Uma criança que lê livros de seu interesse, fala inglês sem ter frequentado qualquer curso e usa o

5 respostas
Uma criança que lê livros de seu interesse, fala inglês sem ter frequentado qualquer curso e usa o computador com extrema facilidade, mas que não tem amigos e parece impossível assimilar os conteúdos escolares, seria Asperger? Como o diagnóstico pode ajudá-lo na escola?
 Marina de Marco e Souza
Psicólogo
São Paulo
Se esses comportamentos apresentados pela criança chamam atenção e lhe parecem diferentes das demais, acometendo, inclusive, sua funcionalidade e socialização, aconselho que consulte um psicólogo para a mesma seja avaliada adequadamente. O resultado da avaliação ajudará a pensar nas devidas terapêuticas, quando for o caso, podendo ser desde uma intervenção psicoterápica até um encaminhamento para psiquiatra, psicopedagogo, fonoaudiólogo, entre outros, dependendo das demandas apresentadas pela criança.
Respondendo a segunda parte de sua pergunta, a avaliação psicológica fornece dados que podem auxiliar o profissional a orientar a escola quanto as estratégias de inclusão escolar, isto é, tanto na socialização quanto nas formas de acompanhamento pedagógico que esta criança pode se beneficiar. Nos casos de transtornos do espectro autista e psicoses, há a possibilidade da criança ser acompanhada por um Acompanhante Terapêutico (AT), favorecendo a integração dela com o ambiente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Estes comportamentos precisam ser avaliados, visando principalmente o potencial desta criança e sua adaptação ao meio social, para que não sofra discriminação e sofrimento emocional.
Procurar um neuropsicólogo seria um primeiro passo para outros encaminhamentos.
Gde abraço
 Joacil Luis de Oliveira
Psicólogo
Mamanguape
Se a criança não consegue assimilar os conteúdos escolares, é importante uma avaliação profissional no sentido de verificar alguma causa para isto. Nem sempre isto poderá estar associado a um problema do espectro autista (asperger). As habilidades da criança devem ser consideradas como fator importante para seu desenvolvimento. O fato de encontrar um nome para o problema, nem sempre representa uma solução. Há fatores como: dinâmica familiar, ansiedade, possíveis traumas, mutismo seletivo e muitos motivadores ansiosos que devem ser observados.
Olá!
Procure por um neuropsicólogo, esse profissional pode através de testes padronizados mensurar o potencial da criança, que é fundamental para um diagnóstico.
 Zaira Mesquita
Psicólogo
Teresina
O neuropsicologo te ajudará a identificar o melhor diagnóstico. Muita cautela para não estigmatizar a criança. Procure um bom profissional psicologo para orienta-lo!

Especialistas

Michelle Teles Barbosa Lima

Michelle Teles Barbosa Lima

Psicólogo

Fortaleza

Letícia Oliveira

Letícia Oliveira

Psicopedagogo

São Paulo

Elen Vanessa Rodrigues Inafuko

Elen Vanessa Rodrigues Inafuko

Psicopedagogo

Sorocaba

Kelly Ferreira

Kelly Ferreira

Psicólogo

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 215 perguntas sobre Síndrome de asperger
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.