Um adolescente diagnosticado como esquisofrenico, como será aprendizagem escolar?

4 respostas
Um adolescente diagnosticado como esquisofrenico, como será aprendizagem escolar?
Este adolescente deverá estudar pois será um estímulo para a sua aprendizagem.
Ser portador de uma doença não é motivo para afastá-lo da escola pois ele precisa dessa socialização, desde que faça uso de seus medicamentos. Sempre acompanhado pela familía, médico e acompanhamento psicoterápico, ele terá sempre qualidade de vida para uma boa aprendizagem e inserção na sociedade.
Át.
Mônica Araújo!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Para afirmar como será a aprendizagem escolar de um adolescente diagnosticado como esquizofrênico depende de vários fatores. Por exemplo, a idade em que foi diagnosticado, o subtipo do transtorno, a intensidade do surto, a quantidade dos surtos e a medicação utilizada. O importante é buscar orientação profissional para conseguir um tratamento adequado que permita que o jovem consiga se desenvolver tanto quanto possível for. Para isso recomendo procurar um psiquiatra com experiência com adolescentes.
O desempenho na escola e a qualidade de aquisição de novos conteúdos dependerá de alguns fatores como subtipo do transtorno, a medicação entre outros, pois eles podem influenciar no desenvolvimento cognitivo dele (inteligência, memória, raciocínio lógico etc.), que estão diretamente ligados no processo de aprendizagem.
A evolução escolar sofrerá a influência de vários fatores: o subtipo do transtorno, o momento em que o diagnóstico foi realizado, a resposta ao tratamento proposto e ao tipo de tratamento escolhido. A esquizofrenia é um transtorno grave, crônico, que cursa com maior ou menor grau de deterioração. Se o tratamento for instituído o mais precocemente possível, haverá uma proteção cerebral maior, com preservação das capacidades intelectuais. Muitos conseguem frequentar a universidade. Outros, devido ao comprometimento mais grave, terão déficits na cognição: memória, raciocínio, juízo crítico, apesar do uso dos melhores recursos terapêuticos atuais.

Especialistas

Caroline Gensas Wajngarten

Caroline Gensas Wajngarten

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Allan Maia Andrade de Souza

Allan Maia Andrade de Souza

Psiquiatra

Porto Alegre

Luciana Rocha

Luciana Rocha

Psiquiatra

Cuiabá

Adilcéia Campos

Adilcéia Campos

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Letícia Güenter Dannebrock

Letícia Güenter Dannebrock

Psiquiatra

Porto Alegre

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 470 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.