Uma criança deficiente intelectual leve pode ter também síndrome de Irlen?

23 respostas
Uma criança deficiente intelectual leve pode ter também síndrome de Irlen?
Prof. Paula Abdo
Psicopedagogo
São Paulo
Sim, uma criança DI pode ter a Síndrome de Irlen.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim. O neuropediatra que acompanha a criança pode fazer essa avaliação também. Inclusive solicitando exame para levantamento de sindtomes.
 Alessandra Madeira de Andrade
Psicopedagogo, Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Uma criança com DI não pode ter também a chamada Síndrome de Irlen, pelo simples fato dela já possuir o diagnóstico de DI. O que acontece as vezes é que uma criança com DI pode apresentar sintomas parecidos com os sintomas de outras patologias, mas são somente consequência da DI. Cuidado com pseudodiagnósticos, pois, caso contrário seu filho vai começar a colecionar diagnósticos: TDAH, Transtorno de Aprendizagem, Irlen, etc... Procure profissionais com experiência para uma avaliação correta de seu filho. Abraços.
Bom dia! sim, uma criança com déficit intelectual pode ter Síndrome de Irlen. O ideal seria procurar um oftalmologista para fazer o diagnóstico e dependendo do grau da alteração pode-se precisar de uma equipe multidisciplinar como psicopedagogo, fonoaudióloga, psicólogo, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta. Eu sugeriria você começar pelo oftalmologista e psicopedagogo. Boa sorte!
 Sandra Rangel
Terapeuta complementar
São Caetano do Sul
Bom vamos lá.
A criança pode apresentar um DI em função da síndrome de Irlen, porque essa síndrome trata-se de uma dificuldade relacionada a manutenção da Atenção , compreensão e Memorização e a atividade ocular durante a leitura cuja a consequência é deficit de Aprendizado que pode comprometer o comportamento do individuo e suas Relações Sociais .há pesquisas que indicam que cerca de 46/( por cento)das pessoas com dificuldades escolares tem Síndrome de Irlen.O ideal é pedir que se faça o exame .
Um gde abraço
Concordo plenamente com o que falado pela Sandra Rangel e acrescento que o contrário tb é verdadeiro, ela pode ser DI e ter como comordidade a sindrome de Irlen. Quanto ao exame ele é feito por profissionais que fizeram o curso em Minas Gerais na Clinica de Hollos , e não são oftalmologistas, poucos os que aceitam e fizeram o curso. As pessoas que fizeram o curso se chamam screeners. A pessoa procura no site da clinica lá tem o nome e fone dos screeners em todo o Brasil.
Eu faço esta avaliação.
 Mariana Bechara Ximenes
Psicopedagogo
Osasco
Sim. Pode ter.
 Antonia Ferreira
Psicopedagogo
Pelotas
Olá. Sim. O necessário é saber qual é o diagnóstico primário, para adequar a terapia que ajude a desenvolver as duas necessidades.
 Carla Prates
Psicólogo, Terapeuta complementar, Psicopedagogo
Águas Claras
Indico que procure um profissional que tenha formação, os chamados Screeners.
Muitas patologias podem se confundir, e não raro existem indivíduos que possuem comorbidades, que são sintomas associados de diferentes patologias. Portanto tenha cuidado ao escolher seu avaliador.
Boa sorte.
 Catarina Vanessa Pierno Dionelo
Psicopedagogo
Curitiba
Sim, são fatores independentes e que podem ser apresentados em um indivíduo como comorbidade!
 Juliene Liv Arriaran
Psicopedagogo
Barueri
Olá, existem controvérsias no diagnóstico da síndrome de Irlen. A síndrome de Irien ainda não consta no CID 10 e os tratamentos propostos não tem comprovação científica.
Uma criança com DI leve, pode aumentar seu QI trabalhando com uma equipe multidisciplinar, o irá gerar uma ótima qualidade de vida!! Um grande abraço
 Sonia Andrade
Psicanalista, Psicopedagogo, Terapeuta complementar
Miguel Pereira
A Síndrome de Irlen é uma alteração visuoperceptual provocada por um desequilíbrio da capacidade de adaptação a luz. Pode ser detectada
através de teste, efetuado por um profissional habilitado. Encontra-se no CID 10 código 81.0
