir

Vanessa Larivoir

Psiquiatra, Médico clínico geral

Juiz de Fora

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 90 perguntas sobre Esquizofrenia E Transtornos Com Características Psicóticas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.