um paciente diagnosticado com parkinson ha dois meses pode piorar seus sintomas drasticamente ao ponto

3 respostas
um paciente diagnosticado com parkinson ha dois meses pode piorar seus sintomas drasticamente ao ponto de ser totalmente dependente para realizar tarefas rotineiras, será que é só parkinson?
A Doença de Parkinson idiopática apresenta evolução lenta e boa resposta ao tratamento medicamentoso. Caso a doença tenha uma progressão rapidamente progressiva é importante investigar diagnósticos diferenciais de parkinsonismo, tais como, quadro vascular, metabólico, toxico, medicamentoso, auto-imune, parkinsonismo atípico e outros.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existem diversas causas diferentes para os chamados "sintomas parkinsonianos". A doença de Parkinson é a etilogia mais conhecida e uma das mais frequentes, porém existem outras. No início os sintomas podem compartilhar de muitas semelhanças, porém começam a se diferenciar com o passar dos meses. Normalmente, na doença de Parkinson temos um quadro de evolução mais lenta, e há uma resposta muito significativa às medicações, entretanto para que isso ocorra elas devem ser ajustadas periodicamente. Sintomas como quedas muito precoces, dificuldade de equilibrio, dificuldade de deglutição, alterações cognitivas iniciais, alertam para a possibilidade de outra etiologia que não a doença de Parkinson. Atualmente, exames complementares podem auxiliar o neurologista nos casos duvidosos, embora a principal arma ainda seja o exame físico associado a história clínica do paciente.
Além do que já foi comentado anteriormente deve-se avaliar se não há alguma medicação que tenha piorado o quadro de parkinsonismo como por exemplo medicações da classe dos antipsicóticos. Procure o médico assistente para reavaliação clínica rigorosa.

Especialistas

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Gustavo Bandeira Santos

Gustavo Bandeira Santos

Neurocirurgião

São Paulo

Maria Luiza Ferreira

Maria Luiza Ferreira

Fisioterapeuta

Divinópolis

João Victor Alencar Ranieri

João Victor Alencar Ranieri

Médico clínico geral

Londrina

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Agnes Luciana Souza

Agnes Luciana Souza

Fisioterapeuta

Niterói

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 229 perguntas sobre Doença de Parkinson
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.