Uma criança que não gosta de escrever, ele tem 7 anos e não consegue se concentrar na sala de aula e

25 respostas
Uma criança que não gosta de escrever, ele tem 7 anos e não consegue se concentrar na sala de aula e até mesmo em casa,não tem curiosidade em assistir novos desenhos por exemplo.
Ele toma zargus, as vezes não sei o que fazer.
Parece que ele não entende que é normal ele estudar,sei lá.
Preciso de ajuda...
O que fazer? O que dizer a ele para que possa me entender.
Olá!! Que prazer em falar com você! O mais importante é que você percebeu que existe algo de "errado" com o comportamento do seu filho... Minha orientação, é que você procure auxílio na escola e converse com o psicólogo escolar ou procure ajuda de outro especialista. O mais importante, é que seja breve, para que você entenda o que realmente está acontecendo. Obrigada pelo contato. Um abraço ...

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O ideal seria voltar no profissional que receitou a resperidona e juntos buscar apoio: encaminhamento ao psicologo. Na Escola que ele estuda procure a coordenadora veja a possibilidade de encaminhar ao psicopedagogo que poderá ajuda-lo nos problemas de aprendizagem estimulando, apoiado no ambiente escolar. Nao desista! Boa sorte! Saúde e paz
Olá. Essa idade do seu filho é muito importante, é base da educação. Aconselho a você como meus amigos já sugeriram, buscar um apoio psicológico na escola, e buscar uma avaliação com um profissional de psicopedagogia para entender a dificuldade de aprendizado de seu filho.
Bom dia! Se a criança já está medicada pelo neurologista, pede encaminhamento. Deverá ser avaliado por uma equipe multidisciplinar, psicólogo, psicopedagoga e até fonoaudiólogo. Espero ter ajudado!
Oi bom dia, seu filho necessita urgente de um profissional especializado em psicopedagogia na vida dele, para conscientizá-lo sobre esta realidade escolar. Posso te ajudar, um abraço
Bom dia.
O ideal é procurar um profissional wue atue com crianças, para que seja investigado o que causa "o não gostar de estudar".
Boa tarde, penso que o mais importante seria traçar um perfil diagnóstico da criança para a partir daí conhecer suas reais necessidades.
A avaliação Neuropsicológica seria uma ferramenta importante nesse processo, o que direcionaria a equipe multiprofissional no tratamento adequado.
Oriento procurar uma equipe multidisciplinar como psicólogo; psicopedagogo e/ou fonoaudiólogo e neurologista para avaliar a criança, a partir do diagnostico decidir o que é melhor para a criança.
Boa Tarde! Procure orientação de algum especialista, mas é importante conversar com a coordenação da escola para uma sugestão, e maiores observação ou até mesmo mudanças de estratégia escolar. Não esqueça de procurar ajuda psicológica, e se for necessário de outros profissionais. Boa Sorte.
Olá!
Ao observar que seu filho está encontrando dificuldades de concentração e de aprendizagem, como também de interesse e entusiasmo pelas atividades cotidianas do seu dia-a-dia é importante que você possa encaminhá-lo ao auxílio profissional.
A partir do que você disse, ele já faz uso de medicamento, de modo que é importante uma conversa multiprofissional entre o médico que receitou o remédio com um psicólogo, para a compreensão dos fatores emocionais e sociais que podem estar compondo o quadro clínico, como também com a escola e se possível com um pedagogo para auxiliá-lo mais diretamente no processo de aprendizagem.
Qualquer dúvida só entrar em contato.
Acredito que investigar nesse primeiro momento é de uma grande importância para melhor direcionar que medidas devem ser tomadas. O psicopedagogo investiga, analisa, previne e trata os sintomas que causam as dificuldades de aprendizagem. O diagnóstico realizado é uma investigação dos aspectos que ocasionam as dificuldades do suje em relação ao seu processo de aprendizagem. Utiliza instrumentos próprios da Psicopedagogia para a investigação. Trabalha de forma preventiva e interventiva na busca de soluções para dificuldades.
Primeira coisa a fazer é procurar um neuropsicologo, já que essa criança já tem medicação prescrita, que provavelmente deve ter o acompanhamento de um psiquiatra , e pedir uma avaliação neuropsicológica, que vai atestar se ela tem algum transtorno, pois pela narrativa da mãe, ela apresenta traços de TEA, TDAH, vom essa avaliação em mãos, procure uma psicopedagoga para iniciar a parte das dificuldades escolares, pois a parte da rotina e do laço de afetividade que essa criança criou com seus desenhos antigos, fica por conta da neuropsicokoga, que provavelmente é também uma psicóloga.
Olá! Como meus colegas já disseram é importante buscar ajuda multiprofissional. Uma psicopedagoga pode te ajudar a orientá-lo quanto ao passo a passo além de diagnosticar o que pode estar havendo com a criança. Também sugiro levar um relatório escrito pela escola (sobre o comportamento e desenvolvimento de seu filho) ao psiquiatra que o medicou para juntos definirem um tratamento adequado a fim de minimizar os prejuízos funcionais. Seu filho parece ter sintomas de Transtorno do Neurodesenvolvimento que deve ser diagnosticado o quanto antes. Um neuropsicólogo também poderá ajudá-lo. Abraços e sucesso!
Boa tarde
uma criança com essas dificuldades necessita passar por uma avaliação neuropsicologica para analise das dificuldades apresentadas . Posteriormente seria importante levar a criança para realizar acompanhamento com psicopedagoga a fim de ajuda-las nas dificuldades atencionais e escolares .
Como os colegas já colocaram é urgente uma avaliação psicopedagógica. Me preocupa muito sua fala porque a construção do conhecimento é um processo natural e espontâneo do ser humano, estimulado pela curiosidade e busca do saber, quando você diz que ele não demonstra interesse nem por novos desenhos fico me perguntado, onde está o desejo de aprender dele? Se perdeu?
Indicaria uma avaliação psicopedagogia, por ser a psicopedagogia um campo de atuação entre Educação e Saúde, que se dedica ao estudo dos processos da aprendizagem, mediando o diálogo com as vários campos de atuação neurologia, psicologia,...
A Avaliação multidisciplinar pode reorientar a uma nova consulta com o psiquiatra.
Boa tarde!