É interessante fazer o referido teste para ter certeza se a criança é portadora da Síndrome.
É possível uma criança ter deficiência intelectual e ter a Síndrome de Irlen. Porém, faz-se necessário uma boa avaliação, por existir uma variedade de transtornos, e as intercorrências subjetivas.
 Márcia Zakur Ayres
Psicopedagogo
Belo Horizonte
Sim, pode! São avaliações e diagnósticos distintos e independentes, mas que podem se apresentar em comorbidade, ou seja, a criança pode ter dois ou mais diagnósticos.
É recomendável a avaliação por profissionais experientes,
sim, entenda que algum transtorno ou deficiência podem vim com alguma comorbidade, a síndrome de Irlen pode vim tanto em DI quanto a qualquer outro transtorno associado, pois é um problema na visão.
 Rosana Lopes
Terapeuta complementar
São João de Meriti
A comorbidade pode acontecer sim, e são causados por fatores independentes. A síndrome de írlen é uma alteração visuoperceptual, causada por um desequilíbrio da capacidade de adaptação à luz que produz alterações no córtex visual e déficits na leitura.
 Tatyana Zanesco
Psicopedagogo
Uberlândia
Sim, não estão diretamente associadas, ou seja, nem toda pessoa com DI vai apresentar a síndrome, mas, pode acontecer de ter as duas coisas. Somente um exame realizado por oftalmologista especializado em Irlen, poderá levar à fechar um diagnóstico.
 Regina Coeli Barroso Simões
Psicopedagogo
Belo Horizonte
Boa tarde!
São diagnósticos completamente diferentes, que deverão ser avaliados com muita cautela. Entretanto, uma criança com DI , pode sim apresentar a Sidrome de Irlem. Sugiro procurar profissionais capacitados e experientes para fazerem o diagnóstico do seu filho.
 Lucélia Maria Chermawiski Moreira Lima
Terapeuta complementar
Jacupiranga
Observa-se que nos comentários acima o principal é que se procure um bom profissional, e que ha possibilidades sim de DI também ter a síndrome. Sabemos também que Síndrome de Irlen é hereditário, pois então seria bom que você pesquisasse se na família há alguém com esses sintomas e ou que já foi diagnosticado.
 Luely Molterer
Psicopedagogo
São Paulo
O mais indicado é um psiquiatra , para avaliar qual o impacto desta síndrome na vida da criança . Se há necessidade de medicação para melhorar sua qualidade de vida .
 Roseli Maria Scarin do Nascimento
Psicopedagogo
Mogi Guaçu
Sim, pode.7
Dra. Silvana Langbein
Psicopedagogo
Cambará do Sul
Olá!
Eu estou me dedicando aos estudos dessa patologia agora, pois, como sou da área da deficiência visual esse caso acaba chegando depois de passar por diversas outras terapias. As patologias que camuflam a síndrome de Irlen geralmente são o TGD transtorno Global do Desenvolvimento (dislexia, TDAH, enxaquecas), quanto à restrição intelectual, está é a primeira hipótese dada pelo professor até chegar ao psicopedagogo. O tratamento é neuropsiquiátrico, psicopedagógico e oftalmo. Existem lentes corretoras coloridas de acordo com o grau de correção, porém são bem caros, é possível conseguir pelo SUS. Desejo sucesso! Abraço virtual!
Olá! A Síndrome de Irlen ou distúrbio do processamento perceptual que pode afetar qualquer indivíduo, mesmo sendo um bom leitor. A severidade dos sintomas e as manifestações de comportamento podem variar como a sensibilidade à luz e má percepção espacial. Assim, a a pessoa com TDI pode ter SI.
olá, apenas uma avaliação com a medica neurologista para confirmar esses dados com exames e testes.

Especialistas

Vivian Neves

Vivian Neves

Psicopedagogo

São Paulo

Larissa Fontão

Larissa Fontão

Psicopedagogo

Mesquita

Beatriz Brito

Beatriz Brito

Psicopedagogo

João Pessoa

Tatiana Lorenzoni

Tatiana Lorenzoni

Psicopedagogo

Taubaté

Ana Paula Nascimento

Ana Paula Nascimento

Psicopedagogo

Jacareí

Letícia Oliveira

Letícia Oliveira

Psicopedagogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Síndrome de Irlen
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.