Um familiar toma risperidona devido a delírios de desconfiança por causa da depressão. Também está t

2 respostas
Um familiar toma risperidona devido a delírios de desconfiança por causa da depressão. Também está tomando escitalopram. Após duas semanas de uso dos medicamentos houve grande melhora nos sintomas depressivos e não apresenta mais os delírios, porém o humor está extremamente alto e com perda da capacidade de julgamento, com muita energia, inquietação, falando muito e agindo de forma impulsiva. É um efeito colateral do medicamento?
Olá, é necessário entender o contexto que isso ocorre. Tentem um retorno no médico assistente. Estejam sempre em contato. Pode se fazer necessário ajuste de dose ou troca da medicação, a depender do qual grave estamos falando dessa impulsividade de diminuição da capacidade de julgamento, uma vez que isso pode impactar na relação interpessoal. No geral os sintomas descritos são efeitos colaterais da risperidona ou escitalopram. Exceto pela inquietação. Revisem também o diagnóstico, algumas medicações podem exacerbar ou precipitar outros transtornos psiquiátricos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 300
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, com a descrição que voce informou é importante excluir o diagnostico de Transtorno Afetivo Bipolar. Pessoas com esse transtorno oscilam entre o polo depressivo e o da hipomania/mania, nesse caso sim, o antidepressivo nao estaria indicado e poderia induzir a estes sintomas de aumento da energia.
Espero ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psiquiatria - R$ 400
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.