Um criança de 4 anos com suspeita de tdah deve procurar qual especialista. A escola ajuda ou atrapal
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Um criança de 4 anos com suspeita de tdah deve procurar qual especialista. A escola ajuda ou atrapalha antes de um diagnóstico?

Olá. Você deve levar seu filho a um neuropediatra.
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Boa tarde, é importante ouvir a opiniao de um neuropediatra como também de um psicologo/a para tirar todas as duvida sobre o transtorno; a escola não atrapalha aliais pode contribuir para observar a criança num contexto social e oferecer a ela mais oportunidades para aprender a socializar.

Recomendo passar por uma psicóloga e a um neuropediatra. Certifique-se porém, desde já , se seu filho está canalizando a energia dele de acordo com sua personalidade. Se ele está tendo a chance de fazer o que gosta, brincar com o que gosta, se prefere brincar só ou em grupo...Muitas vezes é só uma questão de ajuste das qualidades e energia da sua criança no seu dia a dia. Abraço!

É necessário primeiramente passar por uma avaliação clínica com a neuropediatra e na sequência encaminha lo para uma avaliação neuropsicologica com o uma Neuropsicologa para ajudar no diagnóstico médico. A escola se dá o papel de perceber e comunicar aos pais a dificuldade manifestada pelo aluno para a devida investigação, portando é um papel importante para nortear a solução da possivel dificuldade apresentada pela criança.

Olá. Caso essa criança tenha algum pediatra de acompanhamento contínuo, acho interessante inicialmente conversar com esse profissional para entender o que esperar de um comportamento típico dessa idade. É interessante conversar com a escola para ter um olhar a respeito do comportamento da mesma em um outro ambiente. Para uma avaliação mais pontual, procure um neuropediatra que solicitará uma avaliação Neuropsicológica tanto em função da suspeita diagnóstica, como para auxiliar na demanda como um todo. Vale ressaltar que, por uma exemplo, é muito comum em uma avaliação Neuropsicológica ser solicitado um relatório da escola a respeito do comportamento da criança. Boa sorte!!!

Olá,
Se a criança já faz acompanhamento com pediatra é bacana conversar para entender melhor sobre isso. A escola pode e deve ajudar! É importante ver o olhar da escola, eles podem inclusive fazer um encaminhamento para os especialistas com o que foi percebido. A avaliação com o Neuro pediatra é uma boa para que seja uma investigação dentro da área que lhe cabe, naturalmente é importante fazer a avaliação neuropsicológica também, mas sei que aqui em brasília pelo menos com essa idade ainda não é possível fazer, precisa estar mais velho um pouco.
Buscar psicoterapia também é uma excelente saída, mesmo que ainda não tenha fechado o diagnóstico, pois a psicoterapeuta pode auxiliar nesse processo e ajudar com as dificuldades enfrentadas.
Se esses profissionais conversarem entre si ou ao menos enviarem um relatório sobre o que percebem uns pros outros maior a chance de conseguir fechar o diagnóstico com qualidade.
Se tiver mais dúvidas e quiser entender um pouco melhor sobre a questão de diagnósticos de TDAH segue o nome de um artigo da USP "Avaliação e diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)" como curiosidade, se tiver interesse ele está disponível na internet.
Se a criança já faz acompanhamento com pediatra é bacana conversar para entender melhor sobre isso. A escola pode e deve ajudar! É importante ver o olhar da escola, eles podem inclusive fazer um encaminhamento para os especialistas com o que foi percebido. A avaliação com o Neuro pediatra é uma boa para que seja uma investigação dentro da área que lhe cabe, naturalmente é importante fazer a avaliação neuropsicológica também, mas sei que aqui em brasília pelo menos com essa idade ainda não é possível fazer, precisa estar mais velho um pouco.
Buscar psicoterapia também é uma excelente saída, mesmo que ainda não tenha fechado o diagnóstico, pois a psicoterapeuta pode auxiliar nesse processo e ajudar com as dificuldades enfrentadas.
Se esses profissionais conversarem entre si ou ao menos enviarem um relatório sobre o que percebem uns pros outros maior a chance de conseguir fechar o diagnóstico com qualidade.
Se tiver mais dúvidas e quiser entender um pouco melhor sobre a questão de diagnósticos de TDAH segue o nome de um artigo da USP "Avaliação e diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)" como curiosidade, se tiver interesse ele está disponível na internet.

