Um paciente alto miope e com histórico de descolamento de retina (2 x) e vitreoctemia e óleo de silicone,

2 respostas
Um paciente alto miope e com histórico de descolamento de retina (2 x) e vitreoctemia e óleo de silicone, após um pico de OIT = 42 e que está agora controlada, apresentou no OCT uma escavação no nervo ótico de 0,85 x 0,88. Há como tratar e recuperar o nervo ótico com por ex célula tronco ou outro?
Em primeiro lugar, e importante lembrarmos que pacientes que desenvolvem aumentos transitorios de pressao ocular podem ou nao apresentarem lesao do nervo optico. Digo isso pois seria importante sabermos se tais alteracoes vistas ao OCT ja existiam antes desse aumento da pressao ocular ou apareceram apos tal episodio. Alem disso, as medidas de escavacao obtidas pelo OCT geralmente sao diferentes da analise clinica. Nao devemos dar diagnostico da doenca analisando apenas tal exame complementar, mas apos a reuniao de varias informacoes. Cada aparelho tem uma forma computadorizada de fazer tal medida. Portanto, escavacao de 0,85 por mais sugestiva de glaucoma, pode significar normalidade (escavacao aumentada fisiologica), ainda mais em pacientes alto miopes. Agora, se realmente existe glaucoma no seu quadro, o tratamento existente hoje em dia visa reduzir a pressao ocular com a finalidade de manter a doenca estavel. Ainda nao temos uma forma de recuperar o que ja se perdeu.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O estudo das celulas tronco ainda não estao disponiveis para tratamento. No momento a pesquisa é voltada para tratar as celulas da retina, no caso do nervo optico, ainda não temos tratamento. Apesar de existir pesquisas em outros campos, como por exemplo o olho bionico ( mas ainda no inicio da pesquisa).

Especialistas

Fernanda Karine Walber

Fernanda Karine Walber

Oftalmologista

Palhoça

Tiago Soares

Tiago Soares

Oftalmologista

São Paulo

Gabriella Marranghello Mingione

Gabriella Marranghello Mingione

Oftalmologista

São Paulo

Guilherme Ribeiro Marques

Guilherme Ribeiro Marques

Oftalmologista

Goiânia

João Paulo Cavalcante Roriz Teixeira

João Paulo Cavalcante Roriz Teixeira

Oftalmologista

Anápolis

Hevellyn Silva Caetano

Hevellyn Silva Caetano

Oftalmologista

Anápolis

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 727 perguntas sobre Glaucoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.