Um pré-adolescente de 11 anos e 8 meses ele está muito agressivo, mandando os pais tomarem no.....

8 respostas
Um pré-adolescente de 11 anos e 8 meses ele está muito agressivo, mandando os pais tomarem no..... etc. Respondendo muito e quando é corrigido pega até em faca. O que fazer?
As principais patologias psiquiátricas que acometem a Infância e Adolescência tendem a aumentar a frequência de comportamentos agressivos que podem ter sua origem em diversas causas. Com a ausência de abordagem adequada esse comportamento pode agravar e tornar-se ameaçador. Dessa forma, é necessária uma avaliação em todos os contextos em que o pré adolescente está inserido e identificar as causas desse comportamento realizando então um tratamento sistematizado e multidisciplinar que inclui avaliação com psiquiatra infantil para identificação diagnóstica, acompanhamento psicoterápico para abordar dificuldades emocionais e treinar habilidades, orientação parental para melhor manejar as crises e interação com a escola buscando a inserção em atividades que promovam o desenvolvimento pró-social.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Fica claro que mais que um transtorno existe aí uma história.Nao se trata uma criança sem que os pais participem e acompanhem. Me parece que seja o caso de se procurar um profissional que possa ouvir está criança. Ao mesmo tempo que seja possível que os pais também tragam sua visão. A partir daí se for o desejo dos pais se inicia um tratamento e com ele existe a possibilidade de que ocorra uma mudança. O Psicologo e o psicanalista estão preparados para atuar diante de uma situação como essa.Que você faça sua escolha e mude a direção deste caminho.
Prezada boa noite!
Imagino que este comportamento vem se acentuando certo?
Antes de diagnosticar como transtorno de conduta é preciso entender o que se passa com esse pré- adolescente! É claro que este comportamento causa uma grande preocupação! É importante buscar ajuda psicológica e com olhar sistêmico, , onde a família é convidada a participar do processo.
Certamente você e seu filho estão sofrendo muito com isso.
Busque ajuda e sucesso!
Obrigada!
É importante você conseguir agendar um psiquiatra e um psicólogo para acompanhar o adolescente nesse momento.
O processo da psicoterapia irá auxiliar o adolescente a compreender os sentimentos e sensações assim como facilitar a expressão desses incômodos de forma saudável para ele e as pessoas que convivem com ele.
No tratamento de adolescentes é importante também a participação dos responsáveis e nas sessões com vocês é abordado e facilitado pelo profissional encontrar formas para lidar com esses sentimentos tão intensos.
Abraços
Seria interessante procurar ajuda profissional para verificar se existe , ou não, um transtorno efetivo. Desta maneira, serão orientados quanto o procedimento a ser seguido. Acredito que seria interessante um acompanhamento familiar.
A escuta qualificada de familiares e do pré-adolescente em questão deve ser o primeiro auxílio nestes casos. Procurar um psicólogo de confiança e iniciar um processo de avaliação e terapia será imprescindível para encontrar novamente o caminho do diálogo. As agressões podem ser sinais de muitos transtornos, mas antes de tudo, uma manifestação do diálogo rompido ou inexistente. Precisamos trabalhar a cultura do diálogo, já esquecida muitas vezes nesta era tecnológica. À disposição para auxiliar, minha especialidade está nesta faixa-etária.
Olá. Muitas vezes, diante de uma conduta considerada inadequada socialmente podemos ja nomear e rotular como um transtorno.
A meu ver, é preciso ter bastante cuidado com isso, em especial se tratando de adolescentes e crianças, que na falta de recursos de expressão verbal, por exemplo, podem assumir comportamentos diferentes, inadequados e /ou em intensidade desproporcional ao contexto.
Sugiro que procure um psicólogo para que avalie e auxilie a todos os envolvidos a busca de uma melhor compreensão do que pode estar acontecendo com o adolescente.
Certamente há algo aí que ele não está conseguindo expressar de forma assertiva.
O psicologo pode ajudar a entender o que está acontecendo, auxiliando a um direcionamento inicial, podendo trabalhar o contexto familiar, social e escolar desse menino, e tb ajudando-o a lidar com suas próprias emoções e estrategias de enfrentamento mais adequadas ao que pode estar acontecendo no momento.
Olá! O Transtorno de Conduta é uma patologia que envolve todo o meio familiar e por conta disso ficam com níveis de ansiedade em alto grau. Como foi orientado pelos colegas a procura por um profissional é de suma importância, pois pode ser que a criança esteja projetando também uma sintomatologia familiar. Neste momento profissionais como um psicólogo e psiquiatra sejam de grande valia para todos vocês. Boa sorte!

Especialistas

Moisés Silas

Moisés Silas

Psicólogo

São Paulo

Ana Carla Silvestre Sangineto

Ana Carla Silvestre Sangineto

Psicólogo

Campinas

Patricia Nunes

Patricia Nunes

Psicopedagogo

Osasco

Keith Gabriele Uaska Cabral

Keith Gabriele Uaska Cabral

Psicopedagogo

Curitiba

Claudete Souza dos Santos

Claudete Souza dos Santos

Psicopedagogo

Porto Alegre

Claudete Souza Santos

Claudete Souza Santos

Psicopedagogo

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 65 perguntas sobre Transtorno da conduta
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.