Um hipocondríaco pode "sentir" dores e sintomas que não tem? Pergunto isso porque em várias ocasiões

20 respostas
Um hipocondríaco pode "sentir" dores e sintomas que não tem? Pergunto isso porque em várias ocasiões já tive sintomas diferentes e o médico disse que não era nada. Já cheguei a sentir falta de ar e o médico disse que não era nada
 Lisieux Marc Araujo
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
O que pode ocorrer, em muitos casos, é de algum sintoma psíquico ser somatizado para o corpo, ou seja, seria desencadeado por fatores psíquicos que você ainda não consegue perceber e realmente causariam o sintoma físico. Uma terapia psicanalítica pode ser um ótimo caminho para entender a formação desses sintomas e buscar lidar melhor com eles, amenizá-los! Qualquer coisa estou a disposição. Abraços
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 110
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Bárbara Lira
Psicólogo, Psicanalista
Barueri
Olá! Sintomas são uma forma de resposta a algo que está sendo incômodo, o que pode acontecer quando não há uma causa física de fato é o que nomeia-se ser um sintoma psicossomático, ou seja, algo que é de origem psíquica, alguma angústia, está sendo somatizada, mostrada, no corpo. Um processo psicoterápico seria o mais indicado a tratar essas sintomas e essas causas. Espero que tenho ajudado. Fique bem!
Olá, tudo bem? A condição que você relata pode não estar associada, necessariamente, a uma condição orgânica (embora você esteja sentindo esse mal estar no seu corpo). Neste caso é importante uma avaliação de maneira geral. Observe como estão seus pensamentos quando se sente assim e veja se algo lhe chama a atenção. Busque perceber quanto tempo esse mal estar dura. Quando começa? O que houve antes disso começar? Essas são dicas importantes para que você possa delinear melhor e entender o que sente.

De qualquer forma, é importante investigar. Busque uma segunda opinião. Além disso, a psicoterapia é uma ferramenta importante e que se faz de grande valia neste caso. Estou à disposição se houver qualquer dúvida. Espero ter conseguido auxiliá-lo no entendimento da sua questão. Obrigada.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! O estado emocional frequentemente afeta o corpo físico, pois ambos estão conectados. A somatização ocorre quando as emoções ou problemas de ordem psicológica se manifestam através de sintomas físicos. Se os sintomas forem frutos de somatizações, o médico não irá identificar nenhuma origem orgânica. Por isso, é interessante também que busque um Psicólogo para te ajudar a trabalhar melhor essas questões e ter mais equilíbrio emocional. Cuide-se bem!
Dra. Jussara Campos Machado
Psicólogo
Belo Horizonte
Sua pergunta: Um hipocondríaco pode "sentir" dores e sintomas que não tem?
Sim, é logico que pode.
Geralmente pessoas com essa patologia vão ao médico com muita frequência, realizam uma série de exames e nunca tem um diagnosticado de um problema físico, isso acontece porque o hipocondríaco está completamente saudável e o problema não é com aquilo que ele acredita ser um sintoma, a ansiedade excessiva pode provocar essas sensações.
Te aconselho a procurar um psicoterapeuta, vai te ajudar a entender um pouco melhor.
Dra. Andressa Zirretta
Psicólogo
Balneário Camboriú
Ola.... pode sim... Nós, seres humanos, podemos sentir várias coisas que os médicos nao conseguem diagnosticar. E geralmente quando isso acontece, provavelmente é algo emocional. Busque terapia e ache seu conflito subconsciente..e voce entenderá pq isso acontece com vc
Dra. Jiciléia Oliveira
Psicólogo, Psicanalista
Taboão Da Serra
Olá! Pode sim, o hipocondríaco tem o costume de procurar médicos e fazer exames rotineiramente e sentir vários sintomas físicos, mesmo sem nenhuma evidência médica.Geralmente possuem um medo excessivo da morte. O hipocondríaco sofre com ansiedade e assim tende a aumentar cada sensação corporal normal a ponto de considerar que algo não vai bem. Te aconselho a buscar ajuda psicológica caso esteja acontecendo com você!
Olá! Se você sente, dores e sintomas, é porque você os tem. É real a sua dor e o seu sintoma, mesmo que não exista uma causa orgânica que possa justificá-los.
Uma crise ou um transtorno de ansiedade, por exemplo, podem causar sensação de falta de ar. E mesmo assim, não haver nenhum problema de ordem respiratória que justifique a falta de ar. A nossa saúde emocional e mental não depende somente de fatores orgânicos.

