Um bordeline pode ter comorbidade com psicopatia?

5 respostas
Um bordeline pode ter comorbidade com psicopatia?
Pode sim. O DSM deixa claro que "se um indivíduo apresenta características de personalidade que atendem aos critérios para um ou mais de um transtorno de personalidade além do transtorno da personalidade borderline, todos podem ser diagnosticados."
Entretanto a situação mais comum é a descrita acima pela dra. Cíntia: presença de características mas não o suficiente para dar diagnóstico adicional.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Tanto o transtorno de personalidade borderline quanto o transtorno de personalidade antissocial (psicopatia) costumam apresentar diferentes graus de comprometimento de empatia. Porém o borderline apresenta empatia pelos outros, um pouco distorcida, mas apresenta. Por definição, o psicopata não possui empatia.
O que acontece muito nos transtornos de personalidade é que um certo tipo de personalidade tenha traços de outros disturbios de personalidade, sem que no entanto configure um diagnóstico.
Olá!
Não!
São estruturas de personalidade diferentes. O borderline é uma personalidadelimítrofe, ela fica no limite entre a neurose e psicose, apresentando sintomas mitsos de ambas estruturas de personalidade.
A máxima do psicopata é:"Os outros estão ai para serem explorados" e a arma é o ataque. Nesse contexto a pessoa não apresenta empatia e ou afeto pelo outro.Já a máxima do borderline é: " Não me abandone", porém em caso de abandono a arma é o ataque tam,bém, porém este apresenta afeto pelos outros , mesmo que de uma forma destorcida.
Obrigada
Maria Consolata Pappacena
Os diagnósticos em saúde mental são determinado pela presença de um grupo de sintomas, eles podem ter variações e podem se confundir. É importante entender a história de vida do indivíduo e a função de cada um desses sintomas dentro da vivência dele. O Borderline normalmente se percebe precisando muito da atenção e do cuidado do outro, e tem mais dificuldade para perceber as necessidades dos outros, essa característica pode ser confundida com ausência de empatia. O tratamento envolve criar uma nova forma de perceber o mundo e as relações, através das técnicas da psicoterapia.
Olá! Sim. É possível que mais de um transtorno de personalidade seja diagnosticado em uma pessoa, assim como bem lembrou o Dr. Tomas Ferreira.

Vale lembrar que muitos transtornos possuem alguns traços que são parecidos e que por isso o olhar de um profissional é importante para se realize um bom diagnóstico.

Se tiver mais dúvidas, fico a sua disposição.

Especialistas

Maria Helena Silva

Maria Helena Silva

Psicólogo

Volta Redonda

Jeane Godoy

Jeane Godoy

Psicólogo

Cuiabá

Natália Nuernberg

Natália Nuernberg

Psicólogo

Florianópolis

Geraldo Paulino

Geraldo Paulino

Psicólogo

João Pessoa

Juliana Xavier

Juliana Xavier

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 263 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.