um adulto (34 anos) fez ressonancia e o exame deu leucomaláciaa periventricular. Isso é possível? SE

16 respostas
um adulto (34 anos) fez ressonancia e o exame deu leucomaláciaa periventricular. Isso é possível? SE teve na infancia como não tem nenhum dos sinais ditos como consequebcia?
Leucomalácia periventricular (LPV) é uma lesão cerebral que ocorre principalmente em recém-nascidos prematuros, mas também pode afetar bebês nascidos a termo. A LPV é caracterizada pela morte dos tecidos cerebrais próximos aos ventrículos laterais, que são cavidades no cérebro que produzem e transportam o líquido cefalorraquidiano. A morte dos tecidos cerebrais resulta em manchas brancas ou áreas císticas no tecido cerebral, que são chamadas de leucomalácia.

Os sintomas da LMPV variam de acordo com a gravidade da lesão cerebral. Alguns bebês podem NÃO apresentar sintomas perceptíveis, enquanto outros podem ter problemas de desenvolvimento, incluindo atrasos no desenvolvimento motor, convulsões, problemas de alimentação e respiração, deficiência visual e auditiva e dificuldades de aprendizagem.

A LPV é uma condição séria que pode ter efeitos a longo prazo na saúde e no desenvolvimento do bebê. O tratamento geralmente envolve monitoramento cuidadoso do desenvolvimento do bebê e tratamento de sintomas específicos conforme necessário. Em casos graves, pode ser necessária terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia ou outras terapias para ajudar o bebê a alcançar marcos importantes de desenvolvimento.

Essa não é a minha área de atuação, mas espero ter conseguido te ajudar assim mesmo!
Fiquem bem!

A pessoa maia indicada para te responder isso é seu medico que pediu o exame, ele vai te direcionar ao próximo passo.
Olá! Sugiro que você busque um neurologista para tirar essa dúvida. Um abraço!
Olá, seria importante procurar um médico especializado neste assunto, para orientalo. Boa sorte e forte abraço.
olá, como todos os profissionais acima já orientaram, busque um neurologista para sanar suas dúvidas.
Como psicanalista, não sou um profissional da área médica e não tenho a formação necessária para fornecer uma análise precisa sobre diagnósticos médicos. No entanto, posso oferecer algumas informações gerais em relação à sua pergunta, é possível que um adulto de 34 anos tenha leucomalácia periventricular. Embora essa condição seja geralmente diagnosticada em bebês prematuros ou de baixo peso ao nascer, em alguns casos, a condição pode não ser diagnosticada até a idade adulta.

Contudo, ressalto a importancia de que o profissional médico é quem fornece um diagnóstico preciso e adequado. Espero ter te ajudado.
Olá, boa tarde. Acredito que você tenha selecionado a especialidade equivocada aqui nas perguntas. O melhor para te responder isso é o seu médico neurologista.
A Leucomalácia Periventricular, também conhecida como; Leucomalácia Cerebral Neonatal, corresponde à degeneração da substância branca adjacente aos VENTRÍCULOS CEREBRAIS, no recém nascido. Segundo o Médico pediatra, Dr. Luíz Antônio Tavares Neves, a LVP é, na atualidade, a causa mais importante de lesão cerebral no lactente prematuro, determinando sequelas ao neurodesenvolvimento. A LPV difusa caracteriza-se por lesões microscópicas e os achados clinicos para o diagnóstico da LPV parecem na ultrassonografia do da transfontanela do recém nascido. Dependendo da extensão do dano cerebral, as manifestações clínicas podem envolver correlação entre retardo no desenvolvimento neuropsicomotor e retardo na mielinização, que podem ter passado desapercebidos pelos pais ou terem sido associados a outras causas. Procure um neurologista para mais esclarecimentos.

Olá tudo bem! Sugiro que procure um médico um Neurologista pois ele é o profissional mais indicado para lhe orientar.

Um Abraço
Sobre a pergunta, como citado pelos colegas acima o mais indicado é o neurologista.
Sobre o sentimento que fica, diante desta questão, como medo, insegurança, ansiedade entre outras e como lidar, sugiro a busca de um profissional da psicologia.
Boa sorte!
Olá! Fico mais tranquila se um profissional especialista nesses casos tire a sua dúvida. Penso que um médico neurologista poderá esclarecer melhor a sua dúvida.
Sigo à disposição! Um abraço!
Recomendo a procurar um especialista no assunto .
Olá.sugiro que vc procure um.neurologista para te explicar melhor
Olá!

Sugiro que procure por orientação de um neurologista.
Olá, acredito que um neurologista consiga melhor tirar suas dúvidas relacionada a Leucomalácia periventricular.

Sim, é possível detectar leucomalácia periventricular (LPV) em um adulto através de exames de imagem, como a ressonância magnética. A LPV é uma condição caracterizada pela necrose (morte celular) da matéria branca do cérebro próxima aos ventrículos cerebrais e é mais comumente observada em recém-nascidos prematuros. O dano é geralmente devido à falta de oxigênio ou fluxo sanguíneo adequado para o cérebro durante o período perinatal.

Como um Adulto Pode Ter Leucomalácia Periventricular Sem Sinais Aparentes?
Variação na Severidade: A gravidade da LPV pode variar significativamente. Em alguns casos, o dano é leve e pode não resultar em sintomas óbvios durante a infância ou mesmo na idade adulta.

Compensação Neurológica: O cérebro tem uma notável capacidade de se adaptar e compensar danos, especialmente quando ocorrem no início da vida. Em alguns casos, outras áreas do cérebro podem assumir as funções das áreas danificadas, o que pode minimizar os sintomas visíveis.

Ausência de Sinais Durante a Infância: Dependendo da localização e da extensão da lesão, é possível que não tenham sido identificados sinais claros durante a infância, ou que os sintomas fossem tão sutis que passassem despercebidos ou fossem atribuídos a outras causas.

Sintomas Comuns Associados à Leucomalácia Periventricular:
Embora a LPV possa não apresentar sintomas em todos os casos, quando presentes, podem incluir:

Dificuldades de coordenação motora e motoras finas.
Problemas com habilidades físicas, como caminhar ou atividades que exigem coordenação.
Possíveis desafios de aprendizado ou desenvolvimento cognitivo.
Próximos Passos:
Se a leucomalácia periventricular foi identificada em um adulto que não apresenta sintomas óbvios, é importante seguir com cuidados médicos para entender melhor a extensão do dano e suas possíveis implicações:

Consulta com Neurologista: Um especialista pode oferecer mais insights sobre o impacto potencial da LPV e monitorar qualquer possível evolução dos sintomas.

Avaliação Neuropsicológica: Testes e avaliações podem ajudar a identificar quaisquer problemas cognitivos ou de memória que possam não ser imediatamente óbvios.

Monitoramento Regular: Mesmo na ausência de sintomas significativos, é prudente monitorar a condição para garantir que não haja mudanças ou desenvolvimento de novos sintomas.

O diagnóstico de leucomalácia periventricular em um adulto pode ser inesperado, especialmente na ausência de sintomas claros, mas com o acompanhamento adequado, é possível gerenciar qualquer questão que possa surgir e manter uma boa qualidade de vida.