Um oftalmologista me falou que, após a cirurgia de catarata com implantação de lentes para corrigir

3 respostas
Um oftalmologista me falou que, após a cirurgia de catarata com implantação de lentes para corrigir o grau de longe, talvez seja necessário, depois desse primeiro procedimento, implantar outra lente por cima dessa e corrigir o grau de perto?
Para começar, em toda cirurgia de catarata devemos colocar uma lente intra-ocular, a escolha de qual lente é uma decisão conjunta entre médico e paciente. Nós expomos quais as vantagens e desvantagens de cada lente, analisamos se existem outras comorbidades oculares que possam influenciar, quais as expectativas para o pós-operatório (quer tentar ao máximo ficar sem a necessidade do uso dos óculos, se este uso não faz tanta diferença assim ou se quer tentar usar óculos apenas para perto)? O objetivo também é a correção do astigmatismo? Se quer a melhor tecnologia disponível para deixar a sua visão o mais nítida possível? Sempre levando em cosideração a relação custo-benefício.
A pergunta se refere ao "piggyback" secundário, onde implantam uma lente intra-ocular no momento da cirurgia e num segundo momento uma lente multifocal. Todas lentes tem pontos positivos e negativos, a conversa franca com seu cirurgião é fundamental para a escolha da melhor lente intra-ocular para o seu caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existem diversos modelos e desenhos de Lentes implantadas na cirurgia de catarata, dependendo das expectativas e das características de cada caso. As lentes tradicionais apresentam apenas uma distancia focal, ou seja, sem auxilio de óculos somente fornecerão imagem nítida em uma distância.
Existem lentes chamadas multi ou bifocais que tentam fornecer 2 pontos focais, um para visão de longe e um para perto, para tentar dar mais liberdade ao paciente. Essas lentes têm suas vantagens e seus defeitos e uma parcela significativa sofre com problemas como halos, glare, diminuição do contraste, qualidade de visão insatisfatória, entre outros.
Elas podem ser colocadas já na primeira cirurgia ou colocadas como uma lente adicional complementar à monofocal em um segundo procedimento. A vantagem desta segunda opção é que caso o paciente não fique satisfeito, a reversão (retirada) da lente é muito mais simples e menos perigosa. Vale lembrar que isso só é necessário se o paciente quiser tentar.
A cirurgia de catarata além de ter a função de tratar a opacificação do cristalino, é também uma cirurgia refrativa, pois pode ser utilizada para corrigir os erros refrativos (graus) do olho. Durante a cirurgia retira-se o cristalino com catarata e implanta-se uma lente intra-ocular (LIO) que poderá deixar o paciente, muitas vezes, livres ou muito independentes do uso de óculos ou lentes de contato corretoras. Para isso, é necessário um boa avaliação pré-operatória e discutir com o seu médico oftalmologista qual a melhor LIO para o eu caso.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 377 perguntas sobre Facectomia Para Implante De Lente Intraocular
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.