Um teste de QI foi feito pelo método wechsler e deu QIT 95,a neuropsicologa disse que é QI médio,vi

16 respostas
Um teste de QI foi feito pelo método wechsler e deu QIT 95,a neuropsicologa disse que é QI médio,vi um artigo sobre a pontuação de QI wechsler dizendo que de 85 a 99 é média baixa,mas a neuropsicologa não colocou que é média baixa,disse apenas que é inteligência média...como explicar?
Olá, o QI 95 encontra-se dentro da média, está correto :).

Atenciosamente,

Olá o coeficiente de eficiência cognitiva (QITOTAL) é o resultado do seu desempenho no teste, verificado em tabelas padronizadas para cada faixa etária, a classificação que a profissional apontou é fundamentada nesses estudos padronizados do teste. Sugiro conversar com a profissional que realizou a avaliação neuropsicologica para melhor sanar suas dúvidas.
Olá, Q.I. de 90 a 109 está dentro da média. A Neuropsicologa está certa. Acredito que o erro esteja no artigo que você leu, principalmente se ele não for científico, e for apenas de alguma página da internet. Inferior à média está a pontuação de 80 a 89 e que ainda encontra-se dentro do esperado, apenas com algumas dificuldades que podem ser mais bem estimuladas através de intervenção de treino cognitivo , focado na funcionalidade de vida diária.
Olá, tudo bem?

A neuropsicóloga que realizou a avaliação está certa, sim, fique tranquilo (a). Todas as classificações de QIT constam nos manuais do próprio teste, e, portanto, os neuropsicólogos se utilizam dessa métrica estabelecida no próprio teste.
De acordo com a Escala de Inteligência Weschler, é considerada inteligência dentro da média, de 90 a 109.
Entretanto, visto que a inteligência humana é ampla, não podendo ser reduzida a apenas os resultados dos testes, é interessante que você conversasse com a neuropsicóloga, a fim de esclarecer as dúvidas referentes a quaisquer dificuldades.

Espero ter esclarecido as suas dúvidas,

Estou à disposição!

Abraço!
A avaliação do QI, se não for para alguma alteração clínica suspeita; pode gerar preocupações de cunho psicológico desnecessário ao paciente. O resultado médio significa um padrão dentro do normal para as pessoas em geral. Muitos psicologos não o aplicam mais. Porém faz parte da bateria ou grupo de investigações do Neuropsilin, aplicado por neuropsicologos especializados para tal investigações,
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
O QI, ou Quociente de Inteligência, é uma medida numérica que busca avaliar a inteligência de uma pessoa em relação à média da população. Foi criado pelo psicólogo alemão William Stern em 1912, e desde então, várias versões e testes de QI foram desenvolvidos para medir a inteligência em diferentes contextos.

O teste de QI geralmente é projetado para avaliar várias habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, memória, habilidades matemáticas, habilidades verbais, capacidade de resolução de problemas, entre outras. Ao responder a perguntas e realizar tarefas específicas, os indivíduos recebem uma pontuação numérica que representa sua inteligência em relação a uma amostra de pessoas da mesma faixa etária.

É importante notar que o QI não é a única forma de medir a inteligência humana. Existem muitas outras capacidades e habilidades que não são capturadas por um teste de QI, como criatividade, empatia, habilidades sociais e inteligência emocional.

O QI tem sido utilizado em várias áreas para diversos fins, tais como:

Educação: Em alguns sistemas educacionais, o QI é usado para identificar crianças com habilidades excepcionais ou necessidades especiais de aprendizado.

Seleção profissional: Em certos casos, o QI pode ser usado como parte de processos de seleção de emprego para avaliar as habilidades cognitivas dos candidatos.

Pesquisa científica: O QI tem sido usado em pesquisas para entender como a inteligência se relaciona com outros fatores, como saúde mental, sucesso acadêmico, etc.

Avaliação clínica: Em algumas situações clínicas, o QI pode ser usado como parte de uma avaliação para detectar possíveis deficiências cognitivas ou atrasos no desenvolvimento.

