Um indivíduo pode passar toda uma vida sem ter o diagnóstico de transtorno afetivo bipolar obsessivo

7 respostas
Um indivíduo pode passar toda uma vida sem ter o diagnóstico de transtorno afetivo bipolar obsessivo compulsivo ?
Olá! O diagnóstico de bipolaridade é mais dificil de ser identificado, pois a pessoa com esse transtorno geralmente procura ajuda quando está na fase depressiva. E o TOC vai variar da intensidade das obsessões e compulsões, caso esteja gerando sérios problemas em sua vida, mas caso a pessoa tenha procurado por ajuda psicológica não é difícil de ser diagnosticada. Fico a disposição!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Dependendo do quanto interfira nas atividades e relacionamentos pode sim não ter diagnóstico por toda uma vida e ficar camuflada atrás de ansiedade e depressao e o tratamento não é igual. A bipolaridade é dificil de ser entendida por ter dois momentos (ciclos) distintos: a mania e a depressão. Muitas vezes é percebida nos relacionamentos mais próximos como amorosos e familiares e um bom profissional saberá identificar também.
O toc pode ter a ver com os episódios de mania, precisaria ser avaliado o tipo de toc para entender a funcionalidade dele.
De toda forma, a busca de ajuda profissional muda drasticamente a qualidade de vida do paciente, reduzindo os sintomas e trazendo maior clareza e autonomia diante deles. A bipolaridade requer cuidado e atenção e cuidar dela é fundamental.
Ola. Transtorno Afetivo Bipolar e Transtorno Obsessivo Compulsivo são transtornos distintos, mas há possibilidade de passar a vida inteira sem ser diagnosticado, sim.
Sim, é possível se pensarmos que um diagnóstico como esse é dado por psiquiatra e alguns profissionais da psicologia e se nenhum desses profissionais forem consultados, um diagnóstico não será emitido.
Olá. Bom, transtorno afetivo bipolar e Toc são dois diagnósticos diferentes. O que pode ocorrer é eles serem comórbidos, ou seja, o indivíduo ter os dois diagnósticos. E sim, é possível passar a vida a toda sem receber nenhum desses diagnósticos. O fator X que desencadeou transtorno Y em alguém, pode não desencadear nada em você. Mas caso perceba mudanças abruptas de comportamento, pensamentos intrusivos, rituais e etc, busque ajuda de um profissional capacitado para te auxiliar e diagnosticar.
Cabe se fortalecer, se conscientizar de seus sentimentos pra estar mais forte em suas ações, pra que não sinta culpas, e outros sentimentos desagradáveis como não merecimento, etc, e uma Psicoterapia seria de grande ajuda nesse sentido, e quem sabe, uma terapia de família se sua família ou somente mãe, além de você, queiram que aconteça o encontro, senão, só pra você já ajuda.
O transtorno bipolar e o Transtorno obsessivo compulsivo são diferentes - o primeiro faz parte do humor e p segundo faz parte dos transtornos de ansiedade. Sim, você pode ter esses diagnósticos a partir de qualquer idade, desde que comece a apresentar os sintomas compatíveis. Apesar de ter um primeiro episódio com maior frequência em adultos jovens, tanto um quanto o outro podem abrir primeiro episódio já em vida adulta

Especialistas

Paulo Cesar T Ribeiro

Paulo Cesar T Ribeiro

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Joseane Zamprogno

Joseane Zamprogno

Psicólogo

Campinas

Marlis Burgos

Marlis Burgos

Psicólogo

Curitiba

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Vinicius Marinacci Cardim

Vinicius Marinacci Cardim

Psicólogo

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 263 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.