Um psicanalista pode receitar ansiolíticos e/ou antidepressivos? Obrigado.

53 respostas
Um psicanalista pode receitar ansiolíticos e/ou antidepressivos?

Obrigado.
Olá! O Psicanalista não receita medicamentos, nem os Psicólogos, somente o médico Psiquiatra.
Caso precise conversar, expor o que está acontecendo, fazer uma análise estou à disposição! É muito importante colocarmos para fora os nossos sentimentos, medos, traumas, é libertador. Nisso que é baseada a psicanálise "a cura pela fala".

Olá! Não, só psiquiatra receita remédios. Porém, o psiquiatra também pode ser um psicanalista e, nesse caso, pode receitar remédios.
A psicanalise é uma formação.... que nao possibilita receitar remedios. Alguns psicanalistas sao medicos esses podem.
Boa noite
Se ele for psicanalista com formação médica, pode sim, mas assina a receita como médico e coloca número do CRM
Abraços
Tanto psicanalistas quanto profissionais da psicologia não podem e não possuem autorização para receitar remédios. Somente se médicos tiverem formação em psicanálise ou a graduação em psicologia, aí nesse caso o CRM permite que o profissional quanto médico receite alguns remédios como ansiolíticos ou antidepressivos.
Olá! Essa parte de medicação é com o psiquiatra. O psicanalista trabalha, de forma resumida, com questões de traumas que podem estar afetando sua vida.
O Psicanalista não pode receita medicações de nenhum tipo. Trata-se de uma prática privativa do médico, que pode ser um psiquiatra. No entanto, alguns psiquiatras também são psicanalistas, e portanto, podem receitar medicação por ser médicos. Importante diferenciar essas três profissões: Psicólogo (formado em Psicologia), Psiquiatra (formado em Medicina), e Psicanalista (formação à parte, não regulamentada, através de um percurso específico).
Olá! Não em função da formação, apenas um medico pode realizar esse tipo de procedimento. Usualmente, o psicólogo/psicanalista indica a um psiquiátrica que fará uma avaliação orientada aos sintomas e as medicações mais assertivas para lidar com aquele quadro.
Olá! A prescrição do uso de medicamentos só pode ser feita pelo profissional da medicina (psiquiatra, clínico geral, e outras especialidades). O psicanalista, se graduado em Psicologia, não pode prescrever ansiolíticos e/ou antidepressivos, apenas indicar à ida ao médico de referência. Porém se o psicanalista for também graduado em Medicina e possuir o CRM ativo, pode fazer prescrição médica.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 130
Olá! Somente um profissional formado em medicina pode receitar remédios. Um psicanalista pode advim de várias formações, podendo fazer um curso de psicanálise direto, ou fazer alguma faculdade e depois se especializar na área.
Se a faculdade inicial for medicina (somente nesse caso), o psicanalista poderá receitar remédios.
Olá!
Alguns psiquiatras possuem formação em psicanálise. É possível que esses profissionais, em algum momento identifique a necessidade de associar algum medicamento ao processo analítico.
Porém o profissional que possui somente a formação em psicologia e/ou em psicanálise, não está autorizado e nem capacitado a fazer nenhum tipo de prescrição medicamentosa.
Olá,
Não.
O único profissional que pode receitar medicamentos é o profissional que se formou em medicina, independente da sua especialidade, dessa forma psicólogos e psicanalistas (sem formação médica), não podem prescrever medicamentos.
Olá, psicanalistas não receita medicação, somente médicos podem receitar medicação. O que pode acontecer é um médico, geralmente psiquiatra, ser psicanalista, ter feito a formação em psicanálise.
Olá! Apenas médicos podem receitar medicações, se for o caso do seu psicanalista ser formado também em medicina, ele poderá te receitar sem problemas. Abs
Não! Definitivamente não!
Medicação = PSIQUIATRA.

Alguns Psiquiatras possuem formação Psicanalítica também, porém o lugar o Psicanalista está para a "Escuta Analítica", bem como do Psiquiatra para a Ciência, o lugar do mestre como muito bem pontuado pelo nosso amigo Paulo Renato Oliveira, parafraseando Jacques Lacan;.

