Um autista de grau moderado pode não apresentar movimentos repetitivos, e ter maior sensibilidade se

20 respostas
Um autista de grau moderado pode não apresentar movimentos repetitivos, e ter maior sensibilidade sensorial?
Cada indivíduo é único — enquanto algumas pessoas com autismo apresentam sintomas graves, outras apresentam um grau leve ou moderado.
Embora a diferenciação dos tipos de autismo não seja mais tão usada hoje, é bom entender do que se trata.
As diferenças entre um grau e outro podem ser sutis e difíceis de identificar, ou seja, só um sintoma isolado (movimentos repetitivos) não seria critério para definir o grau. Porém, é extremamente necessário o diagnóstico, pois ajuda a definir as melhores intervenções, considerando as necessidades individuais.

Olá! O espectro autista é extremamente amplo e diversificado. Dessa forma, as característica que compõe o quadro podem aparecer de maneiras diversas e em diferentes combinações. Assim, é possível que alguém que faz parte do espectro não apresente movimentos repetitivos, mas tenha uma sensibilidade sensorial bastante apurada.
Contudo, se essa questão faz você ter dúvidas sobre o diagnóstico, é importante investigar melhor a questão, buscando o suporte de profissionais especializados em neurodiversidade.
Olá! Espero que esteja bem!

Sim, é possível que uma pessoa com autismo de grau moderado não apresente movimentos repetitivos e tenha uma maior sensibilidade sensorial. O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta cada indivíduo de maneira única. Embora certos comportamentos e características sejam comuns no espectro do autismo, a sua manifestação pode variar amplamente de pessoa para pessoa.

