um estado de mania, no TB pode se tornar permanente?

4 respostas
um estado de mania, no TB pode se tornar permanente?
Não é comum.
Existem poucos estudos que tratam do que seria chamada de uma mania unipolar, o que nos leva a crer, de modo geral, que é o estado maníaco que confirma o quadro de Transtorno Afetivo Bipolar e que ele não aparece de modo isolado (como aparecem os estados do humor deprimido), ou seja, será o episódio maníaco que aparecerá após um episódio depressivo que confirmará o diagnóstico de TAB e que diferenciaria esta afecção da depressão unipolar.

De todo modo, ainda que este quadro relatado se apresente como duradouro e que o paciente possa estar "extremamente bem", no estado maníaco, vale ressaltar que este quadro é responsável por intenso dano neuronal e este dano é irreversível.

Deste modo, ainda que o paciente esteja muito bem, se faz extremamente necessário tratar deste estado e trazer o paciente para o humor dito normal, o eutímico.

O tratamento ideal é o que concilia o acompanhamento psicoterapêutico aliado ao psiquiátrico, tendo a família como suporte e apoio.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não é comum.
É preciso uma avaliação profissional para verificar se há uma comorbidade (uma nova patologia) ou alguma reação adversa de medicamentos com este paciente. Recomendo que você procure imediatamente um psiquiatra e depois alie ao tratamento acompanhamento psicológico.
Sim pode se tornar permanente.
Lembrando que se estiver em tratamento que consiste em um acompanhamento medicamentoso e terapêutico terá um bom resultado.

Att
Sayonara Machado.
Olá,

Não é comum. Caso esteja observando isso procure de novo o seu psiquiatra para fazer uma nova avaliação e ver se existe um comorbidade. Procure ajuda médica e psicologia, pois com o tratamento correto você ficará bem!

Rafaela Câmara

Especialistas

José Umbelino Gonçalves Neto

José Umbelino Gonçalves Neto

Psicólogo

Fortaleza

Jeane Godoy

Jeane Godoy

Psicólogo

Cuiabá

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Francisca Ferreira de Souza Vieira

Francisca Ferreira de Souza Vieira

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.