Uma farmácia pode recusar receber uma receita médica de outro estado?

2 respostas
Uma farmácia pode recusar receber uma receita médica de outro estado?
Pela Lei 13.732, de 08 de novembro de 2018, sancionada pelo presidente da República e publicada em 09/11/2018 no Diário Oficial da União, em vigor desde 07/02/2019, as receitas de medicamentos controlados ou manipulados tem validade por todo o país.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, é possível que uma farmácia recuse uma receita médica de outro estado. Isso pode acontecer por várias razões, como diferenças nas leis e regulamentações estaduais, diferenças nos formulários de prescrição ou preocupações sobre a autenticidade da receita.

Algumas farmácias podem preferir receber prescrições apenas de médicos licenciados no estado em que a farmácia está localizada. Outras podem exigir que a receita esteja escrita em um determinado formato ou inclua informações específicas, como o número de telefone do médico.

No entanto, se você precisar de um medicamento prescrito por um médico de outro estado, é possível que o médico possa fornecer uma prescrição eletrônica ou enviar uma cópia da prescrição por fax para a farmácia local. Você também pode tentar entrar em contato com a farmácia com antecedência para verificar se eles aceitam receitas de outros estados e quaisquer requisitos adicionais que possam ter.

É importante lembrar que as leis e regulamentos podem variar de estado para estado e que as políticas das farmácias individuais também podem variar. Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre como obter uma prescrição de outro estado, é importante discutir suas opções com seu médico ou farmacêutico local.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.