Um homem que sempre esteve sozinho amorosamente e sempre tenha se sentido triste por isso, acreditar

16 respostas
Um homem que sempre esteve sozinho amorosamente e sempre tenha se sentido triste por isso, acreditar que ele só poderá encontrar a felicidade se um dia encontrar a mulher certa que o ame, é um pensamento errado consigo mesmo ?
A crença de que a felicidade depende exclusivamente de encontrar a pessoa certa pode ser considerada um pensamento limitante, embora o amor e os relacionamentos possam contribuir significativamente para a felicidade de muitas pessoas, é importante não colocar toda a responsabilidade pela felicidade em um único aspecto da vida. A felicidade é um estado complexo influenciado por vários fatores, incluindo relacionamentos, saúde, realizações pessoais, conexões sociais e bem-estar emocional. Depender inteiramente de um relacionamento romântico para a felicidade coloca uma carga excessiva sobre a parceria e pode levar a expectativas irrealistas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120

Olá, bom dia!
Estar bem consigo, sentir se feliz, consigo mesmo é um importante passo para ter outros encontros, inclusive de relacionamento amoroso. Isso chama-se "solitude".
Gostaria de oferecer uma oportunidade para pensarmos sobre isso, preparando o seu emocional para o desenvolvimento pessoal, faça um agendamento comigo, por teleconsulta, que garanto ajudá-lo na superação dessas barreiras limitantes e dessas dores.
Fico no aguardo.
Até logo.
Ei, uma das formas de pensar a felicidade é que a mesma seja um estado de consciência de satisfação. Pelo que você relata sua insatisfação gira em torno de estar sozinho. É claro que para estar feliz é necessário outros fatores, além do relacionamento, por melhor que ele seja. A psicoterapia pode te ajudar nesse sentido...a buscar esse estado de felicidade antes mesmo de encontrar uma pessoa que possa construir uma vida com você.
Oi, talvez seja necessário antes definirmos o que é, para ti, o amor, a felicidade, e até mesmo o que significa estar sozinho. A partir de ti, de tuas experiências, necessidades e desejos, podemos trabalhar formas de responder a esta questão. Forma de que tu mesmo consiga responder.
Olá! Para além de certo e errado, precisamos pensar no caminho que você percorreu para chegar a estas conclusões e quais as suas expectativas quanto a isso. Somos seres únicos e individuais e cada um tem suas crenças, pensamentos, emoções e comportamentos diante disso. Sugiro que você busque por uma psicoterapia, pois em um espaço seu, de acolhimento, sem julgamentos e com ajuda profissional, você mesmo conseguirá responder a esta perguntando pensando no seu contexto, na sua própria história.
Olá!!

A carência é um péssimo conselheiro para escolhas amorosas. Pode se tornar uma grande cilada para aqueles que acreditam que a felicidade está em relacionamento amoroso. Em alguns casos especificamente a infelicidade pode estar justamente em uma escolha equivocada, onde idealizamos a pessoa.
Estar bem consigo não impede de fazer uma escolha equivocada, mas te estrutura pra entender que você também pode viver muito bem sem aquela pessoa específica.
Invista primeiro em recuperar sua auto estima, se conhecer e por consequência encontrará alguém com quem deseja ficar pelo tempo que a relação tiver que durar.

Abs,
Olá. Acho que antes de julgarmos esse pensamento como certo ou errado, é importante acolhermos e buscarmos o que leva esse homem a colocar a sua felicidade na mão do outro. Pontos interessantes de serem pensados: o que essa pessoa vê como felicidade? Essa pessoa teve relacionamentos anteriores? Se sim. Como foram esses relacionamentos? Quais motivos levaram ao término? Essa pessoa tem vínculos afetivos, quais? Como é a rotina dessa pessoa? Qual visão essa pessoa tem sobre si? Diante do que foi relatado, considero de grande relevância que esse homem busque um psicólogo/ psicanalista para que essas e outras reflexões possam ser feitas junto com profissional, possibilitando assim que sejam encontradas novas saídas para o sentimento atual de tristeza!
Sim, além de errado, é egoísta. Lamento que esteja vivendo isso, pois gera muito sofrimento. Ao depositar no outro a responsabilidade por sua felicidade você acaba negligenciando o seu comprometimento com você mesmo e com a vida, fazendo isso só restará o lugar de vítima. Ao querer que o outro te ame para que você se sinta bem, você ignora completamento o sentido da palavra amor, que é doação e sacrifício. Relacionamentos que começam assim podem durar pouco. Se está triste por não ter um relacionamento amoroso comprometa-se em aprofundar suas relações e se dispor a ter intimidade. Mas, se tem a expectativa de que é a relação amorosa que traz felicidade, será dolorosamente frustrado. A felicidade é muito mais que um estado emocional, é um posicionamento diante da vida. Qual tem sido o seu posicionamento? Emoções vêm e vão, a paixão passa. O que você quer que perdure? Não existe a "pessoa certa", existe a decisão de amar junto com as circunstâncias favoráveis e os valores semelhantes.
Aprender a lidar com seu próprio eu, a sua própria companhia deve ser a melhor, aprender a amar a si é uma condição para depois amar o outro, ou ser amado. O amor próprio nos constitui psiquicamente desde sempre. Sem ele, ficamos no campo da idealização, projetando em alguém a responsabilidade pelo nosso bem estar.