A princípio em um neuropediatra, para que ele faça uma avaliação clínica

Olá! Uma criança de apenas 4 anos ainda é muito nova para se fechar um diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. O ideal é que o diagnóstico seja feito a partir dos 6 anos, quando ela começa a ser alfabetizada. É neste momento que pode se observar se há uma dificuldade de aprendizagem. Um bom profissional para realizar este diagnóstico é um neuropsicólogo que avalia através de testes diversos e outras técnicas.
Com relação a escola é difícil saber se ela ajuda ou atrapalha sem conhecer. Algumas escolas são de extrema importância na observação da criança, enquanto outras procuram diagnóstico apenas para se isentarem da responsabilidade de alfabetizar, quando o profissional não está preparado para lidar com as diversas particularidades das crianças.
Neste momento, seria interessante procurar um psicólogo infantil para acompanhar o desenvolvimento da criança. Espero ter ajudado. : )
Com relação a escola é difícil saber se ela ajuda ou atrapalha sem conhecer. Algumas escolas são de extrema importância na observação da criança, enquanto outras procuram diagnóstico apenas para se isentarem da responsabilidade de alfabetizar, quando o profissional não está preparado para lidar com as diversas particularidades das crianças.
Neste momento, seria interessante procurar um psicólogo infantil para acompanhar o desenvolvimento da criança. Espero ter ajudado. : )

Olá. Recomendo uma avaliação com um neuropediatra e neuro psicólogo, para diagnóstico.

Bom dia! Eu costumo sugerir uma avaliação neuropsicológica para casos como esses, pois a avaliação é mais profunda e leva em consideração vários fatores. Qto à escola, dependerá muito do método pedagógico adotado. Se forem muito rígidos podem vir a dificultar pois a criança pode se sentir não acolhida, muito criticada e pouco livre. Reforço a procure pelo profissional de neuropsicologia. Boa sorte!

O TDAH é um diagnostico multidisciplinar, no entanto, o ideal é começar uma avaliação por parte de um psicólogo.

Olá,
As escolas, de um modo geral, ainda funcionam num modelo de padronização, e tudo que eles não conseguem enquadrar é patologizado. A singularidade de cada criança não é respeitada, valorizada ou estimulada.
Coloquei "de um modo geral" porque existem instituições que pensam e fazem diferente.
E medicar uma criança por uma suspeita rotulante e sem qualquer embasamento fisiológico poderá atrapalhar suas capacidades cognitivas que estão se desenvolvendo.
Numa criança de 4 anos é perfeitamente normal certa dispersão daquilo que não lhe chama a atenção, da mesma forma em que estímulos mais interessantes podem tira-la do foco em uma tarefa.
É uma idade em que a principal atividade da criança é o brincar e relacionar-se. Ela está descobrindo o mundo e desenvolvendo habilidades para lidar com novidades.
No entanto, é preciso compreender que o papel da escola é instruir e não educar. E a educação, que é atribuição dos pais e da família deve priorizar o contato com os pequenos para que eles se sintam confiantes e seguros em ambientes externos como a escola.
Pesquisas mostram que antes dos 12 anos não é recomendável a utilização contínua de celulares, tablets ou outros eletrônicos que concentram a atenção e isolam o indivíduo. Isso inclusive prejudica a maturação e o desenvolvimento cerebral, especialmente nas áreas especializadas nas capacidades sociais.
Um erro muito comum infelizmente, pela desinformação ou simples falta de tempo em se dedicar aos filhos quando se está com eles.
Então, a "hiperatividade" pode ser apenas uma forma de chamar a atenção dos outros sobre si.
As escolas, de um modo geral, ainda funcionam num modelo de padronização, e tudo que eles não conseguem enquadrar é patologizado. A singularidade de cada criança não é respeitada, valorizada ou estimulada.
Coloquei "de um modo geral" porque existem instituições que pensam e fazem diferente.
E medicar uma criança por uma suspeita rotulante e sem qualquer embasamento fisiológico poderá atrapalhar suas capacidades cognitivas que estão se desenvolvendo.
Numa criança de 4 anos é perfeitamente normal certa dispersão daquilo que não lhe chama a atenção, da mesma forma em que estímulos mais interessantes podem tira-la do foco em uma tarefa.
É uma idade em que a principal atividade da criança é o brincar e relacionar-se. Ela está descobrindo o mundo e desenvolvendo habilidades para lidar com novidades.
No entanto, é preciso compreender que o papel da escola é instruir e não educar. E a educação, que é atribuição dos pais e da família deve priorizar o contato com os pequenos para que eles se sintam confiantes e seguros em ambientes externos como a escola.
Pesquisas mostram que antes dos 12 anos não é recomendável a utilização contínua de celulares, tablets ou outros eletrônicos que concentram a atenção e isolam o indivíduo. Isso inclusive prejudica a maturação e o desenvolvimento cerebral, especialmente nas áreas especializadas nas capacidades sociais.
Um erro muito comum infelizmente, pela desinformação ou simples falta de tempo em se dedicar aos filhos quando se está com eles.
Então, a "hiperatividade" pode ser apenas uma forma de chamar a atenção dos outros sobre si.

