Um hipocondríaco pode "sentir" dores e sintomas que não tem? Pergunto isso porque em várias ocasiões

16 respostas
Um hipocondríaco pode "sentir" dores e sintomas que não tem? Pergunto isso porque em várias ocasiões já tive sintomas diferentes e o médico disse que não era nada. Já cheguei a sentir falta de ar e o médico disse que não era nada
O que pode ocorrer, em muitos casos, é de algum sintoma psíquico ser somatizado para o corpo, ou seja, seria desencadeado por fatores psíquicos que você ainda não consegue perceber e realmente causariam o sintoma físico. Uma terapia psicanalítica pode ser um ótimo caminho para entender a formação desses sintomas e buscar lidar melhor com eles, amenizá-los! Qualquer coisa estou a disposição. Abraços
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 110

Olá! Sintomas são uma forma de resposta a algo que está sendo incômodo, o que pode acontecer quando não há uma causa física de fato é o que nomeia-se ser um sintoma psicossomático, ou seja, algo que é de origem psíquica, alguma angústia, está sendo somatizada, mostrada, no corpo. Um processo psicoterápico seria o mais indicado a tratar essas sintomas e essas causas. Espero que tenho ajudado. Fique bem!
Olá, tudo bem? A condição que você relata pode não estar associada, necessariamente, a uma condição orgânica (embora você esteja sentindo esse mal estar no seu corpo). Neste caso é importante uma avaliação de maneira geral. Observe como estão seus pensamentos quando se sente assim e veja se algo lhe chama a atenção. Busque perceber quanto tempo esse mal estar dura. Quando começa? O que houve antes disso começar? Essas são dicas importantes para que você possa delinear melhor e entender o que sente.

De qualquer forma, é importante investigar. Busque uma segunda opinião. Além disso, a psicoterapia é uma ferramenta importante e que se faz de grande valia neste caso. Estou à disposição se houver qualquer dúvida. Espero ter conseguido auxiliá-lo no entendimento da sua questão. Obrigada.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Olá! O estado emocional frequentemente afeta o corpo físico, pois ambos estão conectados. A somatização ocorre quando as emoções ou problemas de ordem psicológica se manifestam através de sintomas físicos. Se os sintomas forem frutos de somatizações, o médico não irá identificar nenhuma origem orgânica. Por isso, é interessante também que busque um Psicólogo para te ajudar a trabalhar melhor essas questões e ter mais equilíbrio emocional. Cuide-se bem!
Sua pergunta: Um hipocondríaco pode "sentir" dores e sintomas que não tem?
Sim, é logico que pode.
Geralmente pessoas com essa patologia vão ao médico com muita frequência, realizam uma série de exames e nunca tem um diagnosticado de um problema físico, isso acontece porque o hipocondríaco está completamente saudável e o problema não é com aquilo que ele acredita ser um sintoma, a ansiedade excessiva pode provocar essas sensações.
Te aconselho a procurar um psicoterapeuta, vai te ajudar a entender um pouco melhor.
Ola.... pode sim... Nós, seres humanos, podemos sentir várias coisas que os médicos nao conseguem diagnosticar. E geralmente quando isso acontece, provavelmente é algo emocional. Busque terapia e ache seu conflito subconsciente..e voce entenderá pq isso acontece com vc
Olá! Pode sim, o hipocondríaco tem o costume de procurar médicos e fazer exames rotineiramente e sentir vários sintomas físicos, mesmo sem nenhuma evidência médica.Geralmente possuem um medo excessivo da morte. O hipocondríaco sofre com ansiedade e assim tende a aumentar cada sensação corporal normal a ponto de considerar que algo não vai bem. Te aconselho a buscar ajuda psicológica caso esteja acontecendo com você!
Olá! Se você sente, dores e sintomas, é porque você os tem. É real a sua dor e o seu sintoma, mesmo que não exista uma causa orgânica que possa justificá-los.
Uma crise ou um transtorno de ansiedade, por exemplo, podem causar sensação de falta de ar. E mesmo assim, não haver nenhum problema de ordem respiratória que justifique a falta de ar. A nossa saúde emocional e mental não depende somente de fatores orgânicos.

