Uma amiga irá realizar uma cirurgia de retirada de um cordoma na base de crânio, sequelas são inevitáveis?
1
respostas
Uma amiga irá realizar uma cirurgia de retirada de um cordoma na base de crânio, sequelas são inevitáveis? Necessariamente ficará alguma sequela da cirurgia?
Bom dia. Os cordomas são tumores com comportamento frequentemente agressivo e expandem-se afetando estruturas adjacentes. Os sintomas mais preocupantes acontecem quando o tumor comprime estruturas neurais. O tratamento clássico é a ressecção cirúrgica e o sucesso do procedimento esta associado ao total que se consegue retirar do tumor. Hoje em dia existem terapias adjuvantes à cirurgia não disponíveis no Brasil. Idealmente tentamos retirar todo o tumor, mas com frequência essa margem não é sempre possível, o que leva a taxa considerável de recidiva do mesmo após cirurgia. As sequelas decorrentes do procedimento cirúrgico estarão relacionadas ao local do cordoma, as estruturas adjacentes envolvidas e ao objetivo final de ressecção do tumor. Tumores da base do crânio podem ser acessados de diferentes maneiras e o planejamento pré-operatório e experiência do cirurgião nesse tipo de patologia será fundamental para que os danos sejam mínimos, ou seja, não necessariamente ficarão sequelas.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas
Perguntas relacionadas
- Fiquei com hemiplegia depois da retirada de tumor Clivus cordona,isso acontece sempre?
- Todo tumor no clivus, é câncer? Um tumor de 2cm no clivus tem sintomas?
- Fui operada de uma lesão na coluna, a biopsia mostrou cordoma. É grande a chance de recidiva? Cordoma estava localizado em L5/S1
- Meu pai tem cordoma de sacro ele já possui 11cm. O que é aconselhável fazer? Quais são as consequências de uma cirurgia?
- Meu pai é portador de Neoplasia maligna de coluna vertebral (cordoma), sem proposta de cirurgia no momento, devido a morbidade da cirurgia. Ele fez 35 sessões de radioterapia. Ele pode fazer ozonoterapia???
- A pessoa com cordoma vive quanto tempo em media com a doença?
- Fiz cirurgia pra retirada de cordoma no coccix e sacro, perdi sensibiliade na regiao pelve e incontinencia fecal faz 1 ano essa cirurgia, tem reversao? Posso voltar a ter sensibilidade e contraçao dos musculos?
- Meu esposo foi diagnósticado com Cordoma cerebral ( regiao petroclival) e ja realizou em um intervalo de 2 anos 3 ressecções sendo que a segunda foi seguida de radioterapia. Nesta terceira que o medico dele pensa em associar com quimioterapia. A quimio é indicada?
- Tenho cordoma de clivus, com invasão do seio cavernoso, osso esfenoide e envolvimento das artérias carótidas situadas no polígono de Willis. É possível operar?
- Boa noite! Tenho uma irmã que está com uma dor no fim da coluna há 7 meses, agora o exame acusou que ela está com cordoma, estou com muito medo de perde-la, pois não tenho muitas informações sobre a doença. Existe possibilidade de cura?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 11 perguntas sobre Cordoma
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.