O psicopedagogo acredito ser o mais indicado....

Bom dia, é muito importante descartar qualquer problema fisiológico com uma avaliação médica de um Neuropediatra. Então buscar ajuda com Psicólogo infantil e Psicopedagogo.

A escola não atrapalha, geralmente é uma aliada que poderá ajudar muito na avaliação dos comportamentos diários da criança.
Procure um neuropediatra, ele pedirá uma avaliação global da criança e posteriormente encaminhará para o especialista adequado.
Procure um neuropediatra, ele pedirá uma avaliação global da criança e posteriormente encaminhará para o especialista adequado.

Olá,
Sugiro a avaliação de um neuropediatra em parceria com psicólogo. Os dois profissionais estão habilitados a fazer esse diagnóstico, avaliar e iniciar uma forma de tratamento. Quando chegar a idade de maturidade escolar ele não terá dificuldades. O professor pode contribuir de forma positiva observando e pontuando possíveis dificuldades e evolução do desenvolvimento em sala de aula ou no período escolar.
Sugiro a avaliação de um neuropediatra em parceria com psicólogo. Os dois profissionais estão habilitados a fazer esse diagnóstico, avaliar e iniciar uma forma de tratamento. Quando chegar a idade de maturidade escolar ele não terá dificuldades. O professor pode contribuir de forma positiva observando e pontuando possíveis dificuldades e evolução do desenvolvimento em sala de aula ou no período escolar.

Boa tarde! Se já existe essa suspeita de TDAH, recomendo que procure um psicólogo que trabalhe com crianças para fazer um psicodiagnóstico infantil para que, através de jogos e brincadeiras , ela possa expressar sua personalidade, criatividade e, a partir daí sim você junto com o psicólogo, tomarem uma linha de conduta mais condizente com a idade e personalidade da criança. Cuidado com medicação numa criança tão pequena!!!
A escolinha neste caso, pode ser um termômetro para o psicólogo balizar seu diagnóstico pois se trata de um ambiente de socialização em que a criança tem que lidar com suas angústias inerentes à essa fase do desenvolvimento.
Outra questão fundamental é o uso de aparelhos eletrônicos pela criança que deve ser moderado e limitado a pequenos horários pois pode produzir efeitos de hiperatividade, se usado sem limitações.
Boa sorte!!!
A escolinha neste caso, pode ser um termômetro para o psicólogo balizar seu diagnóstico pois se trata de um ambiente de socialização em que a criança tem que lidar com suas angústias inerentes à essa fase do desenvolvimento.
Outra questão fundamental é o uso de aparelhos eletrônicos pela criança que deve ser moderado e limitado a pequenos horários pois pode produzir efeitos de hiperatividade, se usado sem limitações.
Boa sorte!!!

Recomendo uma consulta com um Pedopsiquiatra (Psiquiatra da Infância e Adolescência). A escola é fonte de informação importante para a avaliação diagnóstica.

