Um psicólogo(a) pode se especializar em atender somente homens ou somente mulheres?

17 respostas
Um psicólogo(a) pode se especializar em atender somente homens ou somente mulheres?
Olá.

Tecnicamente não há nada que impeça, proíba, o/a profissional de realizar atendimentos especificamente a um gênero, grupo, pessoas com dados psicodiagnósticos e outras variáveis e eventos.

Espero ter ajudado.

Olá! Sim, é possível. Geralmente o que ocorre é que o profissional se especializa em um tema bastante específico relativo à um gênero, por exemplo: as questões do feminino na sociedade atual. E isso pode influenciar o público que buscará o serviço, mas é claro que podem existir outras questões relacionadas, como o desejo do próprio psicólogo. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Olá, mais do que especializar-se somente em homens ou mulheres, o psicólogo pode aprofundar-se em questões, conflitos e problemáticas que competem gêneros específicos. Por exemplo, há psicólogos que se especializam e dedicam-se a atender mulheres que estão vivenciando relacionamentos abusivos, outros podem aprofundar-se no acompanhamento de homens que sofrem com problemas de vícios em jogos e pornografia. Vale ressaltar que embora ocorra uma tendência, a maioria dos conflitos psi ocorrem independente do gênero e orientação sexual, sendo que o que sempre é singular é como o sujeito está sofrendo e atravessando a situação em específico.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Olá, pode sim! A especialização pode ajudar o profissional a aprofundar seu conhecimento e oferecer um atendimento mais direcionado e eficaz para o público escolhido.
Olá. Sim, penso que seja possível. Embora creio que seja mais comum encontrar profissionais focados em um tema específico.
Sim, um psicólogo pode se especializar em atender exclusivamente homens ou mulheres, dependendo de sua área de atuação e do público-alvo, podendo ser útil para abordar questões específicas de gênero e proporcionar um atendimento mais personalizado e eficaz.
Boa tarde. Acredito que seja a preferencial do psicólogo, com alguns cursos específicos, não necessariamente uma especialização. Por exemplo, eu fiz muitos cursos de psicologia masculina, mas sigo atendendo mulheres, homens e casais. Minha especialidade é psicoterapia, as técnicas. Paralelo a psicologia existe o marketing, “psicóloga para mulheres”, “psicólogo cristão”, “psicólogo para lgtbi”, “psicólogo para negros”, nesse sentido te sugiro escolher seu psicoterapeuta por formação, experiência e especializações. Pensando em tratamento psicológico e melhor qualidade de vida eu abraço a totalidade. Espero ter ajudado.
Sim, um psicólogo pode escolher se especializar em atender somente homens ou somente mulheres. Esse tipo de especialização pode ser útil em contextos onde existem questões específicas de gênero que podem ser melhor compreendidas e abordadas por um profissional que tenha experiência concentrada nesse grupo.

Por exemplo, alguns homens podem se sentir mais à vontade discutindo certos temas com um psicólogo que tenha experiência em questões masculinas, como identidade masculina, papéis de gênero, relacionamentos, entre outros. Da mesma forma, algumas mulheres podem preferir uma psicóloga que tenha expertise em questões femininas, como saúde reprodutiva, maternidade, violência de gênero, entre outros temas pertinentes.

Se você tem interesse em explorar mais sobre esse assunto ou outros temas relacionados ao seu bem-estar emocional, convido você a agendar uma sessão de psicoterapia online. Podemos trabalhar juntos para entender melhor suas necessidades e encontrar maneiras positivas de lidar com elas.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150
Acredito que indiretamente sim! Já que algumas problemáticas podem estar relacionadas mais a um gênero do que outro, como, por exemplo, o cuidado relacionado à depressão pós-parto. A formação em psicologia é extremamente ampla, então acredito ser importante avaliares as tuas necessidades pessoais e questionar acerca do trabalho da tua psi de escolha.
Caso tenhas outras dúvidas ficarei feliz de te auxiliar!
Atenciosamente, Jéssika Garcia, Psicóloga Clínica e da Saúde.
Sim, ele pode, não há impedimentos quanto a isso perante nosso conselho profissional. A escolha do seu nicho de trabalho depende mais do que o profissional quer se dedicar mais em questão de estudos e experiência de trabalho.
Psicólogos podem escolher atender apenas homens, mulheres, crianças, adolescentes ou idosos. Conheço várias psicólogas que não atendem homens, por diversas razões. Outras, como eu, por exemplo, atendo pessoas de todos os gêneros, só não atendo crianças, por questões pessoais. Da mesma forma que um paciente pode escolher o gênero de um médico ou de um psicólogo.
Bom dia! Com relação aos estudos de graduação, pós graduação e formações, tudo abrange homens s mulheres. Porém o psicólogo tem livre arbítrio para escolher qual público quer atender.
Se o profissional quiser escolher apenas um tipo de público, nada o impede. As especializações (pós-graduações) são para capacitar o profissional em determinada demanda, geralmente são estruturadas para atender homens e mulheres, mas pode variar a depender do assunto, por exemplo: "Especialização no tratamento da disfunção sexual masculina". Espero ter esclarecido sua dúvida.
Olá! A formação do profissional o capacita para atender aos dois gêneros. Mas sim, o psicólogo pode se especializar para atender somente um gênero (masculino ou feminino) podendo focar em um determinado tema, causa, sintoma, etc.
Sua formação profissional o capacita para atender todos os públicos. O que vai definir são suas escolhas ou afinidades com as temáticas mais específicas de cada gênero. Acima dessas escolhas, o mais importante é a questão da sua ética, dedicação e formações.
Olá! Sim, o psicólogo pode se identificar mais com um público específico e aprofundar seu conhecimento e experiência profissional. De fato não é muito comum ele trabalhar apenas com um gênero, mas tem muito a ver com a identificação de desejo do profissional especificar seu público.
Olá, tudo bem? Uma especialização de gênero a ser atendido em um formato de pos graduação não ocorre. O que pode ocorrer é um profissional que por opção queira trabalhar apenas com homem ou mulher. Claro há especializações que soa voltadas para determinados públicos que se restringem ao gênero, como disfunção erétil, porem uma especialização acadêmica dedicada a um gênero para trabalhar isso não.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!