O máximo que pode haver, caso haja alguma necessidade é uma troca de informações de ambos profissionais, com a finalidade técnica entre ambos profissionais, porém o Psicanalista NUNCA, deve prescrever, sugerir retirada e/ou algo do tipo em relação à qualquer tipo de medicação.
Olá,

Apenas psiquiatras podem receitar medicamentos. Isso pela sua formação médica. Com psicanalistas faz-se "apenas" o processo de análise.
Olá. Como psicanalista ou psicólogo, nenhum profissional é autorizado a receitar medicamentos. Como médico psiquiatra, sim. Caso este médico tenha também a psicanálise como campo de formação e/ou atuação, ele pode receitar, mas apenas como médico, e atendendo o paciente em questão em uma consulta médica.
Esta pergunta remonta ao saber do psicanalista. O psicanalista, para Lacan, é o "sujeito do suposto saber". É resto, sobra, e mais: no final da análise deve ser descartado como uma caixa de remédio usada - para lembrar a metáfora de Contardo Calligaris. O analista exerce uma "função", portanto, uma experiência no campo da provisoriedade. Como o colega disse com propriedade acima, o psicanalista com formação médica pode receitar medicamentos. Contudo, ao fazê-lo - pelo menos na perspectiva de Jacques Lacan - estará corrompendo a função que ocupa; estará distorcendo a sofisticada arte da escuta.
Olá! Psicanalistas e psicólogos não podem receitar medicamentos, apenas médicos (psiquiatras e de outras especialidades). Nosso trabalho é focado na conversa com o paciente e todo o apoio emocional para que ele possa conviver bem com uma doença, quando ela existir, (re)adaptar-se, enfrentar traumas e pequenas mudanças ou grandes rupturas na vida, etc.
Há analisandos que precisam tomar por muito tempo os medicamentos; em outros, a terapia possibilita a retirada gradual deles. Cada caso é um caso e acontece no tempo de cada um. Fazer terapia/análise é sempre bom e é fundamental quando há uso de medicamentos, pois potencializa a melhora da saúde física e mental. Ao mudar comportamentos ou formas de se ver nas mais diversas situações e de lidar com elas, por exemplo, a pessoa tem a oportunidade de diminuir a somatização das dores psíquicas no corpo.
O profissional psicanalista assim como o psicólogo não está habilitado para receitar medicamentos, porém o tratamento medicamentoso em combinação com o processo analítico poderá auxiliar o paciente a perceber suas questões, proporcionando este melhora e até mesmo "cura" das questões de cunho psiquiátrico.
Olá.
Não, quem tem autorização para receitar medicação são os médicos. Apesar dos psicólogos terem conhecimento das medicações, que os pacientes se utilizam por trabalharem em conjunto com os psiquiatras, não tem autorização para receitar.
Olá, espero que esteja bem.
Tanto psicólogos como psicanalistas não são médicos e não podem receitar medicação.
Porém, se algum desses profissionais também for médico, ele poderá receitar ansiolíticos, antidepressivos ou qualquer outro medicamento.
Não, só médico, melhor psiquiatra, boa sorte.
So psicanalista tiver uma formação em psiquiatria, sim ele pode. Se sua formação for apenas em psicanálise ou se for em psicologia, não.
Nenhum psicanalista dá remédio: ele não tem formação para tanto, não está autorizado e nem se autoriza. Quem dá remédio é médico, formado em medicina, com especialidade, ou não, em psiquiatria.
Não. Nosso único remédio é a fala, a qual tem impacto de transformação direta no sujeito.
Olá! Somente médico prescreve medicação, se o psicanalista tiver a formação de médico ele pode receitar medicação. Com o psicólogo ou psicanalista se faz o processo de análise.
Olá! Se o psicanalista tiver formação em medicina, poderá receitar medicamentos, porém se tiver apenas formação em psicanalise ou psicologia não poderá fazê-lo.
Além da medicação, seria importante passar pelo processo de análise com um psicanalista.
Não. Procure um psiquiatra ou neurologista.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
Boa noite! Nos psicanalistas e psicólogos não podemos receitar remédios. Mas podemos trabalhar suas angústias e traumas, dependendo do caso pode nem precisar de medicações. Um abraço, e estarei a sua disposição.
Olá! Somente profissionais formado em medicina podem receitar remédios. Psicanalistas, não podem receitar medicamentos, O trabalho do psicanalista é focado na conversa com o paciente e todo o apoio emocional , ajudando-o a adquirir autoconhecimento para a tomada de decisões .
O psicanalista não receita nenhum tipo de medicamento, porém a depressão e ansiedade não são tratadas apenas com remédios. Uma mudança no estilo de vida, exercício físico, boa alimentação e acompanhamento de um psicanalista que ouça suas angustias, pode ajudá-lo no autoconhecimento e diminuição dos sintomas depressivos e ansiosos. Fico à disposição.
Não. Somente médicos podem receitar medicamentos, a psicanálise é uma formação à parte, com função e lugar diferente do médico. Médicos também podem ter uma formação em psicanálise, se for esse o caso poderia receitar, mas atuando como médico, não como psicanalista.
Olá! O Psicanalista não receita medicamentos, nem os Psicólogos, somente o médico Psiquiatra.