Olá. Procure um neuropsicólogo para fechar um diagnóstico mais preciso. Apenas o profissional pode te dizer com clareza. O TDAH está na moda podemos dizer, então é muito fácil dizer que qualquer comportamento diferente seja TDAH. Atenciosamente

Olá, o ideal é procurar primeiramente um Neuropsicólogo para que este realize uma avaliação psicológica por meio de testes apropriados para fechar o diagnóstico de TDAH, e em seguida com o laudo em mãos procure o neuropediatra para que este possa prescrever o medicamento indicado para o caso se houver necessidade. Se o TDAH se confirmar, é importante também comunicar à escola onde a criança estuda pois, as escolas dispõe de atendimento psicopedagógico e multidisciplinar visando estratégias pedagógicas adequadas para alunos com TDAH.

Procure um neuropsicólogo infantil para fazer uma avaliação e fechar o diagnóstico. A escola supostamente deveria ajudar, mas a criança é muito novinha ainda. A área cerebral responsável pela atenção e controle de impulsos, lobo frontal, ainda está muito imatura. Procure um neuropediatra para ajudar a entender o que está acontecendo.

Olá, sugiro buscar por neuropediatra e neuropsicólogo para avaliação e orientação.

Olá, recomendo que leve seu filho a um neuropediatra. A escola deve ajudar e a relação família-escola deve ser estreitada, caso a escola esteja atrapalhando recomendo buscar outra.

Olá! Como vai?
O psicólogo consegue realizar o diagnóstico em conjunto com uma equipe multidisciplinar, o prognóstico pode ser promovido de maneira positiva se o diagnóstico for realizado na tenra idade, vez que isso interfere no tratamento. Quanto a escola, depende muito, a sugestão é que você avalie, em um processo de psicodiagnóstico, junto com seu psicólogo para compreender melhor, como resultado desse processo esse profissional fará indicação de intervenção, sugestões de tratamento, enfim.
O psicólogo consegue realizar o diagnóstico em conjunto com uma equipe multidisciplinar, o prognóstico pode ser promovido de maneira positiva se o diagnóstico for realizado na tenra idade, vez que isso interfere no tratamento. Quanto a escola, depende muito, a sugestão é que você avalie, em um processo de psicodiagnóstico, junto com seu psicólogo para compreender melhor, como resultado desse processo esse profissional fará indicação de intervenção, sugestões de tratamento, enfim.

Olá. Um Neuropsicólogo para avaliação do perfil cognitivo atual, como psicóloga me coloco à disposição!

Boa tarde. É muito cedo (na minha opinião) para considerar TDAH. Pois, nessa idade o metabolismo é alto, logo, se tem muita energia para gastar. O que faz com que seja visto como hiperativo. Mas, sobre a escola, ela pode sim ajudar. Converse com os profissionais para que observem se a criança precisa de um tempo a mais para exercícios, ou uma atenção a mais, ou um método diferente para aprender. Sou psicóloga educacional e me coloco a disposição.

Olá! É pouco provável que se feche um diagnóstico de TDAH em uma criança de apenas 4 anos. No entanto, a princípio, é importante levá-la ao neuropediatra, que possivelmente a encaminhará para um neuropsicólogo, para uma avaliação. Posteriormente, é interessante iniciar um acompanhamento com um psicólogo infantil, para que haja um tratamento adequado, que estimule o desenvolvimento social, cognitivo e de aprendizado da criança. E a escola pode ajudar a reconhecer os sintomas e auxiliar nesse processo de diagnóstico. Espero ter ajudado, um abraço!

Bom dia! Recomendo que a criança seja acompanhada por um neuropediatra para avaliar durante a progressão da idade se ela possui mesmo algo relacionado. Um abraço!

É interessante que busque o auxílio de um neuropediatra (neurologista infantil) e um psicólogo infantil. A a participação da escola no processo diagnóstico pode vir a ser fundamental, pois, assim como a família poderá contribuir no panorama geral sobre a criança. Abraços!

