Um míope pode ficar "viciado" em um tipo de grau ? Fiz um exame no oftalmologista e segundo ele meu

5 respostas
Um míope pode ficar "viciado" em um tipo de grau ?
Fiz um exame no oftalmologista e segundo ele meu grau diminuiu, porém com esse óculos que estou enxergo melhor. Ele me informou que meu olhos estão viciados nesse grau antigo. Pode isso acontecer?
Olá! O míope que está acostumado com grau de miopia além do grau que realmente possui tende a preferir o grau maior (o que seu oftalmologista chamou de vício). Por isso, é melhor que você não compare seus óculos antigos com os novos, até que você se acostume com o seu grau real (o grau em excesso pode te causar dor de cabeça e cansaço). Sempre leve na consulta a receita dos óculos anteriores para que o oftalmo saiba qual o grau para a sua melhor adaptação (geralmente uma redução progressiva a cada óculos desse grau de miopia excessivo). Não é fácil explicar isso, mas espero que tenha entendido...

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Uma analogia interessante é que se você usar um binóculo a visão para longe ficará ainda melhor, mesmo não sendo o seu grau correto. Míopes tendem a preferir graus maiores durante o exame, por isso que às vezes o grau pode acabar ficando maior - como os óculos que você está acostumado.
Um exame bem feito consegue geralmente detectar que você está hipercorrigido (como parece ser o seu caso). No começo pode parecer que a visão dos óculos antigos era melhor (como um binóculo também seria) mas o esforço para atividades de média distância e perto vai ser bem menor, causando menos cansaço no final do dia.
Via de regra, quase todos os míopes pedem um pouco mais de grau que realmente têm.
O que deve ser feito ao fianal do exame é um teste de vermelho e verde, deve ser receitado sempre quando estiver igual ou para o vermelho.
Quando existir dúvida pelo médico, deve ser feito dilatação da pupila.
Quando existe intenção de operar a miopia é impressindível a dilatação, para não corrigir a miopia em excesso.
Os colegas já explicaram nos posts anteriores, apenas gostaria de pontuar que o portador de miopia tende a escolher sempre um grau maior do que o real, pois essa lente com grau maior leva a uma magnificação (aumento) no tamanho da imagem que ele enxerga. Porém isso pode levar a sintomas de astenopia (cansaço visual). Portanto é comum acontecer o que você referiu (que o grau antigo parece melhor), quando ocorre um ajuste para menos no grau dos óculos
Um exame dilatado vai aferir com mais precisão o seu grau de miopia!

Especialistas

Andressa Magalhães

Andressa Magalhães

Oftalmologista

Imperatriz

Thaís Conte

Thaís Conte

Oftalmologista

Lajeado

Laís de Castro Oliveira

Laís de Castro Oliveira

Oftalmologista

São Paulo

Guilherme Fracalossi

Guilherme Fracalossi

Oftalmologista

Colatina

João Hélio P. Queiroz

João Hélio P. Queiroz

Oftalmologista

Barra Do Garças

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 641 perguntas sobre Miopia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.