Uma criança que até os nove anos era normal, mas aos dez começou a ficar cada vez mais reservada,

9 respostas
Uma criança que até os nove anos era normal, mas aos dez começou a ficar cada vez mais reservada, antissocial e sem expressão facial e com fala prejudicada. O que isso pode ser?
Olá. Não há nada que justifique essa alteração. Por isso, será importante fazer uma avaliação médica. Um neurologista poderá auxiliar inicialmente numa avaliação sobre os sintomas de alteração na fala. Os sintomas como isolamento e falta de expressão poderiam indicar algum conflito social, na escola, como bullying. Contudo, a alteração na fala justifica uma avaliação médica urgente.
Um abraço.

Esse comportamento pode ocorrer por inúmeras razões, desde bullying na escola, até algo neurológico. As crianças dessa idade por nao terem os mesmos recursos que nós adultos temos para verbalizar sobre seus sentimentos, muitas vezes se isolam quando algo está acontecendo. Está ocorrendo alguma mudança importante na família, como separação, morte, mudança de endereço ou de escola? Observe se algo de diferente aconteceu, pergunte na escola se está acontecendo algo lá também e com essas informações busque ajuda de um profissional de psicologia.Se forem descartadas causas emocionais, este profissionais provavelmente o encaminhará para um neuropediatra.
A primeira impressão é de que essa criança passou por uma situação muito traumática. Isso envolve abuso sexual ou psicológico. A alteração na fala, neste caso, seria um sintoma psicossomático, ou seja, um sofrimento tão grande, que não encontrando uma forma de expressão pela via da linguagem, se expressa diretamente no corpo. Quanto antes buscar ajuda psicológica melhor e também para descobrir a causa, na maioria das vezes o abusador está muito próximo.
A depressão não tem idade nem momento certo para aparecer. A depressão que antes só se diagnosticada em pessoas adultas, está cada dia mais fazendo sofrer também as crianças. vários fatores podem estar envolvidos, como: perda dos pais, divorcio e outros problemas familiares, bulling, maltratos, baixa autoestima. Estes são alguns dos motivos mais frequentes, porém, é de extrema necessidade que esta criança seja acompanhada por um neuropediatra, psiquiatra e psicólogo para um diagnóstico preciso e melhor poder ajudar. Vá em busca de ajuda o mais rápido possível.
Olá, pode ser vários os motivos para este comportamento. Alguma mudança na estrutura familiar, alguma desavença em algum ambiente, nascimento de um irmão. Vale pensar também que este é um pré-adolescente? Precisa fazer uma análise da família como um todo, para a partir disso dar uma possível conclusão. Sugiro uma consulta com psicólogo sistêmico, acredito que seja alguma dificuldade nas relações familiares ou limites, bjs
Sugiro o levantamento multidisciplinar do caso, com um profissional pediatra, fonoaudiólogo, neurologista, psicólogo e etc. A equipe poderá identificar se o caso refere-se a algum problema orgânico, que surgiu ao longo do tempo - neurológico, de origem genética, talvez - ou, descartada essa hipótese, se se trata de algum transtorno psicológico, originado de alguma situação traumática vivida pela criança. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Pelo que você descreve como "anormalidade" não podemos fazer relação com nenhum diagnóstico, pois há superficialidade em sua descrição, até mesmo no que se refere ao que seria ser mais reservado. Não sabemos. É preciso levar a criança a um psicólogo infantil para algumas sessões de observação e avaliação. A partir daí, o psicólogo também poderá indica-la a alguma outra especialidade: neuropsicologia, neurologia, pediatria, fonoaudiologia, enfim. Primeiro é preciso um contato inicial de um psicólogo com essa criança, com a família e até mesmo visitando a escola para entender o contexto no qual ela está inserida. Procure um bom profissional. Boa sorte!
Olá! Essas alterações podem ser indicativas de algo neurológico. Antes de se pensar em causas psíquicas, é necessária uma avaliação com neurologista. O fato de estar mais reservado, pode ser tanto em decorrência de algo neurológico como uma resposta a situações vivenciadas de aspecto emocional, como por exemplo um bullying em detrimento dos sintomas apresentados pela criança. De igual forma a falta de expressão facial, pode ser algo de embotamento afetivo, como sintoma de algo neurológico. Sugiro que procures um neurologista para uma avaliação adequada e posteriormente adotarem as condutas necessárias, tais como uso de medicação, de encaminhamento para psicólogo ou outro profissional da saúde. Espero ter ajudado. Sigo à disposição.
Sem a avaliação do histórico desta criança não conseguimos encontrar uma justificativa para essa alteração, entretanto, pode estar relacionado a conflitos sociais que estão levando a baixa autoestima, ansiedade. De qualquer forma, tais sintomas indicam sofrimento emocional e necessitam ser avaliados e tratados por especialistas. Recomendo consulta com neuropediatra para investigar questões fisiológicas, e com psicólogo especialista na área infantil(saberá avaliar melhor os sintomas do que um psicólogo generalista) para avaliar a parte psíquica. A questão da fala pode estar associada a ansiedade generalizada que pode apresentar mutismo seletivo como comorbidade.