Um homem com 73 anos de idade com câncer na boca, já com o seu estado clínico avançado tem curas?

3 respostas
Um homem com 73 anos de idade com câncer na boca, já com o seu estado clínico avançado tem curas? É recomendável fazer a cirurgia?
A avaliação sobre melhor opção de tratamento para o câncer de boca deve ser individualizada... levamos em consideração o tamanho tumor, as possíveis sequelas de uma cirurgia muito extensa, o benefício e os riscos. Claro que levando em consideração o estado geral do paciente, sua vontade e da familia. Procure o seu cirurgião de cabeça e pescoço. Um câncer de boca avançado tratado adequadamente com cirurgia mais radioterapia com ou sem quimioterapia tem uma chance de ficar controlado em torno de 50%, o que não é tão ruim quanto canceres de esofago, pulmão ou pâncreas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Muitos critérios devem ser avaliados. A idade por si só não impede o tratamento cirúrgico. Como já respondido por outros colegas, a avaliação de um cirurgião de cabeça e pescoço é importante para definir a possibilidade de cirurgia e seqüelas envolvidas. Condições clínicas coexistentes devem ser consideradas para qualquer tipo de tratamento A quimioterapia e a radioterapia também podem ser utilizadas no tratamento, mas também são tratamentos que apresentam seqüelas importantes. Em geral, quanto maior a doença, melhor o tratamento com tratamento combinando essa três modalidades.
Antes de tomar qualquer decisão é importante fazer uma avaliaçao para saber as condições clínicas em que se encontra o paciente para apartir daí fazer um planejamento terapêutico, no qual se ofereça benefício e menor dano possível ao paciente. É necessário fazer exames para saber o estágio da doença, o tratamento é individualizado e se leva em conta várias características do tumor, tamanho da lesão outras doenças crônicas que o paciente possa ter como; diabestes , insificiência cardíca, hipertensão arterial... provavelmente nas condições descritas , a cirurgia não seria mais uma opção viável

Especialistas

Carlos Eduardo Molinari Nardi

Carlos Eduardo Molinari Nardi

Cirurgião de cabeça e pescoço

Santos

Gleisson Perdigão

Gleisson Perdigão

Oncologista

Palmas

Kaique Almeida

Kaique Almeida

Oncologista

João Pessoa

Rosane do Rocio Johnsson

Rosane do Rocio Johnsson

Oncologista

Curitiba

Marcos Miranda

Marcos Miranda

Oncologista

João Monlevade

Gustavo Vasili Lucas

Gustavo Vasili Lucas

Oncologista

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 98 perguntas sobre Câncer da língua
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.