Um terapeuta que tem um paciente que está em crise no casamento, pode atuar como terapeuta do casal

12 respostas
Um terapeuta que tem um paciente que está em crise no casamento, pode atuar como terapeuta do casal?
Normalmente indico outro colega, para evitar qualquer atitude tendenciosa, mesmo que o paciente queira muito.
Prefiro nesse caso seguir somente com meu paciente.
Espero que eu tenha ajudado.
Abraço
Vera Pelizzari

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ele pode atuar como terapeuta de casal, porém é importante considerar duas questões. Se o profissional tem experiência em terapia de casal e está disposto a atender a outra pessoa e se o parceiro irá se sentir à vontade sabendo que o outro já estava fazendo terapia com o mesmo psicólogo. Caso o parceiro não se sinta confortável com a situação, é mais indicado buscar a ajuda de outro profissional.
Essa situação pode ser pensada de forma ampla e a depender do profissional e dos sujeitos envolvidos na ocasião. Apesar de não existirem proibições é preciso se levar em conta a necessidade específica do caso, e o quanto as partes ficarão confortáveis com o atendimento realizado pela mesma profissional, e, em um espaço ocupado anteriormente por uma das partes de forma independente. Recomenda-se de maneira geral, que seja dada continuidade ao processo terapêutico individual e o processo de terapia de casal seja iniciado com outra terapeuta a parte desse processo.

att, Rafaella Lopes
Realmente não há "regras", porém, precisamos refletir sobre as possíveis consequências e um possível problema poderia surgir pelo fato de já haver um vínculo de confiança entre o paciente individual e o terapeuta, o que pode colocar os três em uma uma situação delicada: o paciente individual poderia criar expectativas de que o terapeuta seja mais empático ou condescendente com ele (já que já conhece sua história); o terapeuta, precisaria se esforçar ainda mais para se provar imparcial aos dois parceiros (pois ambos poderiam ter interpretações tendenciosas sobre as relações teraupeta-paciente) e ainda, o outro parceiro (no caso o paciente que estaria "chegando por último") poderia correr um risco maior de se sentir não compreendido ou até "excluído" da terapia que já haveria sido "iniciada e construída" anteriormente pelo terapeuta e o parceiro que já estava com ele antes, inclusive comentando sobre a sua pessoa. Portanto, pelos riscos, o ideal é iniciar a terapia de casal do zero. Abs
Dependendo do caso eu indicaria um outro psicólogo para atender o casal e manteria o atendimento individual.
Caso o terapeuta já esteja atendendo 1 dos envolvidos na relação, de acordo com minha experiência, indicaria um outro terapeuta para atender o casal e manteria o atendimento individual. A terapia envolve muitos elementos e emoções, e trazer o casal para o mesmo setting que cuida de um dos indivíduos poderia acarretar mais conflitos! Corre-se este risco, contudo, não é errado o terapeuta, caso tenha experiência com atendimento de casais, atuar nessa situação.
Olá! Esta é uma questão que muitas pessoas têm dúvidas e é importante avaliar alguns pontos. Caso a demanda principal, naquele momento, seja em torno dos conteúdos conjugais e o terapeuta esteja capacitado para o atendimento com casais, ele pode interromper o acompanhamento individual e passar a fazer uma terapia de casal. Para isso o casal deve concordar em virem juntos ao consultório.
Tudo isso deve ser conversado na terapia para que tomem a melhor decisão.
Um abraço.
Pode, desde que o terapeuta finaliza o atendimento individual com seu cliente.
Importante saber se o cônjuge irá se sentir bem sabendo que houve uma relação TERAPEUTICA com o outro.
Olá! Um terapeuta que tenha conhecimentos teóricos e experiência prática na área de terapia de casal poderá ajudá-lo. Caso esse atendimento seja individual, ele poderá ajudá-lo a se relacionar melhor consigo mesmo e com sua parceria. Caso esse atendimento seja de casal, ele poderá fazer terapia de casal, concentrando-se mais nas questões do casal. Espero ter ajudado. Boa sorte!
Nesse caso o psicólogo em questão pode colaborar sim, mas a experiência em atendimento de casais é de suma importância.
Quando se trabalha com casais, os assuntos abordados dizem respeito à relação de ambos, mas também às próprias individualidades, o que torna o processo mais complexo.
Na terapia de casal, se um dos parceiros necessita atendimento individual, o mesmo profissional pode atender sim, e suspender temporariamente o processo em andamento, para depois retomar com o casal, visto que atendimentos paralelos com profissionais diferentes, podem interferir um no outro, mesmo em abordagens semelhantes. Isto pode ocorrer também se so um membro do casal ja fez terapia individual ha algum tempo e se encontre mais desenvolvido que o parceiro. Cabe ao profissional decidir o melhor a ser feito para cada situação.
Olá
Na minha opinião seria mais adequado um outro terapeuta que possa estabelecer um vínculo com o casal ao mesmo tempo. O terapeuta que já atendia um dos dois, poderá ser influenciado na sua percepção pelo antigo paciente.
boa sorte

Especialistas

Mirian Mateus de Cerqueira

Mirian Mateus de Cerqueira

Psicólogo

Cuiabá

Maura Galaxe

Maura Galaxe

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 144 perguntas sobre Terapia de Casal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.