Olá, Identificar o TDAH em crianças pode ser desafiador, especialmente porque os sintomas podem se assemelhar a outros comportamentos comuns na infância. Os sinais de TDAH geralmente começam a aparecer em crianças a partir dos 3 anos de idade.
No entanto, o diagnóstico costuma ser feito quando a criança está em idade pré-escolar, entre 4 e 6 anos.
Isso ocorre porque os sintomas do TDAH podem não interferir significativamente no desempenho acadêmico e social até os anos escolares intermediários.
O diagnóstico de TDAH é feito por um profissional de saúde mental, como um psiquiatra, psicólogo ou neurologista.
O diagnóstico é baseado no número, frequência e gravidade dos sinais e sintomas.
Além disso, o profissional considera a história familiar e o desenvolvimento da criança.
Lembre-se de que nem toda criança que apresenta sintomas de hiperatividade tem TDAH. Uma investigação adequada para diagnóstico diferencial deve ser realizada. Consulte um profissional para avaliação e orientação específica .A disposição
No entanto, o diagnóstico costuma ser feito quando a criança está em idade pré-escolar, entre 4 e 6 anos.
Isso ocorre porque os sintomas do TDAH podem não interferir significativamente no desempenho acadêmico e social até os anos escolares intermediários.
O diagnóstico de TDAH é feito por um profissional de saúde mental, como um psiquiatra, psicólogo ou neurologista.
O diagnóstico é baseado no número, frequência e gravidade dos sinais e sintomas.
Além disso, o profissional considera a história familiar e o desenvolvimento da criança.
Lembre-se de que nem toda criança que apresenta sintomas de hiperatividade tem TDAH. Uma investigação adequada para diagnóstico diferencial deve ser realizada. Consulte um profissional para avaliação e orientação específica .A disposição

Prioritariamente , procurar especialista (neuropsicologo)e fazer uma avaliação completa).
A escola pode contribuir muito com observação e relatorio sobre o comportamento da criança.
As decisoes e encaminhamento/orientação serão apos a devolutiva das avaliaçoes.
A escola pode contribuir muito com observação e relatorio sobre o comportamento da criança.
As decisoes e encaminhamento/orientação serão apos a devolutiva das avaliaçoes.

Para uma criança de 4 anos com suspeita de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), o especialista mais indicado para realizar o diagnóstico é um neuropsicólogo. Esse profissional é capacitado para avaliar o desenvolvimento cognitivo e comportamental da criança, utilizando uma abordagem que considera tanto os aspectos neurológicos quanto os psicológicos. O diagnóstico envolve uma avaliação abrangente, que pode incluir observações comportamentais, histórico médico e informações fornecidas por pais e professores.
A escola pode desempenhar um papel importante no processo de diagnóstico e intervenção. Professores podem fornecer informações valiosas sobre o comportamento da criança em um ambiente social e educacional, ajudando os profissionais a entender melhor os desafios que a criança enfrenta. No entanto, é crucial que a escola trabalhe em conjunto com os pais e os profissionais de saúde para garantir que as observações sejam interpretadas corretamente e que as intervenções sejam adequadas.
Se a escola não estiver bem informada sobre o TDAH ou não tiver uma abordagem colaborativa, isso pode complicar a situação. Por isso, é importante que os pais mantenham uma comunicação aberta com os educadores e busquem orientação sobre como apoiar a criança durante esse período.
Em resumo, ao suspeitar de TDAH em uma criança, procurar um neuropsicólogo é fundamental. A colaboração entre a família e a escola também é essencial para garantir que a criança receba o apoio necessário durante o processo de diagnóstico e tratamento. Se precisar de mais informações ou quiser discutir suas preocupações em mais detalhes, estou aqui para ajudar!
A escola pode desempenhar um papel importante no processo de diagnóstico e intervenção. Professores podem fornecer informações valiosas sobre o comportamento da criança em um ambiente social e educacional, ajudando os profissionais a entender melhor os desafios que a criança enfrenta. No entanto, é crucial que a escola trabalhe em conjunto com os pais e os profissionais de saúde para garantir que as observações sejam interpretadas corretamente e que as intervenções sejam adequadas.
Se a escola não estiver bem informada sobre o TDAH ou não tiver uma abordagem colaborativa, isso pode complicar a situação. Por isso, é importante que os pais mantenham uma comunicação aberta com os educadores e busquem orientação sobre como apoiar a criança durante esse período.
Em resumo, ao suspeitar de TDAH em uma criança, procurar um neuropsicólogo é fundamental. A colaboração entre a família e a escola também é essencial para garantir que a criança receba o apoio necessário durante o processo de diagnóstico e tratamento. Se precisar de mais informações ou quiser discutir suas preocupações em mais detalhes, estou aqui para ajudar!