A sua preocupação já é um grande passo na busca de melhores esclarecimentos e soluções. Proceder uma avaliação psicopedagógica é de fundamental importância para entender as habilidades que seu filho possível e melhor entender o que impede que ele tenha desejo de aprender. Sugiro também exame do Processamento Auditivo Central para averiguar possivel desordem. Seu filho pode escutar perfeitamente bem, mas a velocidade com que processa a informação pode não estar tão adequada assim, favorecendo a desatenção, o não entendimento das coisas que são faladas a ele, entre outras questões. Para realizar o exame do PAC, precisará passar por um otorrino, fazer audiometria e estando tudo certo, procede o exame. Na avaliação psicopedagógica você terá esclarecimentos sobre que profissionais deverá procurar para ajudar seu filho em seu processo de aprendizagem. Felicidades! abco.
Boa tarde. Seu relato mostra que a criança já está sendo atendida por um neuropediatra. Seria importante também fazer uma avaliação interdisciplinar, realizada por uma equipe multiprofissional, para uma melhor análise desse comportamento. Essa equipe indicará as terapias necessárias que irão contribuir para o desenvolvimento da criança e também fará as orientações à família.
Boa tarde, querida mamãe!!! Como você menciona, seu filho foi atendido e avaliado, pois está sendo medicado, porém ainda não há o resultado almejado. Provavelmente ele dever ter feito também exames. Aconselho que a senhora retorne nesse profissional ou mesmo que não posso ou não queira voltar nesse procure um profissional da area "neurológica" levando todos os exames e receituários, e relate o que vem acontecendo, em conjunto com este profissional a senhora também pode também ter a ajuda de um "psicologo e um psicopedagoga para acompanhamento e intervenções", pois provavelmente a seu filho tem um laudo com diagnóstico. Espero ter ajudado. Grata pela confiança. Abraços!!! Se precisar fique a vontade, estamos a disposição.
Olá, bom dia.É preciso investigar e o mais rápido possível.
Talvez haja a necessidade de uma avaliação multidisciplinar, Mas como você menciona dificuldades na vida acadêmica, sugiro procurar um Psicopedagogo, para realizar uma avaliação.
Tudo dará certo. Um abraço.
Que bom que você se preocupa com seu filho. Você já deve ter feito muita coisa por ele. Mas é sempre bom lembrar que é preciso de intervenções, paciência e a certeza de que cada dia é um. Portanto procure ajuda e lute todos os dias por ele.
Primeiramente parabéns por se preocupar cedo com o futuro de seu filho. O ideal é aproximá-lo dos hábitos da família. Sempre ler livros perto dele, sempre deixar livros imagéticos, já que a idade dele recomenda-se interação com imagens, sons etc...Nada de dar celular para ele. Desejo sucesso. Abraço virtual.
Muitas vezes, o que está por trás desses comportamentos é uma dificuldade de aprendizagem que pode ser estimulada, desenvolvida, trazendo maior motivação e melhorando o desempenho acadêmico do paciente. Procure um psicopedagogo, para que faça uma avaliação, intervenção e, se necessário, um encaminhamento para outro profissional.
Olá! Não temos todas as informações sobre seu filho, mas o que você traz tem relação com aprendizagem, assim como com comportamento. É importante entender o que vem primeiro neste caso, seu filho pode precisar de uma avaliação com Psicólogo observando as questões comportamentais, mas também pode estar trazendo esse comportamento como o reflexo "do não conseguir aprender". Busque um auxílio na escola, um direcionamento e qual profissional você deve buscar primeiro e este por sua vez conseguirá te ajudar a entender o que está desencadeando tais comportamentos. Caso seja necessário, sem dúvida, o profissional vai fazer os devidos encaminhamentos. Abraço, Jaqueline!
Olá, com certeza está passando por uma fase delicada, a falta de concentração é um dos sintomas de que algo não está bem, o fato de ter percebido já te torna uma mãe muito cuidadora, dedicada e atenciosa. Busque auxílio de uma psicóloga ou psicopedagoga, com certeza são profissionais que vão te auxiliar nesse momento. Seu relato trouxe infinitas possibilidades, é necessário compreender o que está provocando esses sintomas, apenas uma observação profissional (mais de perto) poderá lhe ajudar.
Estarei à disposição para esclarecer suas dúvidas!

Especialistas

Telmo Jeronymo Sampaio De Mesquita

Telmo Jeronymo Sampaio De Mesquita

Neurologista

São Pedro Da Aldeia

Gláucia Almeida

Gláucia Almeida

Psicopedagogo

Ribeirão das Neves

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 79 perguntas sobre Avaliação neuropsicológica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.