Uma avaliação psicológica de concurso publico em que se usou apenas um teste (IFP II) para avaliar p

20 respostas
Uma avaliação psicológica de concurso publico em que se usou apenas um teste (IFP II) para avaliar personalidade é válida? Considero que um único teste não consegue emitir uma avaliação consubstanciada da personalidade e , até para evitar injustiças , não seria mais adequado a associação entre dois testes de personalidade pelo menos? Acredito que posso ter reprovado em uma das escalas, por apenas um ponto, há algo que se possa fazer? Pois realmente não confio no resultado de apenas um teste isolado.
´Depende do objetivo da avaliação psicológica. Para algumas funções específicas, existem testes especializados para avaliar a capacitação do indivíduo as exigências da atividade fim a que ele se candidata.
(para dirigir um veículo, para portar uma arma etc...). Para outras funções o teste psicológico é apenas mais um elemento de uma bateria de informações que são parte dos requisitos necessários para as funções. Sempre será o profissional responsável pela seleção quem vai determinar qual ou quais os testes que irão identificar a capacitação dos candidatos às exigências da função.

Como psicóloga, já fiz este procedimento que vc cita, no entanto, além do teste psicológico é realizada uma entrevista psicológica que faz parte da avaliação. É suficiente para selecionar o mais apto ao cargo, já que são pouquíssimas vagas e na maioria dos casos a a avaliação psicológica é definitiva. Mas não se preocupe com isso, o teste tem determinada validade, não quer dizer que vc tem algum problema, mas que nas especificidades do concurso vc não atingiu a pontuação necessária.
Compreendo sua dúvida. No entanto, os testes nesse tipo de situação tendem a ter sua análise com foco em algumas características, de forma a verificar determinadas habilidades necessárias para o desempenho da função em questão. Não é objetivo primário fazer uma 'escaneamento' de sua personalidade. Mas, caso se sinta prejudicado, entre em contato com a administração do concurso, e verifique a possibilidade de ser informado sobre as habilidades verificadas pelo teste nesse concurso específico. Boa sorte!
A Avaliação Psicológica em Concursos utiliza instrumentos de avaliação, técnicas capazes de aferir minimamente habilidades específicas para o exercício do cargo e características de personalidade, por meio de métodos e técnicas psicológicas que contemplem as atribuições e as responsabilidades do cargo. Ao candidato INAPTO é oferecida a entrevista devolutiva, na qual será informado em que habilidade específica ou característica de personalidade foi considerado inapto.
Ao ser considerado INAPTO na Avaliação Psicológica não significa a existência de transtorno cognitivo e/ou comportamental, evidencia apenas que o candidato não atendeu, à época da Avaliação os requisitos exigidos para o exercício do cargo ao qual concorreu.
Normalmente é oferecido nos editais de concurso ao candidato uma segunda oportunidade para ser avaliado, caso não atinja os requisitos novamente o candidato pode fazer outra avaliação com profissional devidamente habilitado e inscrito no CRP e entrar com Processo Judicial para solicitar a pose na vaga ao qual esta pleiteando.
Geralmente para seleção dos aprovados em concurso público a comissão do mesmo, especifica o que é necessário verificar e como são várias particularidades a serem avaliadas para exercer tal cargo, se faz necessário aplicar um conjunto de testes, somados com entrevistas e outros métodos avaliativos.
Olá,

Os testes psicológicos que são de uso exclusivo de profissionais da Psicologia tem validade científica e procedimentos adequados para avaliar aquilo que se propõe; além de servir de complemento a um processo de avaliação psicológica.
Se você tiver alguma dúvida ou necessitar de uma devolutiva, pode procurar a comissão organizadora conforme as informações que devem constar no edital do concurso.