Olá
Para uma criança de 4 anos com suspeita de TDAH, é importante buscar profissionais especializados em transtornos do neurodesenvolvimento para avaliar e diagnosticar a condição de forma adequada.
Eu indicaria o Neuropsicólogo (para realizar uma avaliação neuropsicológica) e o Neuropediatra, pois ele pode investigar os sintomas e descartar outras condições neurológicas ou médicas com sinais semelhantes. O Neuropsicólogo além de realizar a avaliação, pode orientar a família e a escola, mesmo antes do diagnóstico, e ajudar no manejo de comportamentos.
Caso existam dificuldades na autorregulação ou habilidades motoras, o terapeuta ocupacional também pode ser envolvido.
A escola pode ser uma aliada importante nesse processo, pois os professores observam o comportamento da criança em um contexto social e acadêmico diferente do ambiente familiar. É fundamental que a escola seja acolhedora e evite rotular a criança antes de uma avaliação formal, pois diagnósticos precipitados ou pressão excessiva sobre a criança e a família podem gerar estresse e atrapalhar o processo.
O diagnóstico de TDAH é um processo que exige cuidado e consideração pelo desenvolvimento da criança e pelos diferentes contextos em que os sintomas aparecem.
Abraço
Para uma criança de 4 anos com suspeita de TDAH, é importante buscar profissionais especializados em transtornos do neurodesenvolvimento para avaliar e diagnosticar a condição de forma adequada.
Eu indicaria o Neuropsicólogo (para realizar uma avaliação neuropsicológica) e o Neuropediatra, pois ele pode investigar os sintomas e descartar outras condições neurológicas ou médicas com sinais semelhantes. O Neuropsicólogo além de realizar a avaliação, pode orientar a família e a escola, mesmo antes do diagnóstico, e ajudar no manejo de comportamentos.
Caso existam dificuldades na autorregulação ou habilidades motoras, o terapeuta ocupacional também pode ser envolvido.
A escola pode ser uma aliada importante nesse processo, pois os professores observam o comportamento da criança em um contexto social e acadêmico diferente do ambiente familiar. É fundamental que a escola seja acolhedora e evite rotular a criança antes de uma avaliação formal, pois diagnósticos precipitados ou pressão excessiva sobre a criança e a família podem gerar estresse e atrapalhar o processo.
O diagnóstico de TDAH é um processo que exige cuidado e consideração pelo desenvolvimento da criança e pelos diferentes contextos em que os sintomas aparecem.
Abraço

procurar um neuropediatra ou um psicólogo infantil / Neuropsicólogo. Esses profissionais são capacitados para avaliar a criança, levando em consideração o desenvolvimento, o comportamento e as características específicas de um possível quadro de TDAH. O neuropediatra pode, se necessário, encaminhar para uma avaliação neuropsicológica mais aprofundada.
Quanto à escola, ela pode desempenhar um papel importante no processo de observação e apoio, principalmente ao identificar padrões de comportamento e dificuldades na interação com os colegas e com as atividades propostas. No entanto, a escola, sozinha, não deve fazer diagnósticos. O papel da escola pode ser positivo ao ajudar a monitorar o comportamento da criança e ao proporcionar um ambiente de apoio, mas também pode ser um desafio se houver uma abordagem inadequada, como a aplicação de práticas disciplinares que não consideram as necessidades do aluno. Por isso, é importante que os profissionais envolvidos, como psicólogos ou médicos, orientem sobre como a escola pode ajudar.
A escola não atrapalha, mas deve estar alinhada com o diagnóstico e os tratamentos adequados para que o ambiente de aprendizagem seja o mais favorável possível à criança.
Quanto à escola, ela pode desempenhar um papel importante no processo de observação e apoio, principalmente ao identificar padrões de comportamento e dificuldades na interação com os colegas e com as atividades propostas. No entanto, a escola, sozinha, não deve fazer diagnósticos. O papel da escola pode ser positivo ao ajudar a monitorar o comportamento da criança e ao proporcionar um ambiente de apoio, mas também pode ser um desafio se houver uma abordagem inadequada, como a aplicação de práticas disciplinares que não consideram as necessidades do aluno. Por isso, é importante que os profissionais envolvidos, como psicólogos ou médicos, orientem sobre como a escola pode ajudar.
A escola não atrapalha, mas deve estar alinhada com o diagnóstico e os tratamentos adequados para que o ambiente de aprendizagem seja o mais favorável possível à criança.
Especialistas






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