Um paciente com cancer de pancreas em estado avançado pode parar de fazer quimioterapia?

3 respostas
Um paciente com cancer de pancreas em estado avançado pode parar de fazer quimioterapia?
Não é aconselhável a interrupção do tratamento, a não ser por motivos médicos, como intolerância ou complicações associadas ao mesmo, após avaliação do médico assistente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A continuidade do tratamento quimioterápico está diretamente relacionada à resposta clínica ou seja, se o tumor está regredindo. Se ocorrer evolução da doença em vigência de tratamento quimioterápico e não existe outro esquema terapêutico ou protocolo experimental em que possa ser incluído,não há o menor sentido manter o paciente em tratamento. Devemos sempre lembrar que os medicamentos quimioterápicos agridem não só as células tumorais como também as células normais do paciente além de promover profundas alterações metabólicas e imunológicas fazendo com que se desenvolvam quadros de anemia, desnutrição e infecções graves que podem, inclusive ocasionar a morte. Por mais que seja doloroso aceitar, existem momentos que devemos compreender os limites dos tratamentos existentes para tumores que evoluem de forma mais agressiva e sem controle.
Vale a pena tratar com quimioterapia (QT) um câncer agressivo e incurável??
Se é essa a essência de sua pergunta a resposta é cristalina: sim. Vale. Caso haja condições clínicas para tal.

O paciente tem o direito de escolher, claro, mas que tome uma decisão estando bem informado. Estudos comprovam que o tratamento com QT é capaz de fazer o paciente viver mais e melhor. Ademais, a medicina vem avançando: temos disponíveis novos esquemas e drogas para o tratamento de primeira linha e já foi apresentado em congresso recente nova droga para segunda linha. Atualmente, a sobrevida mediana praticamente triplica em relação a não tratar. Infelizmente, se a doença aumenta apesar das QTs ou há demasiada piora clínica, parar pode sim ser a melhor escolha, pela relação risco-benefício. Lembrando que nem só de QT vive o tratamento do câncer de pâncreas avançado. Seu oncologista clínico deve estar apto a fornecer cuidados de suporte para garantir qualidade de vida.
Abraço.

Especialistas

Felipe Peres de Oliveira Ferreira

Felipe Peres de Oliveira Ferreira

Oncologista

Vitória

Andre Katz

Andre Katz

Oncologista

São Paulo

Rafael Cruz

Rafael Cruz

Oncologista

Fortaleza

Rafael Cypriani

Rafael Cypriani

Cirurgião do aparelho digestivo

Piracicaba

Ketheryn Souza

Ketheryn Souza

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Joinville

Aryella Silvestre Borges de Menezes Lourencin

Aryella Silvestre Borges de Menezes Lourencin

Cirurgião oncológico

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 109 perguntas sobre Câncer de pâncreas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.