Um filho de pai esquizofrênico paranoide com depressão aos 17, extremamente ansioso com traços de is

4 respostas
Um filho de pai esquizofrênico paranoide com depressão aos 17, extremamente ansioso com traços de isolamento, timidez e retração social desde criança, assim como pensamentos de auto referência (todas as meninas da sala sentem atração por ele por exemplo, ou todos prestam atenção em tudo o que ele faz e falam dele quando ele passa), pode estar no pródomo da doença? O diagnóstico F33 pode mudar para F20 em algum momento da vida?
Bom dia. Não há como fazer diagnósticos tão complexos à distância. É necessário investigar muitos outros sintomas além dos que citaste. Procure levá-lo a um(a) psicólogo(a) para uma avaliação.
Atenciosamente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O diagnóstico de F33 com essa história p ara mim seria provisório ... até por que quadros F20 podem iniciar com essa idade e com quadro semelhante.
Sua pergunta foi se pode, pode sim. Claro que só tem como ter certeza com uma avaliação médica se tais sintomas já não representam um quadro psicótico, porque não é porque o pai tem o diagnóstico que o filho obrigatoriamente tem que ter, mas a história familiar também é sim muito importante nesse caso.
"Ansiedade" assim como "tristeza" são sintomas genéricos e comuns a praticamente todas as enfermidades psiquiátricas, é até mesmo a nenhuma, eu diria...Voltando ao caso em questão, me chamam a atenção as "idéias de auto-referência", do tipo "supervalorizado" e que precisariam se melhor avaliadas, se são secundarias a um Quadro Afetivo, quanto a sua intensidade (centralidade na vida do rapaz) e permanência ( se remitem periodicamente ou não. Havendo períodos de remissão, em que circunstâncias se dão as recidivas ( recaídas).... Se foi dado o diagnóstico de um Quadro Depressivo Recorrente, isto é o que de fato me importaria mais, e não uma "eventual" Esquizofrenia. Espero ter sido útil! Um abraço!

Especialistas

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Carolina Giovelli Karlec

Carolina Giovelli Karlec

Psiquiatra

Porto Alegre

Bruno Hercos Fontes

Bruno Hercos Fontes

Generalista

Uberaba

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.