Um adolescente diagnosticado como esquisofrenico, como será aprendizagem escolar?
4
respostas
Um adolescente diagnosticado como esquisofrenico, como será aprendizagem escolar?

Este adolescente deverá estudar pois será um estímulo para a sua aprendizagem.
Ser portador de uma doença não é motivo para afastá-lo da escola pois ele precisa dessa socialização, desde que faça uso de seus medicamentos. Sempre acompanhado pela familía, médico e acompanhamento psicoterápico, ele terá sempre qualidade de vida para uma boa aprendizagem e inserção na sociedade.
Át.
Mônica Araújo!
Ser portador de uma doença não é motivo para afastá-lo da escola pois ele precisa dessa socialização, desde que faça uso de seus medicamentos. Sempre acompanhado pela familía, médico e acompanhamento psicoterápico, ele terá sempre qualidade de vida para uma boa aprendizagem e inserção na sociedade.
Át.
Mônica Araújo!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?

Para afirmar como será a aprendizagem escolar de um adolescente diagnosticado como esquizofrênico depende de vários fatores. Por exemplo, a idade em que foi diagnosticado, o subtipo do transtorno, a intensidade do surto, a quantidade dos surtos e a medicação utilizada. O importante é buscar orientação profissional para conseguir um tratamento adequado que permita que o jovem consiga se desenvolver tanto quanto possível for. Para isso recomendo procurar um psiquiatra com experiência com adolescentes.

O desempenho na escola e a qualidade de aquisição de novos conteúdos dependerá de alguns fatores como subtipo do transtorno, a medicação entre outros, pois eles podem influenciar no desenvolvimento cognitivo dele (inteligência, memória, raciocínio lógico etc.), que estão diretamente ligados no processo de aprendizagem.

A evolução escolar sofrerá a influência de vários fatores: o subtipo do transtorno, o momento em que o diagnóstico foi realizado, a resposta ao tratamento proposto e ao tipo de tratamento escolhido. A esquizofrenia é um transtorno grave, crônico, que cursa com maior ou menor grau de deterioração. Se o tratamento for instituído o mais precocemente possível, haverá uma proteção cerebral maior, com preservação das capacidades intelectuais. Muitos conseguem frequentar a universidade. Outros, devido ao comprometimento mais grave, terão déficits na cognição: memória, raciocínio, juízo crítico, apesar do uso dos melhores recursos terapêuticos atuais.
Especialistas






Perguntas relacionadas
- Fico tendo fortes zumbidos no ouvido que ao parar me deixa em estado de desligamento, como se tudo ao meu redor parasse se tiver luz tudo se apaga e se tiver barulho tudo se silencia e se tiver vento fica só a calmaria e escuto vozes muitas vezes falando comigo outras me chamam ate ouço vozes conversando…
- Meu irmão tem esquizofrenia, tomou grandes dosagens de haldol durante alguns anos, mas começou a apresentar paralisia, suspendemos o haldol, mas só piorou... O que podemos fazer? Nenhum médico que vimos, resolve...
- Quantas pessoas da msm família podem ter escrizofenia, eu tenho e uma irmã tb tem a doença, tenho mais irmã elas podem ter
- Oi tudo bem? Meu pai tem esquizofrenia. Quais são as chances de eu herdar isso dele? O uso de bebidas alcoólicas em quantidades moderadas despertam sintomas em mim?
- Boa noite Meu marido depois de muito tempo sem tratamento foi diagnosticado com Esquizofrenia. O médico me falou da progressão da doença e isso me assustou muito. Um esquizofrênico pode com o tratamento adequado ter uma vida normal? Ou nunca será possível?
- É possível que uma pessoa saudável tenha um surto devido a fatores ambientais, como traumas e meio estressante?
- Meu pai tem esquizofrenia e meu irmão também. Eu (mulher, 32 anos) não tenho. Se eu engravidar, é grande a chance de os meua filhos terem?
- A esquizofenia tipo 2 quantos anos pode durar? Foi detetada aos 18 anos
- Olá tenho sofrido com embotamento afetivo. E tá me fazendo muito muito mal mesmo. E queria saber se a medicação antipsicóticos como risperidona e biperideno é a causadora?
- Olá. Fui aposentado por invalidez por esquizofrenia paranoide. F20.0. Mas, consigo dirigir de forma racional e inteligente. Ou seja, os problemas não afetaram a minha coordenação para dirigir e consigo discernir as normas de trânsito. A pergunta é: Tenho possibilidades de renovar minha CNH? Ou…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 477 perguntas sobre Esquizofrenia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.