Um granuloma na faringe, o que pode ser?
3
respostas
Um granuloma na faringe, o que pode ser?
O diagnóstico preciso de "granuloma" é feito após uma biópsia, geralmente removendo completamente a lesão. Uma lesão na faringe SUGESTIVA de granuloma, e que não desaparece em poucas semanas, muitas vezes pode ser removida com uma pequena cirurgia, nos trazendo uma resposta mais precisa sobre qual tipo de lesão é esta. Do contrário, algumas lesões sugestivas de granuloma na LARINGE podem (e devem) ser somente acompanhadas clinicamente, se possível com exame de laringoscopia em curtos intervalos de tempo. Removendo-se o fator causal elas tendem à regressão, não sendo necessária sua remoção.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Pode ser resultante de uma inflamação viral.
O granuloma é uma lesão de aspecto inflamatório e irregular e pode ser causado por diversos agentes infecciosos ou traumáticos, podendo também ter causa tumoral. Os granulomas da faringe são mais raros e em nosso meio estão frequentemente associados a doenças ulcero-granulomatosas ou ao papiloma vírus. O diagnóstico somente pode ser feito após a realização de uma biópsia (retirada de parte ou de toda a lesão para estudo microscópico). Dependendo a localização deste granuloma a biopsia pode ser feita com anestesia local, mas se for mais ao fundo da garganta será necessária anestesia geral. Sugiro procurar um otorrinolaringologista para fazer uma avaliação minuciosa de toda a região (cavidades nasais, faringe e laringe) para estabelecer a extensão do problema e se há outras lesões. Esta avaliação é feita acordado com exame de videonasofibrolaringoscopia, exame que filma o trajeto com fibra óptica fina que passa pelo nariz.
Especialistas
Perguntas relacionadas
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Granuloma Laríngeo
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.