Boa sorte!
Boa Tarde! Ao meu entender o teste é apenas uma parte da avaliação, mas você pode e deve questionar no caso de duvidas.
Olá...
Compreendo a sua dúvida.
O teste psicológico é fidedigno, geralmente o profissional faz a entrevista e teste, em alguns casos utiliza de mais de um para avaliação, mas o único é validado.
Considero importante conversar sobre a sua duvida com a empresa que lhe atendeu.
Abraços!
Para uma avaliação psicológica precisa é necessário que se faça aplicação de pelo menos três testes que verifiquem determinada característica de personalidade, portanto o resultado de somente um teste não pode ser fator decisivo. Lembrando que o IFP é um inventário fatorial de personalidade. Inventários são usados para abrir caminho para aquilo que se quer avaliar, ou seja, se houver indício de algo lá apresentado, o psicólogo irá aplicar testes de personalidade para confirmar o que constou no inventário.
Você pode contratar um psicólogo que monte uma avaliação psicológica e entrar com recurso.
Você ta certa um teste nao avalia tudo, mas ele tb não reprova,o que acontece é que ele apenas irá indicar os mais aptos ao cargo no momento, é necessário que se tenha algo para baliar já que sao muitos candidatos.
Att.
Eduaro
O psicólogo chamado segue o protocolo do edital. Você pode pedir recursos quando sair o resultado. Pode pedir um laudo do processo de avaliação psicológica para você.
O edital do concurso público especificará, de modo objetivo, os construtos/dimensões psicológicas a serem avaliados, devendo ainda detalhar os procedimentos cabíveis para interposição de recursos.
Olá, não existe uma quantidade de testes a serem aplicados, o processo de avaliação consiste também na entrevista realizada com o profissional.
Olá. Não existe número mínimo de testes para determinado resultado, sendo um concurso. Além disso, para maiores definições, é realizada a entrevista psicológica que complementa os resultados da escala. Como já disse um colega, vc ser considerado inapto, não define como portador de algum transtorno, apenas que seu perfil não atende a algum requisito da seleção. Se sente-se prejudicado de alguma forma, pode, além de recorrer à instituição responsável pelo concurso, tirar suas dúvidas sobre a conduta da avaliação psicológica no Conselho da sua região.
Olá! Compreendo sua dúvida e preocupação. Os testes psicológicos avaliam diversos fatores e a avaliação é um processo mais amplo. Para concurso, o profissional segue o que está no edital do certame. Os testes utilizados são validados e fidedignos. Porém, caso não concorde com o resultado ou procedimento, acredito que seria interessante entrar com um recurso.
Se você acha que saiu prejudicada o ideal seria entrar com uma ação requerendo uma nova avaliação. Assim você poderá concluir se foi mal avaliada ou se realmente não passou nos requisitos exigidos pelo cargo específico.
Importante você procurar se ouvir, ser generosa consigo e observar se percebe que tem algo que está acontecendo no seu entorno que possa estar lhe tolhendo assim. Sofrimento não é para nos acostumar. Se não conseguir identificar procure ajuda, pessoa próxima de confiança ou profissional. Você pode atravessar isso. Boa sorte.
Os testes de Personalidade são uma etapa importante em qualquer Avaliação Psicológica; nesse caso é importante, como já foi dito, ver o que o Edital do Concurso exige como critérios classificatórios e eliminatórios. O teste citado é baseado em Necessidades Básicas que, de acordo com o autor, todo ser humano deve ter. Se o edital permitir, pode-se usar mais de um instrumento... é indicado, portanto, outro Teste de caráter mais projetivo. Somado aos resultados dos testes, vem a interpretação Quantitativa (que compara o sujeito a uma amostra da população do Pais, estado, cidade, faixa etária, gênero correspondente) e Qualitativa (a forma como o candidato desempenhou o teste). Também temos a entrevista inicial e observação clinica. Então, mesmo sendo um único instrumento é possível fazer uma boa análise, levando-se em conta os critérios éticos de interpretação e conclusão.
Caso tiver retorno inapto na avaliação psicológica, você pode verificar no edital a data da entrevista de devolução, acusar interesse e ir acompanhada de um psicólogo contratado que pode manusear bateria de testes, todo processo da avaliação inclusive o teste de personalidade, observando levantamento correção etc.. e verificar se confere com resultado mesmo ou se há algo para recorrer e contestar caso exista alguma injustiça. Boa Sorte!
Sugiro buscar outras fontes de informação, para recorrer se necessário for.