Não, um psicanalista não pode prescrever medicamentos como ansiolíticos e antidepressivos. A prescrição de medicamentos é uma prática exclusiva de médicos, como psiquiatras e médicos de família. O papel do psicanalista é oferecer uma abordagem terapêutica baseada na psicanálise, que envolve a exploração do inconsciente, dos processos mentais e das relações interpessoais para compreender e tratar os problemas psicológicos.

Se um paciente estiver enfrentando sintomas de ansiedade ou depressão que necessitem de intervenção medicamentosa, o psicanalista pode encaminhá-lo a um médico para uma avaliação e prescrição adequada. O médico pode trabalhar em conjunto com o psicanalista para fornecer um tratamento abrangente, combinando a terapia psicanalítica com medicamentos, se necessário.
Olá.
Somente um psicanalista que também é médico e, portanto, possui CRM. Sabemos que, por vezes, se faz necessário um acompanhamento médico (e até o uso de medicamentos) juntamente com a análise feita por psicanálistas ou o acompanhamento de psicólogos, mas estes não podem legalmente prescrever nenhum medicamento.
Fique bem.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise
Não, o Psicanalista não pode receitar medicamento, agora se ele for médico e psicanalista sim.
No Brasil, somente médicos podem receitar medicamentos.
Não, apenas psiquiatras.
É importante esclarecer que os psicanalistas não têm autorização para prescrever medicamentos, como ansiolíticos ou antidepressivos. A prescrição de medicamentos é uma prática reservada a profissionais de saúde mental com treinamento médico, como psiquiatras. No entanto, psicanalistas desempenham um papel valioso no tratamento de questões psicológicas, emocionais e relacionadas ao inconsciente. Eles se concentram em ajudar os pacientes a explorar seus pensamentos, sentimentos e comportamentos, muitas vezes utilizando a fala como a principal ferramenta terapêutica. O psicanalista busca entender as raízes profundas dos problemas emocionais e psicológicos do paciente e trabalha com eles para promover a autocompreensão e o autoconhecimento. Se um psicanalista acreditar que um paciente poderia se beneficiar de medicação, ele pode encaminhar o paciente a um psiquiatra ou outro médico especializado que seja capaz de fazer uma avaliação adequada e, se necessário, prescrever medicação. É importante encontrar o profissional de saúde mental adequado para suas necessidades específicas. Se você estiver considerando a possibilidade de medicação, é aconselhável consultar um psiquiatra, que é um médico especializado no tratamento de condições psiquiátricas e tem a capacidade de avaliar, diagnosticar e prescrever medicamentos, se for apropriado.
Não, um psicanalista não pode prescrever medicamentos, incluindo ansiolíticos e antidepressivos. A prescrição de medicamentos é uma responsabilidade exclusiva de profissionais de saúde mental com licença médica, como psiquiatras ou médicos. Nós, psicanalistas somos profissionais treinados em psicanálise, uma abordagem terapêutica que se concentra na exploração dos processos mentais inconscientes.
A colaboração entre profissionais de saúde mental, como psicanalistas e psiquiatras, é comum em muitos casos. Enquanto o psicanalista se concentra na terapia verbal e na exploração de processos inconscientes, o psiquiatra pode fornecer avaliação médica e, se necessário, prescrever medicamentos para complementar o tratamento. Espero ter contribuido
Um psicanalista pode escutar em atenção flutuante as associações livres de seus psicanalisandos - é aliás a única coisa que um psicanalista pode (e deve) fazer: se alguém se diz psicanalista e se propõe a fazer qualquer outra coisa que não isso, suspeito que não seja psicanalista coisa nenhuma...
