Um paciente (jovem, sem histórico na família, sem doenças sistêmicas) com escavação aumentada,

2 respostas
Um paciente (jovem, sem histórico na família, sem doenças sistêmicas) com escavação aumentada, pressão do olho pouca coisa acima do padrão porém com campo visual ok e sem danos ao nervo óptico pode significar que não tem glaucoma mas deve ser constantemente avaliado?
A pressão intraocular é considerada até o limite de 20 mm Hg, neste valor ou acima deve ser iniciado o tratamento com colírios. A escavação pode ser fisiológica e o campo visual sem perdas significa que vc não tem Glaucoma mas pode ser que vc tenha Hipertensão ocular leve ou moderada e venha a desenvolver glaucoma. Portanto deve ser acompanhado semestralmente e havendo necessidade de tratamento, ser iniciado e em alguns períodos repetir o campo visual que diagnostica se há ou não perda ( Glaucoma )

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, em primeira análise nada de anormal e deve ser avaliado periodicamente, MAS:
Jovem:(ponto a favor do paciente) o glaucoma primário tem maior incidência após os 40 anos. Sem histórico:(a favor) mas ele pode ser o primeiro.Sem doenças(a favor):diabetes,obesidade,medicamentos, podem provocar glaucoma secundário. Escavação aumentada: (contra)se está aumentada é porque não era assim e algo a aumentou(pressão?), diferente de ter escavação ampla, que é grande, aumentada em relação às outras, mas sempre teria sido assim e não estaria aumentando com o tempo.(Nascer narigudo ou ter o nariz crescendo?)Pressão pouca coisa acima do padrão:(que padrão?)12 a 18 mmHg, manhã, tarde,noite?Vale uma curva diária de pressão.
Campo Visual OK: os danos ao campo aparecem tardiamente e qdo aparecem o glaucoma já existe há cerca de 5 anos.Sem danos ao nervo:então a escavação não está aumentada.
Muito pouco se sabe sobre glaucoma. É doença do nervo e não da pressão. Há controle e não cura.

Especialistas

Roberta Siqueira

Roberta Siqueira

Oftalmologista

Belém

Carlos Augusto Botelho

Carlos Augusto Botelho

Oftalmologista

Goiânia

Isaac Prazeres

Isaac Prazeres

Médico clínico geral

Itabuna

Gabriel Almeida Veiga Jacob

Gabriel Almeida Veiga Jacob

Oftalmologista

Alfenas

Ana Callou

Ana Callou

Oftalmologista

Crato

Gilberto Vianna Sanches Junior

Gilberto Vianna Sanches Junior

Oftalmologista

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 722 perguntas sobre Glaucoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.