Um diagnostico de esquizofrenia paranoide pode ser mudado para outra patologia se o paciente nunca a

3 respostas
Um diagnostico de esquizofrenia paranoide pode ser mudado para outra patologia se o paciente nunca apresentou alucinações verdadeiras e sim ilusões auditivas?
O diagnostico de esquizofrenia é de uma doença cronica sem cura porem com tratamento. Entretanto, o diagnostico pode ser revisto caso o psiquiatra observe que a hipotese diagnostica inicial nao foi a mais acertada. É importante lembrar que as HIPOTESES diagnosticas podem sofrer alterações no decorrer do tratamento e revisão de prontuário e novas anamneses.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pode ser revisto, sim. Um diagnóstico de Esquizofrenia é realizado sob rigorosos critérios e que algumas vezes podem confundir alguns colegas.
Para se diagnosticar a esquizofrenia paranoide, não há necessidade da presença de alucinações auditivas nem de quaisquer alucinações. Se houver delírios e sintomas negativos (déficits emocionais, interpessoais ou ocupacionais relacionados ao transtorno) persistentes, o diagnóstico pode ser feito. Dificilmente haverá alucinações auditivas sem a presença de algum componente delirante, autorreferente. A psicopatologia das alucinações está intimamente relacionada ao humor delirante. Assim, o caso que você propõe é altamente hipotético. Mas, se houvesse um diagnóstico de subtipo paranoide baseado em alucinações auditivas, apenas e se concluisse que se tratou de.um engano, o diagnóstico precisaria ser revisto. Entretanto, o diagnóstico de esquizofrenia poderia ser mantido, apenas o subtipo seria revisto. Mas acho bem difícil isto ocorrer no mundo real.

Especialistas

Vinicius Eloi

Vinicius Eloi

Psicólogo

Fortaleza

Agnes Aline Ferreira

Agnes Aline Ferreira

Psiquiatra

Campo Belo

Yuri Gouveia Ribeiro

Yuri Gouveia Ribeiro

Psiquiatra

Goiânia

Eduardo Vieira Filho

Eduardo Vieira Filho

Psiquiatra, Médico do trabalho

São Paulo

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.