Apenas um médico com pode receitar ansiolíticos ou antidepressivos.
Olá, quem pode receitar medicamentos controlados para ansiedade e depressão, é um médico. O psicanalista pode tratar os sintomas que a ansiedade e depressão causam, mas somente um médico pode prescrever.
Nem os Psicanalistas e nem os Psicólogos são médicos, por isso não podem receitar medicamentos. Quem pode medicar são os Psicanalistas com formação em medicina. Como Psicanalista posso ajudar, te escutando.
Olá! Somente se o psicanalista em questão também for médico. Caso contrário, ele não prescreverá medicamentos, mas poderá contribuir com seu tratamento por meio da escuta qualificada de seu sofrimento (o que não é pouca coisa!). Espero ter ajudado, abraços!
Olá! Os psicanalistas e psicólogos não podem receitar nenhum tipo de medicamento. Apenas psiquiatras ou médicos em geral podem fazer prescrição de medicamentos. Porém psicanalistas e psicólogos contribuem na totalização do tratamento com as sessões de terapia. Abs
Olá! Psicanalistas e psicólogos não podem receitar medicamento mas podem te encaminhar para um psiquiatra de confiança, de modo a acompanhar o processo terapêutico de maneira ampla. Desse modo, o cuidado pode ser exercido por perspectivas diferentes de vários profissionais.
Olá, veja: MÉDICO > MEDICAmentos; PSICANALISTA> PSIQUÉ humana. Portanto o psicanalista trabalha com as questões mentais para que como resultado se tenha uma melhora substancial da ansiedade, via função terapêutica. O medicamento é uma via química de tratamento, tendo como foco o cérebro, enquanto a psicanálise tem como foco a mente humana (psique).
Olá! Sendo o psicanalista habilitado pela graduação anterior, por exemplo , médico/psiquiatra, pode sim. Para a formação do psicanalista, o profissional precisa cumprir o tripé analítico: estudo da teoria, supervisão e análise pessoal. Profissionais diversos podem cumprir esta formação, e exercer a psicanálise clínica. No entanto, apenas médicos são habilitados a prescrever medicamentos para esta finalidade específica. Vale lembrar, que o aumento do consumo de psicotrópicos, com a "falsa idéia" de ser um caminho mais rápido para tratamento, faz com que muitos profissionais, infelizmente alimentem de forma descontrolada a indústria farmacêutica, e levem os pacientes a estes atalhos , os afastando dos inúmeros benefícios que podem ser conquistados com a psicoterapia. Quadros mais leves, principalmente a Terapia Cognitivo Comportamental pode ser tão eficiente quanto o uso dos medicamentos. Em casos mais graves, havendo real necessidade, e indicação, o ideal seria integrar as áreas. Massss,o melhor remédio, sempre será o profissional capacitado, interessado em uma escuta ativa, e acolhimento do paciente. Boa sorte!
Olá, Se o psicanalista também for médico, pode receitar medicamentos.
Esta é uma confusão muito comum, principalmente porque existem psicanalistas que são formados em varias ares da saúde. Mas quando se exerce a psicanálise mesmo sendo um médico ele não prescreve medicamentos. São posturas éticas e conhecimentos distintos. que não se sobrepõem. A prerrogativa de prescrever medicamentos é medica e os medicamentos psiquiátricos devem ser prescritos prioritariamente por psiquiatras.
Saudações. Qualquer especialidade médica pode prescrever o uso de antidepressivos e ansiolíticos, desde que seja avaliada a real necessidade. Um psicanalista, desde que, tendo uma formação médica, poderia também prescrever tais medicações.