Um paciente com transtorno bipolar em eutimia que faz acompanhamento psiquiátrico responsavelmente é

5 respostas
Um paciente com transtorno bipolar em eutimia que faz acompanhamento psiquiátrico responsavelmente é inelegível para um cargo público da PF cujo edital considera que ter transtorno de humor é incapacitante para o processo e cargo? É discriminatório isso, ou qualquer espectro de TB é incapacitante?
Acredito que o grande problema seja o contato com arma de fogo. Mesmo com a pessoa fazendo um tratamento responsável e tendo bom controle não é possível garantir que nunca mais na vida ela volte a ter um episódio de depressão (havendo risco de suicídio) ou de mania (havendo risco de usar a arma contra terceiros).
Seria uma situação semelhante ao paciente com epilepsia e direção de máquinas pesadas. Não importa o quão bom seja o controle, não é possível garantir 100% de ausência de risco.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Acredito que seria importante o parecer de perícia, uma vez que existem níveis ou graus dentro da patologia. Temos profissionais excelentes com esta patologia atuando e em tratamento continuado. Existem também setores de maior e menor estresse para a função. Seria de bom senso investigar estes aspectos com a medicina do trabalho e psiquiatria .
Antes de colocar no edital, eles consideram muitos aspectos que o indivíduo estará envolvido frequentemente. Assim como uma pessoa sem TB corre o risco de não preencher uma vaga de emprego por não estar nos critérios de perfil daquela vaga. O TB não é incapacitante sendo tratado e acompanhado de maneira responsável como você tem feito. E podem ter outros concursos que em que você tenha perfil. Sucesso pra você! Abraço
Olá! Por mais que esteja em eutimia e seguindo perfeitamente o tratamento, não tem como saber se em algum momento pode entrar para a fase depressiva ou maniaca, onde ambas podem prejudicar tanto a si próprio como terceiros dependendo o cargo dentro da PF. A bipolaridade não tem cura mas sim tratamento. Fico a disposição!
Trata-se de um problema bioético complicado. Por um lado, realmente há sempre a possibilidade de, mesmo com tratamento adequado, haver um escape e, com isto, consequências graves.

Entretanto, pessoas que não apresentam nenhum problema psiquiátrico podem vir a apresentá-lo e, além disto, pessoas com familiares com problemas psiquiátricos podem ter maior probabilidade de vir a apresentar - e levar isto em conta seria considerado discriminatório.

Finalmente, comportamentos perigosos não estão restritos a pacientes psiquiátricos e é impossível por enquanto prever com precisão quem terá um comportamento especialmente perigoso, no decorrer da carreira.

Sugiro consultar um(a) advogado(a). Possivelmente, ele os orientará sobre o melhor caminho. Se houver processo que chegue às mãos de um(a) juiz(a), haverá nomeação de perito(a) e, se for o caso, assistentes técnicos. Com base em extensa avaliação e consideração de aspectos legais e éticos, talvez seja possível encontrar a melhor solução.

Especialistas

Álison Wílian

Álison Wílian

Psiquiatra

Mossoró

Rúben Hugo R. de Sousa

Rúben Hugo R. de Sousa

Psicólogo

Fortaleza

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.