Um rémedio como zolpidem perde efeito com passar do tempo? E quanto tempo demora para perder efeito?

2 respostas
Um rémedio como zolpidem perde efeito com passar do tempo? E quanto tempo demora para perder efeito? Meses , anos ?
O zolpidem pode perder, com o tempo, seu efeito hipnótico. O tempo necessário para que isto ocorra é variável e, em algumas pessoas, não chega a ocorrer. Mesmo assim, acredita-se, hoje em dia, que seu uso prolongado não é recomendável, sobretudo se não for esporádico. Pesquisadores dos efeitos colaterais deste tipo de remédios (sobretudo sobre a memória) recomendam que seu uso contínuo não ultrapasse poucas semanas.

Todos os medicamentos hipnóticos tendem a causar tolerância com o tempo, por isso o uso não deve ser prolongado por muito temo, de preferência não mais do que 3 meses, do contrário também pode haver desenvolvimento de dependência. Nesse meio tempo deve se buscar as possíveis causas da insônia, aprender técnicas de higiene do sono e, de preferência, realizar paralelamente uma terapia cognitivo-comportamental com objetivo específico de tratar a insônia. Outra abordagem possível é através da Mindfulness.