Olá! Sim, é completamente possível. Nosso estado emocional e psicológico, quando está disfuncional, pode acabar somatizando e mostrando sintomas no corpo físico. Isso é o que chamamos de psicossomático. No caso do hipocondríaco, a ansiedade e o medo de estar doente pode causar a sensação de sintomas parecidos com a doença temida, mas sem causa fisiológica.
Uma psicoterapia te ajudaria bastante na investigação dessa ansiedade e na forma que esses sintomas se manifestam em ti!
 Laís Fernandes
Psicólogo
São Paulo
Sim. Chamamos isso de somatização. Muitas vezes quando nao conseguimos elaborar nossas emoções e pensamentos, isso se manifesta em dores no corpo, geralmente o órgão ou a parte do corpo que dói revela o conflito vivenciado.
Na psicoterapia é possível que seja investigado o sintoma, o sentimento e os pensamentos. A falta de ar pode estar relacionada com a ansiedade ou medo, tente pensar no momento em que se sentiu assim e busque a psicoterapia para uma compreensão mais profundas dos seus sintomas!! Me coloco a disposição!
 Katia Oliveira
Psicólogo
João Pessoa
Olá
As pessoas expressam as suas dores no corpo, mais muitas vezes essas dores ainda não estão em forma de doenças já diagnosticadas, mais elas existem e na maioria das vezes são dores emocionais. Procure ajuda de um profissional!
Olá, tudo bem?

A hipocondria é uma condição em que o paciente se encontra extremamente apreensivo, ansioso e preocupado em relação à própria saúde, acreditando, por vezes, que possui problemas sérios de saúde. Geralmente faz inúmeros exames médicos, porém, não apresenta nenhuma alteração. Os sintomas físicos podem decorrer da extrema ansiedade em relação ao estado de saúde, que reforçam a ideia de que o indivíduo está realmente doente.
A hipocondria, portanto, não causa dores, mas sim, ansiedade e preocupação, mas essa tensão e ansiedade podem causar diversos sintomas físicos, como palpitação, falta de ar, sufocamento, dentre outros, que passam a ideia de que há alguma doença instalada.

Espero ter ajudado,

Estou à disposição.