O pensamento de que a felicidade só é possível ao encontrar a "mulher certa" pode ser considerado um pensamento limitado e, em alguns casos, potencialmente prejudicial. A razão para isso é que a felicidade é um estado complexo e multifacetado, influenciado por diversos fatores na vida de uma pessoa. Colocar toda a responsabilidade pela felicidade em encontrar um parceiro romântico pode criar expectativas irreais e, em última análise, tornar mais difícil encontrar contentamento.
É importante identificar o que levou você a se limitar na questão relacionamentos. O que eu acredito é que, em algum momento da sua vida, sua auto estima foi abalada. A baixa auto estima, geralmente, está ligada a infância.
A psicoterapia será fundamental para seu auto conhecimento, para que você goste mais de você e não deposite toda a sua felicidade na dependência de outra pessoa.
Você se sentir bem consigo, vai atrair pessoas que venham somar na sua vida..
Nesse contexto posso pontuar que não é um pensamento disfuncional. O que pode ser disfuncional seria o fato suas crenças e comportamento não favorecerem você com êxito buscar uma pessoa para se relacionar. A terapia EMDR pode ajudar você curar traumas que podem de certa forma atrapalhar você alcançar o teu sonho. Bem como a análise do comportamento aplicada (ABA) dar um norte a você com treinamento de habilidades sociais onde terá mais êxito em abordar mulheres para relacionamento afetivo amoroso.
Não que seja um pensamento errado. Mas um pensamento que pode te atrapalhar, tanto em obter essa tal felicidade e também em encontrar com essa mulher. Ninguém pode nos fazer feliz, se não nós mesmos. Ademais, talvez as pessoas não queiram ter essa responsabilidade de tornar o outro feliz. Além disso, penso que a "felicidade" não seja algo que a gente conquiste uma vez e a tenhamos para sempre. Acredito que sejam pequenos momentos, pequenas conquistas que nos trazem momentos felizes e outros menos felizes. Ter alguém conosco pode ser uma dádiva, mas não uma condição para a felicidade.
Olá! Não temos como julgar que é certo ou errado. Isso depende da história de vida do indivíduo. Por que atribui sua felicidade à vida amorosa e a outra pessoa? Para ser feliz em um relacionamento, primeiro a pessoa precisa estar bem com ela própria, pois assim não irá colocar o peso da responsabilidade de "me fazer feliz" no outro. É importante ter em mente que é impossível ser feliz o tempo inteiro, mas ter momentos de alegria, prazer e bem estar, que promovem a felicidade. A psicoterapia pode ajudar com essas questões. Fique bem!
Se esse homem estiver se sentindo constantemente triste, pode ser benéfico explorar esses sentimentos mais profundamente, talvez com a ajuda de um profissional de saúde mental. Uma abordagem terapêutica pode fornecer insights valiosos, ajudando-o a entender suas próprias necessidades, fortalecer a autoestima e desenvolver estratégias saudáveis para buscar e manter relacionamentos significativos, se assim os quiser! Qualquer duvida, consulte um profissional da area.
Olá, querido(a)! A sua dúvida é totalmente válida, vou pontuar algumas questões que podem te ajudar a pensar mais um pouquinho sobre isso. Primeiro, será que existe a pessoa "certa" que vai nos amar? Ou será que isso pode ser construído em uma relação? O que eu valorizo em um relacionamento? Isso pode nos ajudar a desconstruir a ideia de que há uma pessoa "pronta" que ainda não encontramos que vai ter um relacionamento que gostamos. Além disso, é normal que se você valoriza ter um relacionamento amoroso, a ausência dele cause tristeza. Entretanto, é importante avaliar qual o peso você está colocando nessa outra parceria. Muitas vezes podemos acabar idealizando um relacionamento inatingível. São muitas questões que podem ser abordadas dentro desse assunto. Por isso, procure ajuda profissional de um(a) psicólogo(a). E estou de braços abertos para te ajudar nesse processo!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!