Uma criança pode ter só o TDA? Precisa de medicação ?
8
respostas
Uma criança pode ter só o TDA? Precisa de medicação ?
Olá. O TDA ou TDAH podem ser sintomas de outras questões ou quadros que os estejam causando. Nos casos mais graves, em que não ocorre melhora com o tratamento psicoterápico pode ser necessário o uso da medicação. Porém, deve ser avaliado caso a caso, de forma que não prejudique o desenvolvimento da criança. Atualmente, presenciamos a uma "Síndrome de Diagnósticos", em que vários comportamentos que fogem um pouco à norma são imediatamente diagnosticados como patologias e consequentemente medicados. Daí a importância de uma escuta que permita distinguir o que é de cada um, ou o que pode estar trazendo prejuízos.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sim é possível uma criança só apresentar TDA, sem sintomas de hiperatividade. Muitas vezes não se faz necessário a medicação, só com acompanhamento psicoterápico a grandes melhoras. É importante procurar um terapeuta que avalie a necessidade e , caso precise de medicação encaminhe para um psiquiatra ou neurologista infantil . Espero ter te ajudado.
Sim, uma criança pode ter predomínio dos sintomas de desatenção e não manifestar a hiperatividade. Pode ser feito tratamento sem a medicação, mas algumas vezes ela é necessária e traz grande melhora na qualidade de vida do paciente. Recomendo que procure um psiquiatra da infância para uma melhor avaliação e orientações específicas para o caso. Espero ter ajudado. Um abraço.
Sim pode, porém é bom observar com mais cuidado outros sintomas que podem indicar afetações em decorrência do problema em curso, como queda de autoestima, alterações no humor e afetividade. Avaliação psiquiatra é muito importante, assim como, uma avaliação neuropsicológica, sendo recomendado também tratamento psicológico. Espero ter ajudado para melhor compreensão do problema.
O fato de ter alteração em TDA e não em TDH, não exclui o diagnóstico de TDAH.
Porém é importante investigar o contexto do paciente a tratar psicologicamente e sistêmicamente relacionando com as pessoas e seu meio. Conflitos emocionais do contexto podem gerar funcionamento alterado. Isso pode ser avaliado e diferenciado com auxílio da entrevista e bateria psicométrica.
Porém é importante investigar o contexto do paciente a tratar psicologicamente e sistêmicamente relacionando com as pessoas e seu meio. Conflitos emocionais do contexto podem gerar funcionamento alterado. Isso pode ser avaliado e diferenciado com auxílio da entrevista e bateria psicométrica.
Te convidamos para uma consulta: Avaliação psicológica - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Normalmente o Déficit de Atenção está associado a Hiperatividade, mas não é uma regra. Desta forma, a criança pode apresentar apenas o DA. No entanto, faz-se necessário o tratamento com o uso dos medicamentos adequados, que devem ser receitados pelo neuropediatra. É importante ainda a realização da psicoterapia, que é realizada pelo psicólogo.
Boa tarde. Sugiro que converse com o profissional, o qual o diagnosticou, para retirada de dúvidas pois, cada caso é um caso e, é preciso verificar a necessidade de forma individual, independente do diagnóstico ser combinado com hiperatividade ou não. Lembrando que, é importante que, junto com a medicação, seja realizado a análise pessoal individual, com uma Psicóloga (o), para melhores resultados.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Boa noite. É possível que a criança apresente somente o déficit de atenção sem a hiperatividade. Sugiro que antes de entrar com o uso de medicamentos procure um psicólogo para que os sintomas sejam investigados. É importante pensar se se trata mesmo de um déficit de atenção ou a atenção dessa criança está voltada para outra coisa? E porquê é mais fácil prestar atenção em algumas coisas do que em outras? Acredito que descobrir e tratar a causa dos sintomas é mais importante que enquadra-la dentro de um diagnóstico. Caso avaliado a necessidade, o psicólogo pode encaminha-la para outros profissionais.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá, minha filha tem 4 anos, mudou de cmei a uns 4 meses. Em outros cmeis sempre tivemos elogios dela, porém agora a professora nos informou que ela está com muita sonolência e não quer participar das atividades, fica deitada na mesa ou pede para ficar sentada. Vez ou outra participa,porém não foca,…
- Minha filha tem 9 anos e disse q gosta de fica sozinha as vezes isso é normal? E tb já teve uma crise qundo a colega n quis falar com ela ela se arranhou isso é normal?
- Eu tenho um diagnóstico de TDAH, porém, agora estão suspeitando de TAB, e pode ser que tenha mais se um transtorno associado, logo, as medicações podem não surtir o efeito que se espera, por não poder misturar estabilizadores com psicoestimulantes, O que devo fazer?
- Para os especialistas em psiquiatria tem como dá o diagnóstico na primeira consulta? Tenho suspeita de ter TDAH.
- Minha filha é deficiente intelectual desde o nascimento teve um a hipóxia falta de oxigenação no cérebro, se desenvolveu com atraso cognitivo em relação as outras crianças, hoje tem 22 anos é bem funcional estuda de forma online e independente, mas percebi que ela assiste duas series e sempre repete…
- Tenho 38 anos e fui diagnosticada com TDAH há 2 meses. Iniciei Fluoxetina e Atentah há 2 meses. O Atentah comecei tomando quarenta.mg e passei a tomar oitenta.mg faz umas 3 semanas. Fluoxetina eu tomo quarenta.mg por dia Ontem e hj ando sentindo uma tristeza imensa e uma agonia mto forte no peito. Chorei…
- Oi tô tomando ritalina e tô com muita dor de dente e dor de cabeça posso tomar dipirona
- Tenho TDAH. Eu posso um dia conseguir parar de tomar a medicação?
- Meu filho tem 3anos é está apresentando agressividade no colégio,que bater quando tomando os brinquedos da criança,o que devo faze?
- É verdade que pessoas com ansiedade tem hiperfoco?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 441 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.