Um dos efeitos colaterais do uso de Ciprofloxacino é a fragilização dos ligamentos/tendões/tecido co

1 respostas
Um dos efeitos colaterais do uso de Ciprofloxacino é a fragilização dos ligamentos/tendões/tecido conjuntivo, devido alteração na síntese de colágeno, aumentando o risco de rompimento dos mesmos. É comum encontrar a informação de que mesmo após o termino do tratamento, estes efeitos podem persistir por meses. Esta preocupação é extremamente pertinente para pessoas fisicamente ativas, que praticam musculação. Qual seria uma margem de tempo segura onde a integridade dos tendões com certeza já estarão em seu estado normal novamente? Este efeito colateral acontece sempre, ou podem ocorrer casos em que a síntese do colágeno não é afetada? Como saber se meus ligamentos foram ou não afetados?
Margem de tempo segura: Não há uma margem de tempo específica que garanta que a integridade dos tendões e do tecido conjuntivo esteja completamente restaurada após o uso de Ciprofloxacino. Em alguns casos, a recuperação pode ocorrer relativamente rápido, enquanto em outros, pode levar meses. A velocidade e extensão da recuperação variam de pessoa para pessoa. A recuperação é influenciada por diversos fatores, incluindo a gravidade da tendinopatia, a idade do paciente e a sua saúde geral.

Ocorrência do efeito colateral: Nem todas as pessoas que tomam Ciprofloxacino desenvolvem tendinopatia, mas o risco existe. Acredita-se que a alteração na síntese de colágeno seja o mecanismo subjacente, mas não é possível prever quem será afetado de forma significativa.

Como saber se seus ligamentos foram afetados: Os sintomas de tendinopatia induzida por fluoroquinolonas podem incluir dor, inchaço, sensibilidade e fraqueza nos tendões afetados. Os tendões mais comumente afetados são o tendão de Aquiles e os tendões que ligam os músculos do ombro. Se você desenvolver esses sintomas durante ou após o uso de Ciprofloxacino, é importante consultar imediatamente um médico para avaliação. O médico pode solicitar exames, como ultrassonografia ou ressonância magnética, para avaliar a extensão do dano.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!