Um adolescente com Esquizofrenia precisa de cuidados especiais a ponto de seus progenitores não poderem

8 respostas
Um adolescente com Esquizofrenia precisa de cuidados especiais a ponto de seus progenitores não poderem trabalhar ou ter uma vida social normal?
Um adolescente com esquizofrenia precisa de tratamento psicoterapêutico Para que ele possa ter uma vida o mais equilibrada possível. Quando o adolescente , com esta estrutura psíquica, entra em crise, os pais ou responsáveis necessitam de uma dedicação intensa durante o período da crise.
Att Rosane Padilla

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A família de uma pessoa com doença mental, necessita de muito apoio psicológico e orientação para melhor lidar com esta situação, para não adoecer junto e ter complicações maiores. A pessoa com esquizofrenia precisa fazer acompanhamento com psiquiatra, psicólogo ou mesmo outras atividades com terapeuta ocupacional, ou seja, demanda uma equipe especializada, e esta com certeza orientará a família.

Gde abraço;
Denise
Considerando-se a esquizofrenia ser doença mental cronica e grave oriunda de alterações genéticas do neurodesenvolvimento, há hoje um consenso sobre a importância da família no tratamento, que deverá ser idealmente multidisciplinar, com: equipe - paciente - família em interação constante.
De maneira geral, todas as doenças crônicas requerem cuidados continuados e trazem consequências cotidianas que afetam a vida e as relações familiares de quem adoece.
Uma pessoa com um transtorno mental na família demanda maior cuidado e atenção; assim o casal pode tomar a decisão de um dos dois reduzir a sua jornada de trabalho ou ter uma jornada mais flexível para que possa está mais presente em situações de crise; entretanto, tudo depende da estabilidade e grau de severidade do quadro, por isso a importância do acompanhamento terapêutico também para a família para melhor sustentação para lidar com a situação.

Abraço, Ana Cristina
Depende do caso. Casos graves com dificuldade em adesão ao tratamento medicamentoso precisam de cuidador para que a medicação e o cuidado seja garantido ao paciente, isso não é o mais comum. Muitos casos são controlados com a medicação após o surto e o importante é manter o tratamento de suporte para que as crises tenham menor chance de reaparecerem. Muitos esquizofrênicos conseguem ter uma vida quase normal (limitações ocorrem sim pela doença mas grande parte das vezes permitem até que a pessoa tenha atividades normais do dia a dia e até trabalho). Esquizofrenia ainda não tem cura mas tem um bom controle por medicacao (que deve ser mantida por toda a vida) . Grupos em CAPS e terapia de apoio pode auxiliar para o convívio social.
Não é pra ser assim não. Isto é situação extrema, de tratamento mal sucedido. O Tratamento deve ser a nível biopsicossocial, sendo a parte social a de maior importância (força), pois tanto para o lado negativo quanto para o lado positivo operam as forças sociais que agem sobre o Indivíduo. Uma abordagem socio-familiar, então. A parte biológica, medicamentosa, é pra palear, aliviar o transtorno, pois não é remédio, por não remediar, resolver, curar. A medicação é sintomática: pra minimizar, se não desfazer a sintomatologia. Sendo mais acertado o Tratamento, é o "chamado" esquizofrênico é quem pode estar Trabalhando.
A esquizofrenia é uma doença ou limitação que pode se apresentar em vários subtipos, é necessário compreender quais as limitações desse adolescente para saber se existe ou não a necessidade de um cuidado e dedicação total por parte dos pais. O ideal é procurar um psicólogo para que esse jovem e os pais façam um acompanhamento especializado.
Olá! Infelizmente, dependendo da quantidade de cuidados que ele precisa, sim. A esquizofrenia é muito incapacitante e requer tratamento ao longo de toda a vida. Um abraço!

Especialistas

Vinicius Eloi

Vinicius Eloi

Psicólogo

Fortaleza

Agnes Aline Ferreira

Agnes Aline Ferreira

Psiquiatra

Campo Belo

Yuri Gouveia Ribeiro

Yuri Gouveia Ribeiro

Psiquiatra

Goiânia

Eduardo Vieira Filho

Eduardo Vieira Filho

Psiquiatra, Médico do trabalho

São Paulo

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.