Abraço.
 Elimara Alves Abreu
Psicólogo, Psicanalista
Salvador
Olá,boa noite! se você sente algo é porque tem o que sente!! A questão é que pode não ser de ordem orgânica mas sim, psíquica! seria interessante fazer algumas entrevistas com o psicólogo para verificar a parte emocional também , além da física :)
 Márcia Valéria Medina
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá,
Em primeiro lugar ao sentir alguma dor ou sintoma, é melhor buscar ajuda médica. Sendo descartada a possibilidade de você estar com algum problema físico, um profissional de psicologia pode te ajudar.
Hipocondria ou transtorno de ansiedade de doença, é uma condição complexa, que se manifesta através de uma preocupação constante de ter alguma doença grave, mesmo na ausência de evidências médicas concretas. O corpo expressa o que a pessoa não consegue de forma consciente, os sintomas são físicos, mas a origem é emocional.
Espero ter ajudado.
Dra. Steffane Braga
Psicólogo, Psicanalista
Goiânia
O seu relato diz muito sobre a hipocondria, que é quando a pessoa crê que sofre de doenças sérias, fica constantemente angustiado por conta da saúde, marcando médicos e costuma ir atrás de diferentes opiniões de especialistas. O seu corpo está apresentando esses sintomas pois tem algo reprimido em seu inconsciente. Enquanto você não acessar o que lhe traz sofrimento o seu corpo continuará somatizando esses sintomas físicos. Na psicoterapia é um lugar seguro para investigar as causas desses sintomas e te ajudar a lidar com eles. Se quiser me chame para uma consulta, estou a disposição. Clique em agendar uma visita!
Não é que não seja 'nada', se você sente, existe um sofrimento, mas não algo que a medicina possa tratar, uma vez que trata-se do efeito da angústia e ansiedade sobre o seu corpo. Há mesmo casos em que a incidência da ansiedade acontece de forma tão intensa, que o sujeito pode sentir como se o seu corpo fosse entrar em colapso e parar no hospital. Mas é importante que saiba que há tratamento para isso. Trata-se de questões psíquicas, muitas inconscientes, mas com o avançar das sessões, isso vai se transformando. Abç. Estou à disposição para te apoiar neste processo.
 Rafael Peixoto
Psicólogo, Terapeuta complementar
Petrópolis
Muito obrigado pela sua pergunta! Sim, pessoas com hipocondria, conforme o DSM-5-TR, podem experimentar sintomas físicos reais, como dores e falta de ar, mas esses sintomas são frequentemente exagerados ou mal interpretados devido a um medo excessivo de doenças. A ansiedade e o foco constante no corpo podem amplificar essas sensações, gerando um ciclo de preocupação. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é eficaz para ajudar a reestruturar esses pensamentos e reduzir a ansiedade, e a Hipnose Clínica pode acessar questões emocionais subjacentes. Jamais recorra à automedicação. Estou à disposição para ajudá-lo a lidar com esses sintomas e preocupações. Abraços!
 Silvana Santos
Psicólogo, Terapeuta complementar
Goiânia
Sim, é possível que um hipocondríaco, ou alguém com ansiedade relacionada à saúde, experimente dores e sintomas que, na verdade, não têm uma causa física aparente. Isso acontece porque a ansiedade pode ativar o sistema nervoso de uma forma que produz sensações reais no corpo, como falta de ar, palpitações, dores musculares, tontura, entre outros. Essas sensações não são "inventadas" ou "exageradas" intencionalmente; elas são manifestações reais do impacto que a mente pode ter no corpo.

Quando estamos muito atentos ou preocupados com a possibilidade de uma doença, nosso cérebro tende a interpretar sensações normais do corpo como sinais de algo errado. Esse estado de alerta acaba alimentando mais ansiedade, criando um ciclo difícil de quebrar.

O que você descreveu, como a falta de ar ou sintomas diferentes que os médicos não encontraram explicação, pode sim ser parte de um quadro ansioso. Isso não significa que suas sensações sejam menos importantes ou que devam ser ignoradas. Pelo contrário, elas são um sinal de que sua mente e seu corpo estão pedindo cuidado.

Trabalhar essas questões em terapia pode ser muito útil. Em um processo terapêutico, podemos explorar o que está por trás dessas preocupações com a saúde e ajudar você a desenvolver estratégias para lidar com os pensamentos e as sensações de uma maneira mais tranquila.
Se quiser, podemos conversar mais sobre isso e pensar juntas em formas de trazer mais conforto e equilíbrio para sua vida. É possível retomar o controle e viver com mais leveza.

Dra. Letícia Carvalho
Psicólogo
Salvador
Sim, é possível que uma pessoa com hipocondria sinta dores e outros sintomas físicos sem uma causa médica identificável. A ansiedade intensa relacionada à saúde pode levar o corpo a manifestar sensações reais, como falta de ar, dores musculares ou palpitações. Biologicamente, isso ocorre porque a preocupação constante ativa o sistema nervoso autônomo, responsável por regular funções involuntárias como respiração e batimentos cardíacos. Essa ativação pode resultar em sintomas físicos reais, mesmo que não haja uma doença subjacente. Buscar apoio psicológico pode ajudar a gerenciar essas preocupações e reduzir os sintomas físicos associados.
Sim, é possível. A pessoa que possui hipocondria sente um medo intenso de ter alguma doença, o que a faz ficar com um alerta muito sensível para possíveis dores e sintomas físicos, podendo sentir os sintomas mesmo sem nenhuma causa médica identificada. Mente e corpo estão interligados, e mesmo que algumas dores não tenham origem física, elas podem ser derivadas de questões emocionais, como ansiedade e medo. Nesses casos, é recomendável buscar ajuda psicológica. Um profissional poderá ajudá-lo a compreender melhor essas questões e a lidar com suas emoções de maneira saudável. Espero ter ajudado. Abraços!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.