É essencial entender que o QI é apenas uma medida limitada da inteligência humana e não pode capturar completamente a complexidade e diversidade das habilidades mentais de uma pessoa. Ele não define o valor ou o potencial de um indivíduo, e a inteligência é apenas uma das muitas facetas que compõem uma pessoa completa e única.
Procure ajuda psicológica. Posdo tr ajudar a lidar melhor com essas questões.
As escalas Wescheler são instrumentos padronizados que avaliam aprendizado com influência ambiental ( compreensão verbal); aprendizado com influência genética (Organização perceptual); o quanto é ágil para executar uma tarefa (velocidade de processamento) e a capacidade de memorizar por no máximo 5 minutos para executar instruções e comandos direcionados a vc (Memória operacional). Desse modo, a média desse índices resultam no coeficiente de eficiência (QI) e precisa está entre 90 a 109 (média) - em comparação com indivíduos da sua faixa etária. Resumindo: não se atenha apenas ao QI, veja o todo. Dúvidas estou a disposição!
A interpretação dos resultados de testes de QI, como o método Wechsler, envolve uma série de fatores. O termo "inteligência média" pode ser usado de maneira mais geral para descrever uma faixa de pontuações que abrange a média da população em geral. No entanto, é importante lembrar que os termos "média" ou "média baixa" podem variar dependendo do contexto e da interpretação específica do profissional que está analisando os resultados. Esses rótulos são uma forma qualitativa ( e arbitrária, definida por padrão) de descrever seu despenho. Ela é baseada em subdivisões na distribuição de percentis em relação a população de padronização. No seu caso específico, QI 95 equivale ao percentil 36,9%. Por convenção, se considera dentro da faixa média, escores entre os percentis 25% e 75% ( que no caso do QI seriam pontuações entre 90 e 110). Entretanto, pela média "exata" QI 100 ou percentil 50%, algumas pessoas podem preferir classificar como média baixa ou média inferior, para deixar clara a informação que é um escore com percentil um pouco menor do que o percentil médio "exato", entretanto o correto, pela convenção de classificação é considerar um faixa média ( entre 25% e 75%) e não apenas o valor 50% como um valor médio, já que existem pequenas variações individuais que não implicam em um comprometimento cognitivo nem de fato uma inteligência significativamente menor do que a média da população.

Em resumo, mais importante do que o rótulo do seu desempenho , o valor de percentil é o que vai dar a dimensão precisa de onde vc está localizado em relação a população e cada profissional pode usar esse valor de percentil pra definir faixas como quiser, mas a recomendação geral e a classificação geral aplicada definem o percentil 36,9% ( ou QI95) como dentro da faixa média populacional e, portanto, sem alterações significativas de desempenho intelectual geral ( o que não exclui alterações de desempenhos em funções específicas isoladas)
Existe média superior, média inferior... mas no fim das contas está na média!

Lembrando que isso não te define, viu?! É apenas uma avaliação de uma parte da sua cognição... você é mais do que você pensa que é! ;)
Cada pessoa tem seu jeito de ser e estar no mundo e um teste como esse não a faz melhor nem pior. A pessoa é muito mais do que um teste de Q.I.
O resultado do teste de QI pelo método Wechsler pode ser interpretado de maneiras ligeiramente diferentes, dependendo do critério utilizado e das escalas de classificação. No entanto, em geral, um QIT (Quociente de Inteligência Total) de 95 é considerado na faixa de "inteligência média". As classificações de inteligência frequentemente são divididas em categorias como "superior", "média" e "inferior", com variações nesses intervalos.

É importante notar que o rótulo específico (média, média baixa, etc.) não é tão crucial quanto a compreensão de suas habilidades e pontos fortes. A inteligência é multifacetada, e um único número do QI não captura toda a gama de habilidades cognitivas e habilidades de uma pessoa. Se você tiver preocupações sobre a interpretação do resultado ou se quiser entender melhor como usar essas informações para o seu desenvolvimento, pode ser útil discutir isso com a neuropsicóloga ou um profissional de saúde mental.
Olá. Concordo com a avaliação da neropsicóloga. É possível que se leve em conta outras testagens, as anamneses, o fatores culturais e temporais que, muitas vezes, testes não podem mensurar.
Olá!! Bom dia :)

Sim, o resultado 95 pra QI é considerado como resultado médio para a população brasileira dentro da validação do teste (a média é entre 90 e 109), tá certinho ;)
Boa tarde! O resultado obtido está dentro da média da população analisada, é importante considerar além dos valores obtidos as características individuais. Algumas habilidades não são mensuradas em testes de inteligências.
A interpretação das pontuações de um teste de QI, como o método Wechsler, pode variar um pouco dependendo do contexto, da fonte de informação, e até mesmo do profissional que está avaliando os resultados. É importante considerar que o termo "médio" em relação ao QI pode ser usado de forma ampla para descrever uma faixa normal onde a maior parte da população se encaixa.

No caso do teste Wechsler, uma pontuação de QI total (QIT) de 95 é considerada dentro da faixa média normal, que tipicamente abrange de 85 a 115. Esta faixa cobre aproximadamente 68% da população, indicando uma capacidade intelectual dentro do esperado para a maioria das pessoas.

Os termos "média baixa" e "média" podem às vezes ser usados de maneira intercambiável por alguns profissionais para descrever essa faixa, especialmente quando a pontuação está mais próxima do limite inferior ou superior. No entanto, é mais comum referir-se a pontuações de QI entre 90 e 109 como "média", enquanto pontuações de 80 a 89 podem ser mais especificamente descritas como "média baixa". Essa diferenciação ajuda a detalhar mais precisamente onde uma pessoa está situada dentro do espectro mais amplo da normalidade.

A neuropsicóloga pode ter escolhido usar o termo "médio" para evitar criar uma preocupação desnecessária ou para enfatizar que a pontuação está dentro do esperado para a população geral, sem grandes desvios. É sempre útil discutir com o profissional responsável pela avaliação se houver dúvidas ou se deseja uma explicação mais detalhada sobre como as categorias são definidas e usadas em seu contexto específico.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!