Olá! Sim, é completamente possível. Nosso estado emocional e psicológico, quando está disfuncional, pode acabar somatizando e mostrando sintomas no corpo físico. Isso é o que chamamos de psicossomático. No caso do hipocondríaco, a ansiedade e o medo de estar doente pode causar a sensação de sintomas parecidos com a doença temida, mas sem causa fisiológica.
Uma psicoterapia te ajudaria bastante na investigação dessa ansiedade e na forma que esses sintomas se manifestam em ti!
Sim. Chamamos isso de somatização. Muitas vezes quando nao conseguimos elaborar nossas emoções e pensamentos, isso se manifesta em dores no corpo, geralmente o órgão ou a parte do corpo que dói revela o conflito vivenciado.
Na psicoterapia é possível que seja investigado o sintoma, o sentimento e os pensamentos. A falta de ar pode estar relacionada com a ansiedade ou medo, tente pensar no momento em que se sentiu assim e busque a psicoterapia para uma compreensão mais profundas dos seus sintomas!! Me coloco a disposição!
Olá
As pessoas expressam as suas dores no corpo, mais muitas vezes essas dores ainda não estão em forma de doenças já diagnosticadas, mais elas existem e na maioria das vezes são dores emocionais. Procure ajuda de um profissional!
Olá, tudo bem?

A hipocondria é uma condição em que o paciente se encontra extremamente apreensivo, ansioso e preocupado em relação à própria saúde, acreditando, por vezes, que possui problemas sérios de saúde. Geralmente faz inúmeros exames médicos, porém, não apresenta nenhuma alteração. Os sintomas físicos podem decorrer da extrema ansiedade em relação ao estado de saúde, que reforçam a ideia de que o indivíduo está realmente doente.
A hipocondria, portanto, não causa dores, mas sim, ansiedade e preocupação, mas essa tensão e ansiedade podem causar diversos sintomas físicos, como palpitação, falta de ar, sufocamento, dentre outros, que passam a ideia de que há alguma doença instalada.

Espero ter ajudado,

Estou à disposição.

Abraço.
Olá,boa noite! se você sente algo é porque tem o que sente!! A questão é que pode não ser de ordem orgânica mas sim, psíquica! seria interessante fazer algumas entrevistas com o psicólogo para verificar a parte emocional também , além da física :)
Olá,
Em primeiro lugar ao sentir alguma dor ou sintoma, é melhor buscar ajuda médica. Sendo descartada a possibilidade de você estar com algum problema físico, um profissional de psicologia pode te ajudar.
Hipocondria ou transtorno de ansiedade de doença, é uma condição complexa, que se manifesta através de uma preocupação constante de ter alguma doença grave, mesmo na ausência de evidências médicas concretas. O corpo expressa o que a pessoa não consegue de forma consciente, os sintomas são físicos, mas a origem é emocional.
Espero ter ajudado.
O seu relato diz muito sobre a hipocondria, que é quando a pessoa crê que sofre de doenças sérias, fica constantemente angustiado por conta da saúde, marcando médicos e costuma ir atrás de diferentes opiniões de especialistas. O seu corpo está apresentando esses sintomas pois tem algo reprimido em seu inconsciente. Enquanto você não acessar o que lhe traz sofrimento o seu corpo continuará somatizando esses sintomas físicos. Na psicoterapia é um lugar seguro para investigar as causas desses sintomas e te ajudar a lidar com eles. Se quiser me chame para uma consulta, estou a disposição. Clique em agendar uma visita!
Não é que não seja 'nada', se você sente, existe um sofrimento, mas não algo que a medicina possa tratar, uma vez que trata-se do efeito da angústia e ansiedade sobre o seu corpo. Há mesmo casos em que a incidência da ansiedade acontece de forma tão intensa, que o sujeito pode sentir como se o seu corpo fosse entrar em colapso e parar no hospital. Mas é importante que saiba que há tratamento para isso. Trata-se de questões psíquicas, muitas inconscientes, mas com o avançar das sessões, isso vai se transformando. Abç. Estou à disposição para te apoiar neste processo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!