Uma depressão ocasionada por um acontecimento ruim pode ser tratada com antidepressivo?

9 respostas
Uma depressão ocasionada por um acontecimento ruim pode ser tratada com antidepressivo?
Olá, boa tarde, é necessário que se busque a opinião de um(a) psicólogo(a), para que se tenha uma maior compreensão do caso, e ai então ele posa fazer os encaminhamentos necessários e mais adequados. Busque ajuda para não sofrer em demasia.
Desejo-lhe boa sorte.

Primeiro: é importante ter ciência da origem de seu diagnóstico, já que você relata ter Depressão que é uma doença com diversas características e nuances, onde se faz necessário um acompanhamento mais denso onde se detecte tal sintoma.
Segundo: Possuindo um diagnóstico claro e preciso, o profissional adequado- que é o Psiquiatra- vai verificar a real necessidade do uso ou não de qualquer medicamento.
Terceiro e não menos importante: A Psicoterapia seria um excelente complemento para seu sintoma. Estudos comprovam que a Psicoterapia potencializa o poder dos antidepressivos. O ideal é que ninguém fique dependente de medicamentos por muito tempo. Encaminho à interação medicamentosa somente quando a Psicopatologia do meu paciente está comprometendo severamente sua rotina e/ou relacionamentos em diversos ambientes.
Para finalizar, sugiro que procure um Psicoterapeuta e passe por um período nesse processo, revendo suas questões para verificar a eficácia do mesmo.

Abraços Fraternos,
É necessário distinguir depressão de tristeza. Um acontecimento ruim pode levar à uma tristeza profunda. O sujeito passa pelo luto até conseguir superar uma perda importante, por exemplo. Não sou favorável à medicalização do luto. É um processo que tem que ser vivido para ser superado. Creio que a maioria das pessoas tem recursos para superar um acontecimento difícil mas, caso contrário, a medicação pode ajudar. Seria interessante a ajuda terapêutica neste momento e de familiares que poderm se inteirar dos processos de luto e acompanhar de perto a pessoa em questão. É necessário ficar atento para que o luto não se transforme numa melancolia- essa sim, muito grave!
Sim, mas seria interessante tratar dos acontecimentos que desencadearam a depressão numa psicoterapia. E a colega está correta: estudos comprovam que a psicoterapia de diferentes abordagens são eficazes no tratamento da depressão mesmo quando não acompanhados de tratamento medicamentoso
Um quadro depressivo deve ser investigado e diagnosticado por um psiquiatra e, dependendo da gravidade deste, a medicação se faz necessária.
É importante frisar a necessidade de um acompanhamento psicoterápico para ajudar na elaboração desses eventos ruins que levaram ao quadro depressivo.
Concordo plenamente com os colegas acima, o processo psicoterápico se faz muito necessário nesse momento e dependendo do caso pode-se chegar a indicação medicamentosa.Abraços Fraterno.
Para a psicanálise a forma como enfrentamos as nossas atuais dificuldades e a carga de excitação psicológica que concentramos a esses mesmos problemas possuem uma conexão direta com nossas experiências infantis. Em condições mais vulneráveis os restos das memórias desagradáveis atacam e somatizam o corpo. A própria depressão mesmo sendo desencadeada na vida atual do sujeito tem raízes consistentes na insegurança do mesmo. Procure um terapeuta para auxílio nessa dinâmica...Abraços
Olá!
Sim, ela pode ser tratada com antidepressivos quando muito bem avaliada por um psiquiatra.
Minha sugestão é que você busque também por um processo terapêutico. A psicoterapia, em especial na abordagem cognitivo comportamental, apresenta evidências bem significativas quanto ao tratamento de depressão sem necessariamente o uso de medicamentos.
Espero ter lhe ajudado.
Att.
Pode sim. Mas é necessário uma avaliação criteriosa de um psiquiatra e elucidar melhor o caso.