Um forte abraço!
O diagnóstico de TEA requer consulta com uma equipe multidisciplinar pois cada pessoa é única e manifesta os sintomas em um grau diferente de intensidade e frequencia. O cuidado terapêutico é uma forma importante de respeito à individualidade de quem atendemos no consultório.
Boa noite, o autismo está dentro de um espectro justamente por apresentar uma gama de individualidades! Sim, um autista pode não apresentar movimentos repetitivos e ter maior sensibilidade cinestésica, como qualquer outra pessoa. Somos únicos e tem pessoas mais sensíveis ao ambiente do que outras.
Busque se conhecer, o autoconhecimento é essencial para manejar melhor qualquer desconforto. Um beijo!
Olá. Tanto a presença de movimentos repetitivos quanto a sensibilidade sensorial são características frequentemente associadas ao autismo, mas sua presença varia consideravelmente de pessoa para pessoa, independentemente do grau de comprometimento. O diagnóstico de autismo é baseado em padrões persistentes de déficits na comunicação social e interação social, bem como na
presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.
Diferentes abordagens teóricas psicológicas que abordam os sintomas e características associados ao transtorno, enfatizam a importância de considerar as diferenças individuais e a variabilidade no espectro do autismo. Por isso, deve-se procurar um médico neurologista, psiquiatra, para fazer uma avaliação detalhada para um diagnóstico adequado. Sempre à disposição.
Oi, tudo bem?
O conceito de Espectro, como o autismo é hoje reconhecido, Transtorno do Espectro Autista, nos traz esse entendimento da variabilidade ampla de apresentação dos sintomas. Cada indivíduo vai ocupar um lugar nesse espectro, cada ser é único. Apesar de alguns critérios serem necessários para o diagnostico, as intensidades destes podem variar bastante indo de manifestações bem sutis a bem severas. Sendo a quantidade de apoio necessária nosso parâmetro de "gravidade".
Olá, como meus colegas escreveram, o autismo está caracterizado como espectro justamente pela variabilidade de sintomas e formas de se apresentar em cada indivíduo, que é único, indivisível, singular. Entender as forças que essa pessoa tem e suas vulnerabilidades independem de fechar um diagnóstico, vai muito além disso. Importante é que ela tenha apoio profissional no processo de vida, de desenvolvimento.
Olá. Como está? Sim, é possível que existam sintomas variáveis no transtorno do espectro autista. Os principais sinais são os déficits persistentes na comunicação e na interação social em múltiplos contextos, incluindo déficits na reciprocidade social e nas habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos. As estereotipias e a hipersensibilidade sensorial são sinais adjacentes que podem estar presentes concomitantes ou não. Independentemente do diagnóstico é importante é que a pessoa com TEA possa viver sua vida da forma mais plena e satisfatória possível conforme a particularidade de cada pessoa.
Ola! como meus colegas responderam, cada caso e unico. POrem temos alguns sintomas caracteristico do autismo, como os movimentos repetitidos. Porem nao ter como diagnosticar apenas com esse seu breve relato de sintomas. Recomendo buscar ajuda profissional
Definir o que seriam considerados os movimentos repetitivos na sua concepção pode ajudar a esclarecer se há ou não essa característica. Em muitas pessoas com autismo as esteriotipias podem ser discretas passando até como sendo um costume ou “mania da pessoa”. Girar lápis, caneta, balançar a perna, pegar no lóbulo da orelha, enrolar cabelo etc…
Cada pessoa apresentará características próprias que precisam ser observadas com cautela por um olho treinado.
Olá , respondendo de uma forma simples e pontual a sua pergunta é SIM !
O autista ele tem vários comportamentos uns mais outros menos. O que vai ajudar seu filho é ter um bom acompanhamento de um psiquiatra infantil ou um neuro infantil para auxiliar no seu desenvolvimento.
Sim, um indivíduo com autismo de grau moderado pode não apresentar movimentos repetitivos e ter maior sensibilidade sensorial. O autismo é um espectro amplo e variável, e as manifestações dos sintomas variam de pessoa para pessoa. Alguns autistas de grau moderado não exibem movimentos repetitivos, como balançar ou bater as mãos, e podem ter uma sensibilidade sensorial intensa, enquanto outros podem mostrar diferentes combinações de características autistas, tornando importante considerar a diversidade de experiências dentro do espectro do autismo.
Olá, sim, é possível, hoje falamos em espectro, isso significa que não é mais necessário que a pessoa apresente todas as características contidas no manual estatistico de doenças para receber o diagnóstico de TEA. Espero ter ajudado.
Olá, o autismo é um espectro e pode se manifestar de maneira diferente para cada indivíduo. Dessa forma, respondendo a sua pergunta, pode sim não ter comportamentos repetitivos e ter maior sensibilidade sensorial, mas esses não são os únicos critérios para um diagnóstico.
Sim, é possível que um indivíduo com autismo de grau moderado não apresente movimentos repetitivos, como estereotipias, e, ao mesmo tempo, tenha uma maior sensibilidade sensorial. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que engloba uma ampla variedade de características e sintomas, e essas manifestações podem variar significativamente de uma pessoa para outra. O autismo é conhecido por ser altamente heterogêneo, o que significa que não há dois indivíduos com autismo exatamente iguais.
Oie! Claro, pode sim. O autismo se demonstra de forma única em cada pessoa, temos algumas diretrizes que nos direcionam para um diagnóstico preciso, mas acima de tudo é fundamental compreender o individuo e aquilo que é dele, e não do transtorno.
Podemos juntos compreender melhor isso, sigo á disposição para te auxiliar nesse processo. <3
O autismo pode não apresentar alguns sinais mais caracteristicos e também pode acontecer (e é comum) de uma pessoa não autista ter sinais comumente atribuídos ao autismo. Nunca faça ou aceite diagnósticos que usem sinais isolados para diagnosticar.
Oi! Tudo bem por aí? Então, respondendo a sua dúvida em relação ao Autismo: Sim. É possível que um sujeito que tenha autismo não apresente movimentos repetitivos e, por outro lado, tenha sensibilidade sensorial. Qual a justificativa disso? Cada sujeito que possui características singulares, e então, podem apresentar sintomas diferentes. É por isso que ele está situado no chamado “TEA” (transtorno do espectro autista), o “espectro” diz, justamente, de englobar características únicas de cada sujeito. Sendo assim, é possível observarmos que além dessas características que você citou, muitas outras podem se apresentar ou não em um sujeito com autismo. Por exemplo, é possível que um indivíduo com autismo apresente déficit de aprendizagem assim como, outro, pode apresentar altas habilidades no processo de aprendizagem e/ou também, ser superdotado. Além disso, todas as características são possíveis de serem trabalhadas para que o sujeito possa desenvolver melhor suas habilidades intelectuais, sociais e outras. Espero ter te ajudado um pouco.
Se desejar, me acompanhe na rede vizinha: @psi.isabellemarques
Me encontro à disposição. Abraço!
Olá, é possível sim, pois no espectro autista existem diferentes "sintomas" como também existe as intensidades dessas sensibilidades, entende? Nem todo autista terá seletividade alimentar e mesmo os que tem não apresentaram a seletividade da mesma forma e intensidade, mas a sensibilidade auditiva pode ser trabalhada através das terapias assim como as outras questões.